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Edgar Morin: Sete Saberes Necessários à Educação do FuturoResumo PowerPoint para uso docente: usa-se a grafia do Acordo Ortográfico. Carlos Mota, 2011.

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1 Edgar Morin: Sete Saberes Necessários à Educação do FuturoResumo PowerPoint para uso docente: usa-se a grafia do Acordo Ortográfico. Carlos Mota, Departamento de Educação e Psicologia, UTAD, Portugal

2 2 Sete saberes necessários? 1- As cegueiras do conhecimento: erro e ilusão; 2- Princípios do conhecimento pertinente; 3- Ensinar a condição humana; 4- Ensinar a identidade terrena; 5- Enfrentar as incertezas; 6- Ensinar a compreensão; 7- A ética do humano.

3 3 1-Armar cada mente no combate vital rumo à lucidez (p. 14), ou seja: é necessário estudar as caraterísticas cerebrais, mentais e culturais do conhecimento, dos processos e formas, das questões psíquicas e/ou culturais que conduzem ao erro e/ou à ilusão; Os vários pontos desta obra de Morin:

4 4 2- Desenvolver a aptidão da mente humana para contextualizar as informações e compreender o conjunto. Ensinar métodos que permitam estabelecer relações e influências recíprocas entre as partes e o todo num mundo complexo (p.14);

5 5 3- Compreender que o «humano» é sempre físico, biológico, psicológico, social e cultural, e essa unidade complexa da natureza humana é totalmente desintegrada – não entendida, porque artificialmente dividida (ou desligada) - na Educação atual, pelas várias disciplinas. Com base nelas, porém, devem levar-se os alunos a compreender a unidade e a complexidade do ser humano.

6 6 4- Ensinar a História da era planetária, iniciada com as navegações portuguesas, seguidas das castelhanas, francesas, inglesas e holandesas, que puseram em comunicação todos os continentes a partir do séc. XVI. O mundo interligou-se. (Para o Bem e para o Mal)* Explorar esta questão. A problemática atual é planetária, porque todos os seres humanos têm problemas e um destino comum (p.16);

7 7 5- Ensinar a estratégia que leve a pensar o imprevisto, pensar a incerteza, intervir no futuro através do presente, com as informações obtidas no tempo e a tempo. É preciso aprender a navegar um oceano de incertezas (p. 16). O Futuro é aberto e incerto, mas temos dados para [pelo menos] tentar minorar as dificuldades.

8 8 6- Compreender que a compreensão é meio e fim da comunicação humana mas a Educação para a Compreensão não se faz. Precisamos de compreensão mútua. Precisamos de estudar a incompreensão, o racismo, a xenofobia, o dogmatismo. Isso seria a base da Educação para a Paz. (p.17).

9 9 7- Compreender a natureza trinitária do humano: indivíduo sociedade espécie. A ética indivíduo espécie consiste no controlo da sociedade pelo indivíduo e do indivíduo pela sociedade que é ->A Democracia; A ética indivíduo espécie implica, no século XXI, a construção e efetivação da cidadania terrestre [planetária].

10 10 Edgar Morin liga a Educação à Ética e esta a uma Política, não no sentido de Rousseau, mas também num sentido que muitos considerarão Utópico. No entanto, a visão que sugere, da religação dos saberes e da complexidade, implica a construção do que chama uma Antropo-Política, (embora escreva antropolítica). Uma Política centrada no Homem.

11 11 Há duas grandes finalidades educativas e ético-políticas no novo milénio: 1)Conseguir o equilíbrio [controlo] entre a Sociedade e os indivíduos pela Democracia e 2)Pensar a Humanidade como comunidade planetária. A educação deve contribuir não só para a tomada de consciência da Terra-Pátria, mas também permitir que essa consciência se traduza em vontade de realizar a cidadania terrena. (p.18)

12 12 Exige-se: a)Uma reforma radical do pensamento e uma mudança de paradigma nas Ciências; b)Na Política, a solução dos problemas sócio-ambientais, sem o que nada mudará nas relações entre as sociedades humanas, os indivíduos e os seus ecossistemas.

13 13 É necessário: a)Mais Democracia; b)Regenerar a atual Democracia, combater os totalitarismos, e c) Inventar uma Democracia Planetária, com a consequente criação de um novo paradigma de Pensamento. São necessárias Instituições Globais com verdadeiro Poder decisório. Sem a realização destas propostas, a nossa espécie corre sérios riscos.

14 14 Bibliografia parcial de Edgar Morin 1946, L´An zéro de l´Allemagne, La Cité Universelle, Paris 1951, L´Homme et la mort, Le Seuil, Paris. Em português: O Homem e a Morte, Europa América, Portugal, Imago, Brasil, , Le Cinéma ou l´Homme Imaginaire, Minuit, Paris. Em português: O Cinema ou o Homem Imaginário. Lisboa: Relógio d'Água Editores, , Les Stars, Le Seuil, Paris. Em português: As Estrelas de Cinema. Lisboa, Livros Horizonte, As Estrelas: Mito e Sedução no Cinema. Rio de Janeiro: José Olympio, , Autocritique, Le Seuil, Paris 1962, Chronique d´un ête (roteiro do filme, em colaboração com Jean Rouch), Interspectacle, Paris 1962, L'esprit du temps, Grasset, Paris. Em português: Cultura de Massa no século XX - O espírito do tempo vol.I Neurose, Forense Universitária, Brasil, 1977 vol.II Necrose, Forense Universitária, Brasil, , Introduction à une politique de l´homme, Le Seuil, Paris. Em português: Introdução a uma Política do Homem e Argumentos Políticos, Brasil, 1969

15 , Commune en France: la Métamorphose de Plozévet, Fayard, Paris 1968, Mai 68: La Bréche (em colaboração com Claude Lefort e Cornelius Castoriadis), Fayard, Paris 1969, Le Vif du sujet, Le Seuil, Paris 1969, La Rumeur d´Orléans, Le Seuil, Paris 1973, Le Paradigme perdu: la nature humaine, Le Seuil, Paris. Em português: Enigma do Homem - Para uma nova Antropologia, Zahar, Brasil, Paradigma Perdido: a natureza humana, Europa América, Portugal 1973 "Não se conhece a canção". Petrópolis: In Linguagem da cultura de massas: televisão e canção. Petrópolis. Revista Novas Perspectivas em Comunicação, N° , L'Unité de l´Homme (com Massimo Piattelli-Palmieri), Le Seuil, Paris. Em português: A unidade do homem, Cultrix, Brasil, 1982

16 16 La Méthode (6 volumes) –1977, La Nature de la nature (t. 1), Paris: Le Seuil, Nouvelle édition, coll. Points, Em português: Método I - A Natureza da Natureza. Europa América: Portugal Porto Alegre: Sulina, –1980, La Vie de la vie (t. 2), Le Seuil, Nouvelle édition, coll. Points, Em português: O Método 2 - A Vida da Vida. Europa América, Sulina, –1986, La Connaissance de la connaissance (t. 3), Le Seuil, Nouvelle édition, coll. Points. Em português: O Método 3 - O Conhecimento do Conhecimento, Europa América, Sulina, –1991, Les Idées. Leur habitat, leur vie, leurs moeurs, leur organisation (t. 4), Le Seuil, Nouvelle édition, coll. Points, Em português: O Método 4 - As idéias: habitat, vida, costumes, organização. Sulina, Europa América, –2001, LHumanité de lhumanité (t. 5), 1. Lidentité humaine, Paris, Le Seuil. Em português: O Método 5 - a humanidade da humanidade: a identidade humana. Sulina, Europa América, 2003 –2004, L'Éthique complexe (t. 6), Le Seuil. Em português: O Método VI - A Ética. Europa América, Sulina, , Pour sortir du XX siècle, Nathan, Paris. Em português: Para sair do século XX - As grandes questões do nosso tempo, Nova Fronteira, Brasil.

17 , Science avec Conscience, Fayard, Paris. Em português: Ciência com Consciência, Europa América, Portugal, , De la Nature de l´URSS, Fayard, Paris. Em português: Da natureza da URSS - Complexo totalitário e o novo Império, Europa América, Portugal 1984, Sociologie, Fayard, Paris. Em português: Sociologia - A sociologia do microssocial ao macroplanetário, Europa América, Portugal 1985, O problema epistemológico da complexidade, Europa América, Portugal (debate realizado em Lisboa, dezembro de 1983). 1987, Penser l´Europe, Gallimard, Paris. Em português: Pensar a Europa, Europa América, Portugal, , Vidal et les siens, Le Seuil, Paris. Em português: Vidal e os seus, Instituto Piaget, Portugal 1990, Introduction à la pensée complexe, ESF, Paris. Em português: Introdução ao pensamento complexo, Instituto Piaget, Portugal, , Un noveau commencement (em colaboração com Gianluca Bocchi e Mauro Ceuti), Le Seuil, Paris. 1993, Terre-Patrie (em colaboração com Anne Brigitte Kern), Paris: Le Seuil. Em português: Terra-Pátria, Edições Sulinas, Rio Grande do Sul, , Mes Démons, Stock, Paris. Em português: Meus Demônios, Edição portuguesa, Europa América, Edição brasileira, Bertrand-Brasil, , La complexité humaine, Flammarion, Paris.

18 , Une anneé Sysiphe. Paris: Seuil. Em português: Um Ano Sísifo: Diário de um Fim de Século. Lisboa: Publicações Europa-América, , Pleurer, Aimer, Rire, Comprendre, Arléa, Paris 1997, Amour, Poésie, Sagesse, Seuil, Paris 1999, La Tête bien faite, Le Seuil. Em português: A cabeça bem feita: repensar a reforma, reformar o pensamento. Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, ), Relier les connaissances, Le Seuil. Em português: Religando os saberes.(coord.) Rio de Janeiro: Bertrand Brasil, , L'Intelligence de la complexité, com Jean-Louis Le Moigne, Éd. lHarmattan. Em português:A Inteligência da Complexidade, com Jean-Louis Le Moigne. 2000, Les Sept savoirs nécessaires à l'éducation du futur, Le Seuil. Em português: Os sete saberes necessários à educação do futuro. Cortez, , Éduquer pour l'ère planétaire, la pensée complexe comme méthode dapprentissage dans l'erreur et lincertitude humaine (com Raul Motta, Émilio-Roger Ciurana), Balland. Em português:Educar para a era planetária. Cortez, 2003.

19 19 Bibliografia Fundamental deste PowerPoint Morin, Edgar, Os sete saberes necessários à educação do futuro, São Paulo: Cortez; Brasília, DF: UNESCO, Mota Carlos, Breve História da Educação no Ocidente: Porto, 2003.


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