A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Por Valdiael Carlos de Melo A FACE DO EDUCADOR. “Ser professor é... Enxergar potencial onde outros enxergam caso perdido...” Roseli Fortunado Mestre.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Por Valdiael Carlos de Melo A FACE DO EDUCADOR. “Ser professor é... Enxergar potencial onde outros enxergam caso perdido...” Roseli Fortunado Mestre."— Transcrição da apresentação:

1 Por Valdiael Carlos de Melo A FACE DO EDUCADOR

2 “Ser professor é... Enxergar potencial onde outros enxergam caso perdido...” Roseli Fortunado Mestre

3 O QUE É SER EDUCADOR? Não é possível refazer este pais, sem democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, o sonho, inviabilizando o amor. Não é possível refazer este pais, sem democratizá-lo, humanizá-lo, torná-lo sério com adolescentes brincando de matar gente, ofendendo a vida, o sonho, inviabilizando o amor. Se a educação sozinha Se a educação sozinha não transforma a não transforma a sociedade, sem ela sociedade, sem ela tampouco a sociedade tampouco a sociedade muda. muda. Paulo Freire

4 O QUE É SER EDUCADOR? O mundo está exigindo uma nova ética, uma nova moralidade, não mais baseada na repressão, mas no coração. Estamos na maior crise de fragmentação,... O mundo está exigindo uma nova ética, uma nova moralidade, não mais baseada na repressão, mas no coração. Estamos na maior crise de fragmentação,... As instituições estão fragmentadas, a sociedade está fragmentada, a família está fragmentada, é ai que nascem os conflitos. Há uma crise de sentido. Os jovens perderam o sentido, porque os pais e professores perderam o sentido. As instituições estão fragmentadas, a sociedade está fragmentada, a família está fragmentada, é ai que nascem os conflitos. Há uma crise de sentido. Os jovens perderam o sentido, porque os pais e professores perderam o sentido. Pierre Will

5 O QUE DIFERE O PROFESSOR DAS OUTRAS PROFISSÕES? O engenheiro lida com cimento e ferro basicamente; O agrônomo, com as técnicas de produção agrícola; O advogado, com as leis; O professor lida com gente em formação.

6 O QUE DIFERE O PROFESSOR DAS OUTRAS PROFISSÕES? Antes de ser professor de história, geografia, matemática entre outros, o professor é um ser relacional e afetivo, diferentemente de qualquer outro profissional.

7 O QUE DIFERE O PROFESSOR DAS OUTRAS PROFISSÕES?

8 O vocacionado tenta construir um mundo diferente na vida das pessoas levando- as a ter visões, paixões e esperanças.

9 O QUE DIFERE O PROFESSOR DAS OUTRAS PROFISSÕES? Nosso modo de vida está em crise e isso nos tem levado a alguns questionamentos relevantes como: Nosso modo de vida está em crise e isso nos tem levado a alguns questionamentos relevantes como: Qual a minha importância, qual o meu lugar na vida?

10

11 EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO

12 O SABER ENTRA PELOS SENTIDOS E NÃO SOMENTE PELO INTELECTO. Frei Betto Frei Betto EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO

13 Antes de chegarmos ao intelecto, precisamos passar primeiro pelo coração, há uma interdependência entre a cognição (o pensar), a conação, processo da ação intencional, (o querer) e o afeto (o sentir). EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO

14 O que desejam as pessoas na hora da morte? Não lamentam por não ter ganho mais dinheiro, mas por não ter amado mais. O que é mais precioso na vida chama-se relacionamento.

15 O verdadeiro educador não é o que ensina, mas o que inspira, o que faz junto, o que promove. EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO

16 Educar é um ato de amor; e para educar crianças e jovens é preciso amá-los profundamente.

17 Agir com emoção, para alcançar o coração é uma tentativa de olhar para o aluno como alguém semelhante ao educador, com seus problemas mal resolvidos e com potencialidades a serem desenvolvidas. EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO

18 Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz. Madre Tereza de Calcutá EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO Educar sem afeto não existe. Quem não é capaz de amar os seres inacabados não pode educar.

19 EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO Não podemos excluir a emoção dos meios educacionais, colocando a razão como totalitária na construção do saber.

20 O ensino que realmente causa impacto em quem o recebe, não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro. E esse ensino não é fruto apenas de uma mente brilhante, mas O ensino que realmente causa impacto em quem o recebe, não é o que passa de uma mente para outra, mas de um coração para outro. E esse ensino não é fruto apenas de uma mente brilhante, mas de um coração vibrante. Douglas Menslin Douglas Menslin EMOÇÕES, AFETO E COGNIÇÃO

21 O que levava uma empresa a contratar um profissional há trinta anos atrás? - Que fosse um bom profissional. O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO?

22 Quais são os critérios que leva uma empresa contratar um profissional hoje? 1. Que tenha bom senso. 2. Que tenha raciocínio lógico. 3. Alguém que não saiba tudo, mas que esteja disposto a aprender. 4. Que seja curioso. 5. Que saiba se comunicar. 6. Que se relacione bem com as pessoas. 7. Que seja um bom profissional. O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO?

23 Três tipos de profissionais: 1. Os que acordam com sussurro. 2. Os que acordam com um berro. 3. Os que não acordam nunca. O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO?

24 Ser bom não é mais suficiente, tem que ser excelente. O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO? Até pra pedir esmolas tem que dar show.

25 O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO? O maior naufrágio é não partir, o maior desastre é achar que já chegou.

26 O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO? Você troca de roupa em 2 minutos, mas leva a vida inteira para mudar o coração.

27 O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO? O que nos transforma não são os discursos, mas os encontros. Para a festa não acabar precisamos transformar água em vinho. A morte vai arrancar de nós quase tudo que temos, só não o que damos. Não deixemos para aprender na hora da morte.

28 O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO? Não vivemos, verdadeiramente, daquilo que ganhamos, mas daquilo que damos. Winston Churchill

29 O QUE SE ESPERA DO PROFISSIONAL NO MUNDO PÓS MODERNO? É óbvio que, se pudermos juntar as duas coisas (boa relação afetiva e bom ensino), os resultados com certeza serão melhores. Tania Zagury

30 O QUE É A ESCOLA? Que definição você tem de escola?

31 O QUE É A ESCOLA? Escola é um ambiente onde professores e alunos se enfrentam cada dia (UFC). Lugar onde os alunos só vão empurrados. Local onde se forma cidadãos. Espaço onde se decide diariamente, o futuro da humanidade.

32 O QUE É A ESCOLA? No livro, “Sozinhos na escola”, o autor faz uma entrevista com um jovem professor sobre a escola, e ele responde: A MINHA ESCOLA É UMA PROSTITUTA! POR QUE DIZES ISTO? RETORQUI, PORQUE TODA GENTE A USA, E TODOS SE SERVEM DELA, NINGUÉM QUER SABER DELA.

33 O QUE É A ESCOLA? Uma vítima da indústria do ensino. A escola é um centro de influência e referência. O grande palco da vida!

34

35 CONCLUSÃO Eu poderia falar todas as línguas que são faladas na terra e até no céu, mas se não tivesse amor, as minhas palavras seriam como o som de um gongo ou como o barulho de um sino. Poderia ter o dom de anunciar mensagens de Deus, ter todo o conhecimento, e entender todos os segredos e ter tanta fé, que até poderia tirar as montanhas do seu lugar, mas se não tivesse amor, eu não seria nada. I Cor. 13:1-3.


Carregar ppt "Por Valdiael Carlos de Melo A FACE DO EDUCADOR. “Ser professor é... Enxergar potencial onde outros enxergam caso perdido...” Roseli Fortunado Mestre."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google