A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Thiago Silva Rocha. Sumário Polímeros eletroativos Materiais Dispositivos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Thiago Silva Rocha. Sumário Polímeros eletroativos Materiais Dispositivos."— Transcrição da apresentação:

1 Thiago Silva Rocha

2 Sumário Polímeros eletroativos Materiais Dispositivos

3 ElectroActive Polymer (EAP) O princípio de funcionamento da eletrônica dos EAP’s é baseado nas tensões de Maxwell produzidas pelos campos eletroestáticos. Entre os EAP’s especialmente os elastômeros dielétricos são materiais funcionais que têm potencial promissor como atuadores tipo-músculo, devido à sua complacência e bom desempenho

4 A unidade básica dos atuadores de Elastômero Dielétrico (ED) consiste de um filme de um elastômero dielétrico (silicone ou elastômero acrílico) entre dois eletrodos complacentes. Nesse arranjo o polímero atua como um dielétrico em um capacitor complacente.

5 Materiais Os polímeros a base de silicone e acrílico são os mais comumente utilizados. Acrílico: está disponível comercialmente e possui grande tensão eletromecânica, produzindo alta pressão e extraordinária densidade de energia elástica. Silicone: Tem resposta rápida, ampla temperatura de estabilidade e pode ser facilmente adaptado para aplicações específicas quando fabricado.

6 Dispositivos Atuador expansivo enrolado: Obviamente, um pequeno filme de um elastômero não irá alcançar a força necessária par qualquer aplicação, por isso muitos filmes dielétricos devem ser pregados em paralelo. Uma maneira simples de se fazer isso é envolvendo vários filmes ao redor de um núcleo de suporte.

7

8 Atuador de força de tensão contrativa (contractive tension force actuator): É o design mais avançado desses tipos de atuadores, consiste de um grande número de filmes elastômeros encadeados, que são revestidos de eletrodos complacentes.

9 Bibliografia Rui Zhang, Dr. Gabor Kovacs, Dr. Andreas Kunz, Prof. Dr. Konrad Wegener - Spring Roll Dielectric Elastomer Actuators for a Portable Force Feedback Device superelastic-carbon-nanotube-aerogel superelastic-carbon-nanotube-aerogel superelastic-carbon-nanotube-aerogel superelastic-carbon-nanotube-aerogel


Carregar ppt "Thiago Silva Rocha. Sumário Polímeros eletroativos Materiais Dispositivos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google