A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO."— Transcrição da apresentação:

1 João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador

2 Projeto: Apoio a realização de estudos e pesquisas em CT&I e a implantação da Rede Tecnológica do PB-Biodiesel Ricinus communis

3 Objetivo Geral  Apoiar a realização de estudos e pesquisas em CT&I, visando:  Obter biodiesel a partir do óleo de mamona e avaliar suas misturas (B5, B10, B25 e B50);  Obter genótipos superiores de mamona visando a produtividade, teor de óleo, precocidade e resistência às doenças;  Apoiar a implantação da Rede Tecnológica do PB-Biodiesel.

4 Objetivos específicos  Caracterizar o biodiesel e suas misturas;  Determinar o potencial energético do biodiesel e de suas misturas;  Determinar a estabilidade térmica e cinética da decomposição do biodiesel e glicerina;

5 Objetivos específicos (cont.)  Determinar as condições ideais de armazenamento do biodiesel;  Formar recursos humanos;  Divulgar os resultados das pesquisas;  Melhorar as sementes básicas;

6 Objetivos específicos (cont.)  Pesquisar a destoxicação da torta para a alimentação animal;  Pesquisar o uso da haste e casca da mamoneira;  Otimizar rotas tecnológicas, metílica e etílica de obtenção do biodiesel.

7 Resultados esperados  Identificação de rotas tecnológicas de obtenção de biodiesel;  Melhor mistura em termos de eficiência energética;  Estabilidade térmica e oxidativa do biodiessel;  Cinética da degradação térmica do biodiesel;

8 Resultados esperados (cont.)  Condições ideais de armazenamento;  Incremento na produtividade e maior dinâmica na cadeia produtiva da mamona;  Tecnologias capazes de elevar a rentabilidade da cultura da mamona;  Diagnóstico da cadeia produtiva da mamona;  Recursos humanos formados e capacitados.

9 Recursos previstos Recursos previstos Financeiros Não Financeiros Total Financeiros Não Financeiros Total FINEP/FNDCT , ,24 FAPEP* , , ,00 UFPB** , , ,00 EMBRAPA*** , , ,00 TOTAL , , ,24 * Proponente ** Executor *** Co-executor

10 Atividades de P&D na Paraíba Atividades de P&D na Paraíba  Plano de desenvolvimento da ricinocultura: Transferência de tecnologia, integração do produtor/industria e financiamentos direcionadas para elevação da produtividade e ampliação da área cultivada com mamona no Estado.  Acordo de cooperação técnica e científica que entre si celebram a união, por intermédio do MCT e a FINEP: E xecução de estudos, pesquisas e projetos, em mútua cooperação técnica e científica, para o alcance de esforços conjuntos em atividades envolvendo a investigação tecnológica, o desenvolvimento e a viabilização da produção e utilização de biodiesel.

11 Atividades de P&D na Paraíba (cont.)  Zoneamento e época de plantio da mamoneira para o Nordeste Brasileiro: Temos 52 municípios zoneados pela EMBRAPA. Temos 52 municípios zoneados pela EMBRAPA.  Convênio com a FINEP: Transferência de recursos financeiros para a execução do Projeto APOIO A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CT&I E A IMPLANTAÇÃO DA REDE TECNOLÓGICA E LABORATORIAL DO PB- BIODIESEL. Transferência de recursos financeiros para a execução do Projeto APOIO A REALIZAÇÃO DE ESTUDOS E PESQUISAS EM CT&I E A IMPLANTAÇÃO DA REDE TECNOLÓGICA E LABORATORIAL DO PB- BIODIESEL.

12 Atividades de P&D na Paraíba (cont.)  Produção de Sementes fiscalizadas para fomentar a agricultura familiar: Distribuição de sementes fiscalizadas de cultivares desenvolvidos no Estado, com alto potencial genético, ampliando, dessa forma, a oferta desses insumos de acordo com o calendário agrícola.  I Congresso Brasileiro Mamona realizado pela EMBRAPA: Realizado em Campina grande/PB de 23 a 26 de novembro de participantes. 650 participantes. 144 trabalhos publicados nos anais. 144 trabalhos publicados nos anais.

13 Atividades de P&D na Paraíba (cont.)  Cultivares de mamona desenvolvidos pelo CNPA/EMBRAPA: BRS 149 Nordestina BRS 149 Nordestina BRS 188 Paraguaçu BRS 188 Paraguaçu  Laboratório de Combustíveis da UFPB Síntese, purificação, caracterização físico-química e estudo térmico do biodiesel de várias oleaginosas. Síntese, purificação, caracterização físico-química e estudo térmico do biodiesel de várias oleaginosas.

14 Contato Jurandir Antonio Xavier Presidente da FAPEP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba Homero Perazzo Barbosa Coordenador de Assessoria Técnica da FAPEP - Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Paraíba Av. Epitácio Pessoa, Tambauzinho CEP João Pessoa, PB Tel.: (83) / FAX: (83)


Carregar ppt "João Pessoa – PB Março, 2005 João Pessoa – PB Março, 2005 GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO CUNHA LIMA Governador GOVERNO DO ESTADO DA PARAÍBA CÁSSIO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google