A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ULISSES GAYÃON O 20 GUILHERME BARREIRAN O COLÉGIO MARIA IMACULADA 8 O ANO B PROFESSOR: WILSON Pacto Andino.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ULISSES GAYÃON O 20 GUILHERME BARREIRAN O COLÉGIO MARIA IMACULADA 8 O ANO B PROFESSOR: WILSON Pacto Andino."— Transcrição da apresentação:

1 ULISSES GAYÃON O 20 GUILHERME BARREIRAN O COLÉGIO MARIA IMACULADA 8 O ANO B PROFESSOR: WILSON Pacto Andino

2 1-O que é bloco econômico  Bloco econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também à integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto.

3 2-Tipos de blocos econômicos que existem em nosso planeta  Os tipos de blocos econômicos são:  Zona de Livre Comércio:Grupo de países em que os acordos comerciais estabelecidos objetivam exclusivamente a redução ou a eliminação de taxas alfandegárias nas trocas comerciais entre os países-membros. Exemplo: APEC – Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico.  União Aduaneira: além de ser uma Zona de Livre Comércio, resulta de uma mesma regulamentação para o comércio dos países do bloco com outras nações, adotando, assim, a chamada Tarifa Externa Comum (TEC). Exemplo: Comunidade Andina de Nações. 

4  Mercado Comum: engloba a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira, além de permitir a livre circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países- membros. Exemplo: MERCOSUL – Mercado Comum do Sul. União Política, Econômica e Monetária: estágio mais avançado de um bloco econômico. Além dos três níveis de integração acima, as nações adotam a mesma política econômica, além de uma moeda única. Exemplo: União Européia.  Ao todo, existem pouco mais de trinta blocos econômicos regionais, envolvendo países de todas as partes do globo terrestre, com distintos níveis de integração. 

5 3-Dados gerais sobre o Pacto Andino  3-Dados gerais sobre o Pacto Andino  O Pacto Andino, atualmente chamado de Comunidade Andina de Nações, é um bloco econômico da América do Sul composto por quatro nações. Foi fundado em 26 de maio de A sede deste bloco econômico fica na cidade de Lima (capital do Peru).com esses Principais organismos Conselho Presidencial Andino (Máxima reunião dos Chefes de Estado). Criado em Conselho Andino de Ministros das Relações Exteriores (Reunião de Política Exterior da Comunidade) Comissão da Comunidade Andina (Órgão normativo) Secretaria Geral da Comunidade Andina (Sediada em Lima, Peru. Secretário Geral). Criada em agosto de 1997 como organismo executivo e técnico. Tem maiores atribuições que a Junta do Acordo de Cartagena que funcionou entre

6  Comissão NASA (Administração Nacional de Aeronáutica e Espaço) Tribunal de Justiça Andino (Órgão jurisdicional). Criado em 1996, entrando em funcionamento em Reformado em Parlamento Andino (Poder legislativo). Criado em 25 de outubro de Em abril de 1997 é o organismo principal da Comunidade. Tribunal Constitucional da Glória, fundada em 23 de Janeiro de 1768  A Comunidade Andina é um bloco econômico que foi criado em 1969 pelo Acordo de Cartagena, com o nome de Pacto Andino. Em 1996, os países membros definiram reformas na organização do bloco, e, no ano seguinte, passou a atuar com a nomenclatura de Comunidade Andina.  Fazem parte deste do pacto andino, a Bolívia, o Peru, o Equador e a Colômbia.  Sendo essa a sua bandeira 

7 4-Principais objetivos do Pacto Andino  Os principais objetivos do pacto andino são  A promoção da igualdade, dos valores e dos direitos e interesses comuns, o fortalecimento da paz e segurança; O incremento da capacidade de negociação internacional,a consolidação do processo que integração, a integração Latina americana e o avanço da estabilidade, o sossego e a solidariedade da região; O reforço do multilateralismo e a democratização das relações internacionais; O desenvolvimento e consolidação da democracia e do Estado bem em frente, assim uma espécie de promoção e o respeito aos direito humanos e as liberdades fundamentais, a erradicação da pobreza extrema, o avanço da parte cidadã e o melhoramento persistente ao que fila a vida da população alpinista, a promoção do desenvolvimento sustentável da Região e a preservação do meio ambiente a nível internacional; A luta contra a lei problema global da droga, o combate à corrupção, a luta contra o terrorismo e remanescentes formas de crime organizado.

8 5-Relação entre pacto andino e outros países  Os atuais países membros da Comunidade Andina são: Bolívia, Colômbia, Equador e Peru. O Chile integrou o bloco entre os anos de , e a Venezuela foi país membro entre os anos de Atualmente as nações associadas à Comunidade Andina são: Brasil, Argentina, Chile, Paraguai e Uruguai, sendo o México e o Panamá países observadores do bloco.As importações da Comunidade Andina, originárias do Brasil, atingiram os milhões de dólares. Durante os últimos 10 anos as importações andinas cresceram com uma taxa acumulada média anual de 22%.Peru é o país andino que registra o maior nível de importações originárias do Brasil. As compra deste país totalizaram milhões de dólares, que representam o 38% das importações andinas desde o mercado do Brasil. Segue-lhe Colômbia com 34% e Bolívia e Equador ambos com 14%.

9 6-noticia sobre pacto andino  Desde o último dia 1º de janeiro; os cidadãos da Colômbia; Peru; Equador e Bolívia não precisam mais do visto consular de turista para ingresso na Venezuela. A medida; válida para os países membros do Pacto Andino; inclui apenas a apresentação das passagens de ida e volta para o território de origem; passaporte; comprovante de reserva do hotel ou uma carta de convidado do cidadão venezuelano responsável pela hospedagem.  Noticia retirada do site:http:


Carregar ppt "ULISSES GAYÃON O 20 GUILHERME BARREIRAN O COLÉGIO MARIA IMACULADA 8 O ANO B PROFESSOR: WILSON Pacto Andino."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google