A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro Fluminense de Arborização Urbana Funções Ecológicas da Arborização urbana Janie Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense Instituto de Biologia.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro Fluminense de Arborização Urbana Funções Ecológicas da Arborização urbana Janie Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense Instituto de Biologia."— Transcrição da apresentação:

1 Encontro Fluminense de Arborização Urbana Funções Ecológicas da Arborização urbana Janie Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense Instituto de Biologia Departamento de Biologia Geral Coordenadora de Laboratório Horto Viveiro (LAHVI/UFF) Rio de Janeiro 2011

2 Doenças respiratórias x Qualidade de vida

3 As árvores possuem um ciclo vital, como qualquer ser vivo. Se alimenta (ponta das raízes): absorve água + sais minerais; (exceto bromélias, que absorvem também pelas folhas). Faz trocas gasosas (estômatos/folhas e lenticelas/caule). Absorve CO2, elimina O2 e também respira (utiliza o O2 produz). Estômatos Lenticelas

4 Animais Epífitas Hospedeiros aéreos Hospedeiros da rizosfera Bactérias MicorrizasAnimais

5 Funções da Arborização no ambiente Urbano -Reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento. 1. Funções ecológicas 1.1 Reduz a poluição As árvores têm papel estratégico no equilíbrio ambiental porque estão naturalmente envolvidas na redução do gás carbônico atmosférico e nos mantêm vivos. - Purificam o ar: - Fotossíntese (liberam oxigênio). - Fixação de gases tóxicos e de poeira. - Depuração bacteriana e de outros microorganismos.

6 - Filtra a radiação solar, melhorando a qualidade de temperaturas. - Reduz a velocidade dos ventos, auxilia na ventilação, protege o ambiente contra a ação dos ventos. 1.2 Reduz o efeito do aquecimento global As árvores são um meio de refrigeração natural: sua sombra refresca as ruas e os estacionamentos. - Contribuem para conservar a umidade dos solos, atenuando sua temperatura.

7 - Evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água. - Contribuem nas correntes subterrâneas e na manutenção dos rios. As árvores que crescem junto a rios, ribeirões e lagos baixam a temperatura da água com sua sombra, evitam ou reduzem a erosão das orlas e a formação de lodaçais e melhoram o habitat dos peixes. 1.3 Controle do ciclo hidrológico - Contribuem na proteção dos recursos hídricos e no combate à desertificação.

8 1.4 Ambientação da Fauna - Servem de refúgio e abrigo para a fauna. As árvores oferecem numerosas oportunidades para que as pessoas dediquem seu tempo de lazer a criar habitat para a fauna. - Áreas arborizadas favorecem a biodiversidade, porque atraem uma variedade maior de espécies (aves, insetos, dentre outros). - Árvores frutíferas fornecem fontes de alimentação, influenciando positivamente para o equilíbrio das cadeias alimentares, de pragas e agentes vetores de doenças.

9 2. Funções estéticas As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade ou cidade. - Servem de barreira visual suavizando os perfis dos edifícios. - Quebram a monotonia da paisagem das cidades, causada pelos grandes complexos de edificações.

10 3. Funções sociais A função social da arborização urbana está diretamente relacionada à oferta de espaços para o lazer da população. - Contribuem para reduzir o estresse no trabalho e aceleram a recuperação dos pacientes hospitalizados. - Em zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis. - Transmite bem estar psicológico, em calçadas e passeios. - Ajudam-nos a relacionar com nosso legado natural e com nossos valores espirituais e culturais mais profundos.

11

12

13


Carregar ppt "Encontro Fluminense de Arborização Urbana Funções Ecológicas da Arborização urbana Janie Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense Instituto de Biologia."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google