A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Encontro Fluminense de Arborização Urbana

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Encontro Fluminense de Arborização Urbana"— Transcrição da apresentação:

1 Encontro Fluminense de Arborização Urbana
Funções Ecológicas da Arborização urbana Janie Garcia da Silva Universidade Federal Fluminense Instituto de Biologia Departamento de Biologia Geral Coordenadora de Laboratório Horto Viveiro (LAHVI/UFF) Rio de Janeiro 2011

2 Doenças respiratórias
x Qualidade de vida

3 As árvores possuem um ciclo vital, como qualquer ser vivo.
Estômatos Lenticelas Se alimenta (ponta das raízes): absorve água + sais minerais; (exceto bromélias, que absorvem também pelas folhas). Faz trocas gasosas (estômatos/folhas e lenticelas/caule). Absorve CO2, elimina O2 e também respira (utiliza o O2 produz).

4 Interagem com outros seres vivos
Hospedeiros aéreos Animais Epífitas Hospedeiros da rizosfera Animais Micorrizas Bactérias

5 Funções da Arborização
no ambiente Urbano 1. Funções ecológicas 1.1 Reduz a poluição As árvores têm papel estratégico no equilíbrio ambiental porque estão naturalmente envolvidas na redução do gás carbônico atmosférico e nos mantêm vivos. - Purificam o ar: Fotossíntese (liberam oxigênio). Fixação de gases tóxicos e de poeira. Depuração bacteriana e de outros microorganismos. Reduzem significativamente a poluição acústica nos cruzamentos e vias de grande movimento.

6 1.2 Reduz o efeito do aquecimento global
As árvores são um meio de “refrigeração” natural: sua sombra refresca as ruas e os estacionamentos. Contribuem para conservar a umidade dos solos, atenuando sua temperatura. Filtra a radiação solar, melhorando a qualidade de temperaturas. Reduz a velocidade dos ventos, auxilia na ventilação, protege o ambiente contra a ação dos ventos.

7 1.3 Controle do ciclo hidrológico
As árvores que crescem junto a rios, ribeirões e lagos baixam a temperatura da água com sua sombra, evitam ou reduzem a erosão das orlas e a formação de lodaçais e melhoram o habitat dos peixes. Evitam ou reduzem a erosão do solo e a contaminação da água. Contribuem nas correntes subterrâneas e na manutenção dos rios. Contribuem na proteção dos recursos hídricos e no combate à desertificação.

8 1.4 Ambientação da Fauna As árvores oferecem numerosas oportunidades para que as pessoas dediquem seu tempo de lazer a criar habitat para a fauna. - Servem de refúgio e abrigo para a fauna. Áreas arborizadas favorecem a biodiversidade, porque atraem uma variedade maior de espécies (aves, insetos, dentre outros). - Árvores frutíferas fornecem fontes de alimentação, influenciando positivamente para o equilíbrio das cadeias alimentares, de pragas e agentes vetores de doenças.

9 As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade ou cidade.
2. Funções estéticas As árvores dão beleza e harmonia a qualquer comunidade ou cidade. Servem de barreira visual suavizando os perfis dos edifícios. - Quebram a monotonia da paisagem das cidades, causada pelos grandes complexos de edificações.

10 3. Funções sociais A função social da arborização urbana está diretamente relacionada à oferta de espaços para o lazer da população. Contribuem para reduzir o estresse no trabalho e aceleram a recuperação dos pacientes hospitalizados. Ajudam-nos a relacionar com nosso legado natural e com nossos valores espirituais e culturais mais profundos. Transmite bem estar psicológico, em calçadas e passeios. Em zona residencial ou comercial, bem colocados e cuidados, podem aumentar significativamente o valor dos imóveis.

11

12

13


Carregar ppt "Encontro Fluminense de Arborização Urbana"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google