A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Sensoriamento Remoto: uma breve introdução

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Sensoriamento Remoto: uma breve introdução"— Transcrição da apresentação:

1 Sensoriamento Remoto: uma breve introdução
Iana Alexandra Alves Rufino

2 Sensoriamento Remoto:
Definição Fontes de Energia em SR A Energia refletida da superfície terrestre Sensores Remotos Resolução

3 Sensoriamento Remoto: revisão
Definição É a tecnologia que permite obter imagens e outros tipos de dados da superfície terrestre, através da captação e do registro da energia refletida ou emitida pela superfície. Sensoriamento = obtenção Remoto = à distância

4 Sensoriamento Remoto: revisão
Fontes de Energia em SR Naturais: Luz do sol e o calor emitido pela superfície da terra Artificiais: Flash de uma máquina fotográfica, sinal produzido por um radar, etc.

5

6 Sensoriamento Remoto: revisão
Fontes de Energia em SR A energia utilizada em SR é a radiação eletromagnética que se propaga em forma de ondas eletromagnéticas com a velocidade da luz É medida em freqüência (Hertz) e comprimento de onda (metros) Freqüência = no de vezes que uma onda se repete ao longo do tempo Comprimento = distância entre dois picos de ondas sucessivas Artificiais: Flash de uma máquina fotográfica, sinal produzido por um radar, etc.

7

8 Sensoriamento Remoto: revisão
Fontes de Energia em SR O ESPECTRO ELETROMAGNÉTICO representa a distribuição da radiação eletromagnética, por regiões, segundo o comprimento de onda e a freqüência curta longa alta baixa Freqüência (Hz) (Fonte:

9 Espectro Eletromagnético
Sensoriamento Remoto: revisão Espectro Eletromagnético

10 Sensoriamento Remoto: revisão
A Energia refletida da superfície terrestre Os objetos da superfície terrestre como a vegetação, a água e o solo refletem, absorvem e transmitem radiação eletromagnética em diferentes proporções; Esse comportamento espectral das diversas substâncias é denominado assinatura espectral e é utilizado em SR para distinguir diversos materiais entre si.

11

12

13 Sensoriamento Remoto: revisão
Sensores Remotos são equipamentos capazes de coletar energia proveniente do objeto, convertê-la em sinal passível de ser registrado e apresentá-lo em forma adequada à extração de informações Exemplos: câmaras fotográficas e de vídeo (região do visível), sistemas de varredura (scanners), radares, etc.

14 Sensoriamento Remoto: revisão
Scan Radiometer (Radiômetro de Varredura) Principal instrumento de captação de imagem dos satélites atuais. Consiste basicamente em um espelho rotativo e uma série de sensores óticos sensíveis a diversos comprimentos de onda. A cada rotação, a imagem captada da superfície é refletida pelo espelho em direção aos sensores, que as envia ao computador de bordo para processamento. O resultado é uma série de "fatias" da superfície, que juntas produzem a imagem final. (Exemplo: o radiômetro dos satélites NOAA gira a uma velocidade de 120 LPM (linhas por minuto) e cada linha lê aproximadamente 4 mil km de superfície com 1 km de largura).

15 Sensoriamento Remoto: revisão

16 Sensoriamento Remoto: revisão

17 Sensoriamento Remoto: revisão
Sensores Remotos Olho humano = sensor natural; Sensores artificiais = permitem obter dados de regiões de energia invisível ao olho humano; Sensores óticos = dependem da luz do sol (a cobertura de nuvens é uma limitação); Radares = produzem uma fonte de energia própria (as condições meteorológicas não interferem na captação);

18 Satélite artificial É qualquer corpo feito pela mão humana que orbita um planeta. Atualmente estão em órbita, para além dos satélites do sistema GPS, satélites de comunicações, satélites científicos, satélites militares e uma grande quantidade de lixo espacial. O primeiro satélite artificial foi o Sputnik, lançado pela URSS em 4 de outubro de 1957.

19

20 Sensoriamento Remoto: revisão
Sensores Remotos É possível obter imagens de uma mesma área em diferentes faixas espectrais denominadas de bandas ou canais As diferentes bandas espectrais dos sensores têm aplicações distintas em estudos de sensoriamento remoto.

21

22 Banda 1 Banda 2 Banda 3 Banda 4 Banda 5 Banda 6 Banda 7 Banda 8

23

24

25 Imagem SPOT Pancromática – JP

26

27

28 Sensoriamento Remoto: revisão
Resolução A resolução pode ser classificada em espacial, temporal, espectral e radiométrica. Componente Parâmetro Espacial Tamanho do Pixel Temporal Freqüência de Passagem Espectral Número de Bandas Radiométrica Níveis de Cinza espectral temporal Radiométrica As resoluções dos dados de Sistemas Orbitais de SR (fonte: Ramos e Fido, 2002) espacial

29 Sensoriamento Remoto: revisão
Resolução Resolução espacial: mede a menor separação angular ou linear entre dois objetos. Por exemplo, uma resolução de 20 metros implica que objetos distanciados entre si a menos que 20 metros, em geral não serão discriminados pelo sistema.

30 Diferentes resoluções espaciais

31 Diferentes resoluções espaciais

32 Diferentes resoluções espaciais

33 Diferentes resoluções espaciais

34 Sensoriamento Remoto: revisão
Resolução Resolução temporal: é o intervalo de tempo que define a órbita do sensor (exemplo: 16 dias, 2 dias, etc.) Resolução espectral: é uma medida da largura das faixas espectrais do sistema sensor. Por exemplo, um sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.45µm tem uma resolução espectral menor do que o sensor que opera na faixa de 0.4 a 0.5µm.

35 Sensoriamento Remoto: revisão
Resolução Resolução radiométrica: está associada à sensibilidade do sistema sensor em distinguir dois níveis de intensidade do sinal de retorno. Por exemplo, uma resolução de 10 bits (1024 níveis digitais) é melhor que uma de 8 bits. Em um bit pode-se armazenar 2 valores = 0 e 1 Em dois bits 4 valores = 00, 01, 11, 10 Em 8 bits (1byte) 28 (256) valores diferentes


Carregar ppt "Sensoriamento Remoto: uma breve introdução"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google