A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS. O PROJETO DA ALCA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS  A PRETENSÃO DOS EUA DE EXERCER A HEGEMONIA NA AMÉRICA NÃO É NOVA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS. O PROJETO DA ALCA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS  A PRETENSÃO DOS EUA DE EXERCER A HEGEMONIA NA AMÉRICA NÃO É NOVA."— Transcrição da apresentação:

1 OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS

2

3 O PROJETO DA ALCA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS  A PRETENSÃO DOS EUA DE EXERCER A HEGEMONIA NA AMÉRICA NÃO É NOVA.  DESDE O SÉC. XIX, QUANDO O PRESIDENTE JAMES MONROE DEIXOU CLARO QUE “A AMÉRICA ERA PARA OS AMERICANOS”, NO FAMOSO DISCURSO CONHECIDO COMO DOUTRINA MONROE.

4  EM 1991, COM O FIM DA URSS, O PRESIDENTE NORTE AMERICANO GEORGE BUSH, TROCAVA A DOUTRINA DA SEGURANÇA NACIONAL, QUE VISAVA CONTER O SOCIALISMO NO CONTINENTE, PELO PROJETO “INICIATIVA PARA AS AMÉRICAS”. ESSE FOI O PRIMEIRO PASSO PARA A FORMAÇÃO DE UMA ZONA DE LIVRE-COMÉRCIO UNINDO AS ECONOMIAS DOS PAÍSES DAS TRÊS AMÉRICAS.

5  O QUE MAIS ASSUSTA NA IDÉIA DA CRIAÇÃO DA ALCA É O PODER DE COMPETIÇÃO DE CADA PAÍS DENTRO DO BLOCO. SÓ VAI SE BENEFICIAR QUEM FOR COMPETITIVO, PRINCIPALMENTE NO ENORME MERCADO DE CONSUMO DOS EUA. INVESTIMENTOS EM TECNOLOGIA E EM EDUCAÇÃO, QUE APRIMOREM A EFICIÊNCIA SÃO FUNDAMENTAIS NO FUTURO DO MERCADO DA ALCA.

6

7

8

9 NAFTA ACORDO DE LIVRE COMÉRCIO DA AMÉRICA DO NORTE

10  EM 1988, ESTADOS UNIDOS E CANADÁ ASSINARAM UM ACORDO DE LIVRE-COMÉRCIO QUE RECEBEU A ADESÃO DO MÉXICO EM PREVENDO QUE EM 2003 ESTARIAM ELIMINADAS AS TARIFAS ALFANDEGÁRIAS ENTRE OS PAÍSES MEMBROS.

11  PRINCIPAIS PRINCÍPIOS DO NAFTA:  ELIMINAR TARIFAS ALFANDEGÁRIAS E OBSTÁCULOS PARA A CIRCULAÇÃO DE BENS E SERVIÇOS.  GARANTIR CONDIÇÕES DE COMPETIÇÃO LEAL, NO INTERIOR DO BLOCO, PARA MÃO-DE-OBRA ESPECIALIZADA.

12 MERCOSUL

13  ARGENTINA, BRASIL, PARAGUAI E URUGUAI ASSINARAM, EM 1991, O TRATADO DE ASSUNÇÃO, QUE CONSTITUIU O MERCADO COMUM DO SUL. EM 1995, INSTALOU-SE UMA ZONA DE LIVRE COMÉRCIO, ISTO É, GRANDE PARCELA DAS MERCADORIAS PRODUZIDAS NOS QUATRO PAÍSES PODIA SER COMERCIALIZADA INTERNAMENTE SEM A COBRANÇA DE TARIFAS DE IMPORTAÇÃO.

14  OUTRO IMPORTANTE PONTO FOI A UNIÃO ADUANEIRA ENTRE OS PAÍSES MEMBROS, QUE SIGNIFICOU A PADRONIZAÇÃO DAS TARIFAS EXTERNAS PARA INÚMERAS MERCADORIAS (TECs).

15 EM 25 DE JUNHO DE 1996 NA CIDADE DE SAN LUIS (ARGENTINA) OS PRESIDENTES DA BOLÍVIA E DO CHILE ASSINARAM A ADESÃO DESSES PAÍSES AO MERCOSUL COMO MEMBROS ASSOCIADOS.

16 CRISES NO MERCOSUL  O MERCOSUL NÃO TEM UMA ESTRUTURA ECONÔMICA SÓLIDA.  EUA NÃO TEM NENHUM INTERESSE EM QUE O BLOCO DÊ CERTO, POIS ISSO PODE PÔR EM RISCO O PROJETO DA ALCA.  VELHAS RIVALIDADES REGIONAIS.  CRISE ECONÔMICA DA ARGENTINA EM 2001.

17 APEC COOPERAÇÃO ECONÔMICA DA ÁSIA DO PACÍFICO

18  ATÉ 2020 ESTÁ PREVISTA A INSTALAÇÃO GRADUAL E A EFETIVAÇÃO DE UMA ÁREA DE LIVRE-COMÉRCIO ABRANGENDO PAÍSES DA ÁSIA, DA AMÉRICA E DA OCEANIA, BANHADOS PELO PACÍFICO.

19

20

21 OUTROS BLOCOS  PACTO ANDINO  OU COMUNIDADE ANDINA (CAN)  CRIADO EM 1969 PELO ACORDO DE CARTAGENA, REÚNE ATUALMENTE:  BOLÍVIA, PERU, VENEZUELA, COLÔMBIA E EQUADOR.

22 CARICOM – MERCADO COMUM DO CARIBE

23  FORMADO EM 1973, REÚNE QUINZE PAÍSES E QUATRO TERRITÓRIOS DO CARIBE. TEM POR OBJETIVO A COOPERAÇÃO ECONÔMICA E POLÍTICA ENTRE SEUS MEMBROS.

24 ALADI (ASSOCIAÇÃO LATINO AMERICANA DE INTEGRAÇÃO)

25  CRIADA PELO TRATADO DE MONTEVIDÉU, EM 1980.NÃO TEVE SUCESSO EM VIRTUDE DA CRISE DOS PAÍSES LATINO- AMERICANOS NA DÉCADA DE 1980.

26 MCCA- MERCADO COMUM CENTRO-AMERICANO

27  O MCCA FOI CRIADO PELO TRATADO GERAL DE INTEGRAÇÃO ECONÔMICA CENTRO-AMERICANA EM  OS PAÍSES SE COMPROMETEM A MANTER A ZONA DE LIVRE- COMÉRCIO, A UNIÃO ADUANEIRA E A INTEGRAÇÃO MONETÁRIA E FINANCEIRA.

28

29 GRUPO DOS TRÊS  COLÔMBIA, MÉXICO E VENEZUELA:  DESDE 1989 SE REUNEM PARA TENTAR “A COOPERAÇÃO TÉCNICA, CULTURAL E CIENTÍFICA” ENTRE ELES.

30 ÁFRICA

31 SADC-COMUNIDADE DA ÁFRICA MERIDIONAL PARA O DESENVOLVIMENTO

32  CRIADA EM 1992, AMBICIONA FORMAR UM MERCADO COMUM

33 COMESA – MERCADO COMUM DOS PAÍSES DO LESTE E SUL DA ÁFRICA.

34  REÚNE VINTE PARTICIPANTES QUE CONCORDAM EM PROMOVER A INTEGRAÇÃO REGIONAL ATRAVÉS DO INCREMENTO DAS RELAÇÕES COMERCIAIS E DO APROVEITAMENTO DE SEUS RECURSOS HUMANOS E NATURAIS EM BENEFÍCIO DE SUAS POPULAÇÕES.

35

36 ÁSIA

37 ASEAN-ASSOCIAÇÃO DAS NAÇÕES DO SUDESTE ASIÁTICO

38  CRIADA EM 1967, PRETENDE SER UMA ZONA DE LIVRE-COMÉRCIO ATÉ 2008.

39 OCEANIA

40 ANZCERTA- ACORDO COMERCIAL SOBRE RELAÇÕES ECONÔMICAS ENTRE AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA.

41  PLANEJADO EM 1983 PARA A CRIAÇÃO DE UMA ÁREA DE LIVRE- COMÉRCIO ENTRE OS DOIS PAÍSES.  OS DOIS PAÍSES ASSINARAM UM ACORDO EM 1995 QUE PREVÊ A UNIÃO COM A ASEAN ATÉ NOVA ZELÂNDIA


Carregar ppt "OUTROS BLOCOS ECONÔMICOS. O PROJETO DA ALCA ÁREA DE LIVRE COMÉRCIO DAS AMÉRICAS  A PRETENSÃO DOS EUA DE EXERCER A HEGEMONIA NA AMÉRICA NÃO É NOVA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google