A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização. Motivações e sugestões para a Estréia 2006.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização. Motivações e sugestões para a Estréia 2006."— Transcrição da apresentação:

1 Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização. Motivações e sugestões para a Estréia 2006

2 Eles, porém, não compreenderam a palavra que ele lhes falou. Jesus desceu, então, com seus pais para Nazaré e era obediente a eles. Por que me procuráveis? Não sabíeis que eu devo estar naquilo que é de meu pai? Filho, por que agiste assim conosco? Olha, teu pai e eu estávamos, angustiados, à tua procura!

3 E Jesus ia crescendo em sabedoria, tamanho e graça diante de Deus e dos homens (Lc 2,48-52). Sua mãe guardava todas estas coisas no coração.

4 Dar especial atenção à família, berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização. A 150 anos da morte de Mamãe Margarida, mãe da família educativa criada por Dom Bosco em Valdocco, renovamos o nosso compromisso de

5 Partir da vivência positiva da vida e do espírito de família, próprio da nossa tradição salesiana, para chegar à família hoje como campo de missão. Dessa maneira, a experiência carismática vivida pode iluminar a realidade familiar e indicar- nos como intervir do ponto de vista educativo e pastoral em favor dos jovens e da sociedade.

6 A figura de Mamãe Margarida é muito amada, admirada e venerada por todos os grupos da Família Salesiana, que aguardam ansiosamente sua beatificação. O 150° aniversário de sua morte é uma data oportuna para conhecê-la melhor.

7 É indiscutível o papel desempenhado por Mamãe Margarida na formação humana e cristã de Dom Bosco

8 Sua presença materna em Valdocco certamente muito contribuiu para tornar familiar o clima de Valdocco.

9 Para nós, portanto, a família, antes que campo de missão, é experiência carismática, experiência vivida, antes que apostolado.

10 Em seu programa pastoral para a Igreja dos inícios do terceiro milênio, João Paulo II apontou a família como um dos objetivos prioritários.

11 Especial atenção deve dar-se à pastoral da família, tanto mais necessária num momento histórico como o atual, que registra uma crise difundida e radical dessa instituição fundamental... … (NMI, 47).

12 Também Bento XVI atribui grande importância a essa realidade: Uma questão nevrálgica, que requer a maior atenção pastoral, é a da família... …

13 Trata-se de um tema que já fora incluído na Carta da missão da Família Salesiana: Os membros da Família Salesiana, leigos e consagrados, assumem o compromisso específico de dar dignidade e solidez á família a fim de que se torne, de forma sempre mais evidente, pequena Igreja, Igreja doméstica (art. 17 e art. 18).

14 Além disso, em 2006 ocorre providencialmente também o 25º aniversário da Familiaris Consortio, que nos estimula e nos guia no relançamento da nossa pastoral familiar.

15 O clima secularizado e laicista dificulta a justificação de sua própria natureza e o desenvolvimento de sua missão.

16 Diversos modelos de família, todos com direitos iguais… … de tal modo que parece não haver mais nenhum ponto objetivo de referência.

17 Aproximaram-se então alguns fariseus e, para experimentá-lo, perguntaram se era permitido ao homem despedir sua mulher. Jesus perguntou: Qual é o preceito de Moisés a respeito? Os fariseus responderam: Moisés permitiu escrever um atestado de divórcio e despedi-la. Jesus então disse: Foi por causa da dureza do vosso coração que Moisés escreveu esse preceito...

18 … No entanto, desde o princípio da criação Deus os fez homem e mulher. Por isso, o homem deixará pai e mãe e se unirá à sua mulher, e os dois formarão uma só carne assim, já não são dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus uniu o homem não separe! » (Mc 10, 2-9).

19 Trata-se de um texto muito iluminador, porque nos mostra a forma de raciocinar de Jesus, que se coloca diante do projeto original do Criador.

20 A estréia vem acompanhada de uma Proposta Pastoral para os salesianos


Carregar ppt "Dar atenção especial à família, Berço da vida e do amor e lugar primeiro de humanização. Motivações e sugestões para a Estréia 2006."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google