A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

COESÃO TEXTUAL. Observe: As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "COESÃO TEXTUAL. Observe: As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem."— Transcrição da apresentação:

1 COESÃO TEXTUAL

2 Observe: As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem para o meio ambiente. As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem para o meio ambiente. O primeiro deles é que tais matas diminuem o escoamento superficial e aumentam a infiltração da água no solo; o segundo é que a presença dessas matas, principalmente nas encostas íngrimes e topos de morros, impede o livre desaguamento e, com isso, atenua a erosão; o terceiro é que abrigam no seu interior muitas espécies de animais e plantas de menor tamanho, garantindo a preservação da biodiversidade. O primeiro deles é que tais matas diminuem o escoamento superficial e aumentam a infiltração da água no solo; o segundo é que a presença dessas matas, principalmente nas encostas íngrimes e topos de morros, impede o livre desaguamento e, com isso, atenua a erosão; o terceiro é que abrigam no seu interior muitas espécies de animais e plantas de menor tamanho, garantindo a preservação da biodiversidade.

3 Percurso do raciocínio: Afirmação da importância das matas nativas para o ecossistema. Afirmação da importância das matas nativas para o ecossistema. Exploração dos benefícios trazidos por elas, como argumento em favor de sua importância. Exploração dos benefícios trazidos por elas, como argumento em favor de sua importância. Enumeração de três desses benefícios. Enumeração de três desses benefícios.

4 Agora, observe novamente: Ou melhor, está querendo voltar à sociedade selvagem. Ou melhor, está querendo voltar à sociedade selvagem. Olha, com você está tudo bom. O negócio é o seu companheiro. É esse cabeludo. Olha, com você está tudo bom. O negócio é o seu companheiro. É esse cabeludo. Se você educar as pessoas, elas têm muito mais o que fazer do que passar na cama o dia inteiro. Se você educar as pessoas, elas têm muito mais o que fazer do que passar na cama o dia inteiro. O que é isso? O que é isso?

5 TEXTO = tecido = um todo formado do entrelaçamento de várias partes. O sentido de uma frase solta não corresponde necessariamente ao que ela assume no texto. O sentido de uma frase solta não corresponde necessariamente ao que ela assume no texto. A interferência do contexto é decisiva para definir sentidos. A interferência do contexto é decisiva para definir sentidos.

6 Exemplo: O motorista atropelou doze pessoas num ponto de ônibus da avenida da praia. O motorista atropelou doze pessoas num ponto de ônibus da avenida da praia. 1. Um motorista de ônibus, sem autorização para circular na cidade, recusou-se a parar ao ser abordado por fiscais de trânsito. Perseguido, fugiu em velocidade descontrolada, para não ser autuado em flagrante. Ao tentar desviar de uma moto, o motorista atropelou doze pessoas num ponto de ônibus da avenida da praia. Além de outras irregularidades, ele estava embriagado. 1. Um motorista de ônibus, sem autorização para circular na cidade, recusou-se a parar ao ser abordado por fiscais de trânsito. Perseguido, fugiu em velocidade descontrolada, para não ser autuado em flagrante. Ao tentar desviar de uma moto, o motorista atropelou doze pessoas num ponto de ônibus da avenida da praia. Além de outras irregularidades, ele estava embriagado.

7 2. Um motorista de ônibus vinha pela avenida da praia, a sessenta quilômetros por hora, quando inesperadamente perdeu o controle do veículo. Segundo testemunhas, após percorrer desgovernado uns trinta metros, o motorista atropelou doze pessoas num ponto de ônibus da avenida da praia. Segundo o depoimento de passageiros, o motorista deve ter tido um enfarte fulminante, pois subitamente caiu debruçado sobre o volante.

8 Marcadores de coesão textual: Elementos responsáveis pela correlação entre as diferentes partes do texto. Elementos responsáveis pela correlação entre as diferentes partes do texto. São eles: a) Anafóricos b) Catafóricos c) Elipse d) Expansão lexical e) Conectores

9 Anafóricos: No Brasil, ainda hoje as mulheres são menos favorecidas que os homens: estes ainda são mais bem remunerados que aquelas em cargos equivalentes. No Brasil, ainda hoje as mulheres são menos favorecidas que os homens: estes ainda são mais bem remunerados que aquelas em cargos equivalentes. Você acha que eu bati o carro porque eu estava distraído: eu acho o mesmo de você. Você acha que eu bati o carro porque eu estava distraído: eu acho o mesmo de você.

10 Catafóricos: Dentre os recados que eu anotei da secretária eletrônica, este era para você: o pessoal vai se encontrar no portão central do colégio amanhã, dia 15, às 10h30. Dentre os recados que eu anotei da secretária eletrônica, este era para você: o pessoal vai se encontrar no portão central do colégio amanhã, dia 15, às 10h30.

11 Elipse: Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. Os infelizes tinham caminhado o dia inteiro, estavam cansados e famintos. Ordinariamente andavam pouco, mas como haviam repousado bastante na areia do rio seco, a viagem progredira bem três léguas. Fazia horas que procuravam uma sombra. Os infelizes (procuravam)

12 Expansão lexical: Aproximou-se de nós, um homem loiro, forte, de olhos azuis, falando com um sotaque carregado e inconfundível. O alemão pediu pousada, alegando cansaço, decorrente de longas horas a pé em busca de socorro: seu jipe ficara atolado num lamaçal. Um missionário do povoado apressou-se em acolher aquele personagem de filme de aventura. No dia seguinte, o forasteiro, antes de todos, levantou- se e pôs-se a caminho sem deixar vestígio. Aproximou-se de nós, um homem loiro, forte, de olhos azuis, falando com um sotaque carregado e inconfundível. O alemão pediu pousada, alegando cansaço, decorrente de longas horas a pé em busca de socorro: seu jipe ficara atolado num lamaçal. Um missionário do povoado apressou-se em acolher aquele personagem de filme de aventura. No dia seguinte, o forasteiro, antes de todos, levantou- se e pôs-se a caminho sem deixar vestígio.

13 Coesão por conectores Conectores (conectivos): elementos que, ao longo do texto, têm a função de estabelecer conexões entre palavras, grupos de palavras ou unidades maiores. Conectores (conectivos): elementos que, ao longo do texto, têm a função de estabelecer conexões entre palavras, grupos de palavras ou unidades maiores. São também chamados de relatores ou marcadores de relação. São também chamados de relatores ou marcadores de relação.

14 Coesão A maioria da população das megalópoles aspira à volta para a vida mais pacata de centros menores, mas esbarra na falta de emprego. A maioria da população das megalópoles aspira à volta para a vida mais pacata de centros menores, mas esbarra na falta de emprego.

15 Coesão e orientação argumentativa Orientação argumentativa: estratégias adotadas pelo enunciador para induzir o interlocutor a interpretar os fatos exatamente do modo como ele deseja. Orientação argumentativa: estratégias adotadas pelo enunciador para induzir o interlocutor a interpretar os fatos exatamente do modo como ele deseja.

16


Carregar ppt "COESÃO TEXTUAL. Observe: As matas nativas desempenham importante papel no ecossistema. Isso pode ser comprovado pelos inúmeros benefícios que elas trazem."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google