A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Ensaio Magnético n Histórico n 1868  Saxby publica o “Magnetic Testing of Iron” na revista “Engineering”  determinação de descontinuidade em tubos de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Ensaio Magnético n Histórico n 1868  Saxby publica o “Magnetic Testing of Iron” na revista “Engineering”  determinação de descontinuidade em tubos de."— Transcrição da apresentação:

1 Ensaio Magnético n Histórico n 1868  Saxby publica o “Magnetic Testing of Iron” na revista “Engineering”  determinação de descontinuidade em tubos de canhões. n 1925  Foi desenvolvido uma máquina de ensaio não destrutivo pelo método magnético  Metropolitan Vickers. n Armour  Tirou partido do campo magnético gerado pela passagem de corrente elétrica na própria peça.

2 Ensaio Magnético n Introdução n Ensaio é indicado para detecção de defeitos superficiais ou sub-superficiais em materiais ferromagnéticos. n Princípios Básicos n Se aproximarmos uma agulha magnética de um condutor elétrico retilíneo, por onde circula uma corrente elétrica, observa-se que a agulha tende-se a posicionar perpendicularmente ao plano que passa o condutor e pelo centro de rotação da agulha  forças magnéticas. n Se atravessarmos um papelão com um condutor elétrico e fizermos passar corrente pelo mesmo (Fig.1 ), geraremos um campo magnético em torno desse condutor. Se colocarmos limalha de ferro muito fino e se fizermos passar corrente pelo condutor e vibrarmos o papelão, as partículas de ferro vão se arrumar em forma de circulos concêntricos chamados de linhas magnéticas. n Se substituirmos a limalha por agulhas magnéticas, notamos que estas se posicionam diferentes com o sentido da corrente (Fig.2).

3 Ensaio Magnético Figura 1. Experiência Clássica mostrando o Campo Magnético das correntes elétricas Figura 2. Experiência mostra que invertendo a corrente no condutor, inverte a direção no campo magnético

4 Ensaio Magnético Campo Magnético Linhas Magnéticas ou linhas de força do campo: 1. Tem a forma circular 2. Quanto mais próximo do condutor, maior é a densidade destas linhas 3. O efeito sobre as agulhas magnéticas dependem do sentido da corrente do condutor 4. O sentido das linhas de força depende do sentido da corrente do condutor

5 Ensaio Magnético n Lei de Biot e Savart n Fig. 3 Condutor elétrico n Para um condutor elétrico retilíneo de comprimento infinito pelo qual passa uma corrente elétrica de intensidade i, num ponto distando a unidades de comprimento B = Indução Magnética [B] Weber/m 2 ou Gauss H = Intensidade do Campo Magnético [H] = Ampère/metro ou Oersted (Oe)  = Fluxo Magnético(Weber) S = Área da Superfície normal ao sentido do campo magnético

6 Ensaio Magnético n Princípio Fundamental do Ensaio Pelo Método Magnético  r (permeabilidade relativa) não é constante para materiais ferromagnéticos. A permeabilidade  =  r.  o  o = permeabilidade magnética do vácuo  o = (Henry/m) H intensidade do Campo Magnético (A/m)

7 Ensaio Magnético n A permeabilidade pode ser fácilmente obtida da curva B – H

8 Ensaio Magnético n Quando um fluxo de linhas magnéticas passam através de uma seção onde existe descontinuidade, algumas desviam para o interior da barra onde não existe descontinuidade e outras descrevem um percurso externo a barra  campo magnético de escape ou de fuga  nas bordas da decontinuidades pólos magnéticos N e S. gauss ou weber/m 2

9 Ensaio Magnético n O fluxo que passa sobre a peça é x. A Maxwell, e a densidade de fluxo = fluxo / Área n O campo magnetizante no momento da detecção do escape deverá ser de valor tal que nenhuma zona da peça em exame seja magnetizada com densidade de fluxo menor que a necessária para se obter a condição de máxima permeabilidade, sobre a curva de primeira magnetização. Densidade de fluxo entre 8000 a gauss ou 0,8 a 1,0 webers/m 2.

10 Ensaio Magnético n A figura abaixo mostra como se faz a magnetização longitudinal.

11 Ensaio Magnético n A figura abaixo mostra como se faz a magnetização circular.

12 Ensaio Magnético n A figura abaixo mostra como se faz a magnetização longitudinal.


Carregar ppt "Ensaio Magnético n Histórico n 1868  Saxby publica o “Magnetic Testing of Iron” na revista “Engineering”  determinação de descontinuidade em tubos de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google