A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Setembro 2002.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Setembro 2002."— Transcrição da apresentação:

1 Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Setembro 2002

2 Introdução A Cidade de Montes Claros localiza-se no Norte de Minas Gerais, a 440 km de Belo Horizonte, tem em torno de habitantes, a gestão é a plena do sistema municipal do SUS.

3 Objetivo Geral Mapear os agravos à saúde da população utilizando a tecnologia da informação e Sistemas de Informação Geográfica

4 Objetivos Específicos Produzir nos Centros de Saúde ou nos PSF informações epidemiológicas sobre suas respectivas áreas de abrangência; Identificar áreas e/ou populações de risco; Integrar as bases de dados dos Centros de Saúde e PSF com Cadastro Técnico Municipal; Integrar serviços das Secretarias Municipais de Planejamento e da Saúde.

5 Metodologia/Estratégia Composição de equipe de trabalho multiprofissional; Implantação em áreas com PSF; Utilização da base de dados do SIAB Aplicativo específico que permita visualizar em mapa o registro das famílias, suas condições de saúde e condições sanitárias do território - Inform Atenção Básica

6 Utilização de Aplicativo SIG Acesso facilitado à informações das condições sanitárias do território e das famílias ou pessoas; Localização das residências por agravos à saúde ou enfermidades referidas; Localização geográfica de gestantes de risco ou não, e crianças desnutridas; Análises espaciais mais aprofundadas poderão ser realizadas com outros sistemas como ArcView 3.2.

7

8

9

10

11

12

13

14

15

16

17

18

19

20 Recursos necessários Microcomputador Aplicativo específico ( Inform Atenção Básica ) ou outro software (ArcView ) com recursos de sistemas de informação geográfica Treinamento em banco de dados e sistemas de informação geográfica Consultoria

21 Obstáculos/Desafios Manter atualizadas as bases de dados alfanumérica e geográfica; Recursos humanos treinados e disponíveis; Adoção de novas rotinas e procedimentos.

22 Conclusões A identificação de áreas e populações de risco é possivel de ser realizada com o aplicativo Inform Atenção Básica; O Centro de Saúde e as equipes de PSFs do Eldorado estão aptos à produzir informações epidemiológicas;

23 Conclusões As bases de dados do Cadastro Técnico da Prefeitura Municipal e do Programa de Saúde da Família estão integrados; O Projeto Mapeando a Saúde está contribuindo para a consolidação do processo de implantação da tecnologia Sistema de Informação Geográfica na administração do município de Montes Claros.

24 Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto


Carregar ppt "Projeto Mapeando a Saúde Secretaria Municipal de Saúde de Montes Claros - MG Dr. João Felício Rodrigues Neto Brasília - Setembro 2002."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google