A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CIDADANIA E MUNDO ACTUAL

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CIDADANIA E MUNDO ACTUAL"— Transcrição da apresentação:

1 CIDADANIA E MUNDO ACTUAL
Apresenta

2 “Lusofonia: A Língua Portuguesa para além de Portugal”

3 Comunidade de Países de Língua Portuguesa-CPLP

4 História da CPLP O primeiro passo no processo de criação da CPLP foi dado em São Luís do Maranhão, em Novembro de 1989, por ocasião da realização do primeiro encontro dos Chefes de Estado e de Governo dos países de Língua Portuguesa.  A 17 de Julho de 1996, em Lisboa, realizou-se a Cimeira de Chefes de Estado e de Governo que marcou a criação da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa, entidade reunindo Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné-Bissau, Moçambique, Portugal e São Tomé e Príncipe. Seis anos mais tarde, em 20 de Maio de 2002, com a conquista de sua independência, Timor-Leste tornou-se o oitavo país membro da Comunidade.

5 PORTUGAL Área: 91.947 km2 População: 10.544.200 (1º trim. 2005)
Designação oficial: República Portuguesa Chefe de Estado: Aníbal Cavaco Silva. Primeiro-ministro: José Sócrates  Capital: Lisboa (população do concelho: , em 2001; Religião: A maioria da população professa o cristianismo e mais de 90% pertence à Igreja Católica Romana. Língua: O português é a língua oficial. Unidade monetária: Euro (EUR).

6 BRASIL Área: km2. População: habitantes (estimativa 2006). Designação oficial: República Federativa do Brasil. Chefe de Estado e de Governo, Presidente da República: Luiz Inácio Lula da Silva. Capital: Brasília, habitantes (estimativa 2005). Religião: A maioria da população professa o cristianismo e cerca de ¾ pertencem à Igreja Católica Romana. Língua: O português é a língua oficial. Unidade monetária: Real (BRL).

7 ANGOLA Área: Km2 População: 13,9 milhões de habitantes (estimativa 2004) Designação Oficial: República de Angola Chefe de Estado: José Eduardo dos Santos (desde Setembro de 1979) Primeiro-ministro: Fernando da Piedade Dias dos Santos Capital: Luanda, 3 milhões de Habitantes (1998). Religião: Grande parte da população pratica religiões locais; no entanto, a maioria é cristã e aderente da Igreja Católica Romana. Língua: A língua oficial é o Português, mas são falados outros idiomas, sobretudo, Umbundo, Quimbundo, Quicongo e Tchokwe.  Unidade monetária: Kwanza (Kz).

8 MOÇAMBIQUE Área: km2 População: 19,4 milhões de habitantes (2005) Designação oficial: República de Moçambique Chefe de Estado: Armando Emílio Guebuza (desde Fevereiro de 2005). Primeira-ministra: Luísa Dias Diogo. Capital: Maputo: mil habitantes. Religião: Há cerca de 5 milhões de cristãos, a maioria dos quais aderente da Igreja Católica Romana, e 4 milhões de muçulmanos. Língua: A língua oficial é o português. Há numerosas línguas nacionais, como o Lomué, Makondé, Shona, Tsonga e Chicheua. Unidade monetária: Metical (MZM).

9 GUINÉ BISSAU Área: km2. População: habitantes (estimativa 2004, EIU). Designação oficial: República da Guiné-Bissau. Chefe de Estado: João Bernardo Vieira (eleito em Agosto de 2005). Capital: Bissau (246 mil habitantes) Religião: Predominam as religiões animistas e o islamismo. Há um substancial número de cristãos, maioritariamente católicos. Língua: A língua oficial é o português, utilizando-se localmente o crioulo, mandjaco, mandinga, entre outros. Unidade monetária: Franco CFA.

10 CABO VERDE Área: km2 População: 511 mil habitantes (estimativa 2005) Designação oficial: República de Cabo Verde Chefe de Estado: Pedro Verona Rodrigues Pires (eleito Presidente da República em 2001 e reeleito em 2006). Capital: Praia, 106 mil habitantes (2000). Religião: Cerca de 95% da população pertencem à Igreja Católica Romana. Língua: A língua oficial é o português, utilizando-se localmente o crioulo. Unidade monetária: Escudo de Cabo Verde (CVE).

11 SÃO TOMÉ E PRINCIPE Área: 1.001 km2.
População: 162 mil habitantes (estimativa 2004, EIU). Designação oficial: República Democrática de São Tomé e Príncipe. Chefe de Estado: Fradique de Menezes (desde Setembro de 2001). Primeiro-ministro: Maria do Carmo Silveira (desde Junho de 2005). Capital: São Tomé (51,6 mil habitantes) (censo de 2001). Religião: A maioria da população professa o cristianismo e cerca de 83% pertencem à Igreja Católica Romana. Língua: A língua oficial é o português. Localmente, também se fala Crioulo. Unidade monetária: Dobra (STD).

12 TIMOR LESTE Área: km2. Fazem ainda parte do território o enclave de Ocussi-Ambeno, com km2 (a 70 km de Batugadé), e a ilha de Ataúro, com 144 km2 (23 km a norte de Díli). População: 924 mil habitantes (2004) Designação oficial: República Democrática de Timor-Leste Chefe de Estado: José Ramos-Horta (eleito em Maio de 2007) Capital: Díli, com 160 mil habitantes (2001, estimativa EIU) Religião: Predomina a religião cristã (católicos romanos, 90%, e protestantes 3%). Há também muçulmanos (4%), budistas, hinduístas e seguidores de religiões animistas. Língua: As línguas oficiais são o português e o tétum. Unidade monetária: Dólar norte-americano (USD). Para facilitar as trocas comerciais, o Estado cunha moedas de denominação "Centavo".

13 LÍNGUA PORTUGUESA

14 . A língua portuguesa, com mais de 210 milhões de falantes nativos, é a quinta língua mais falada no mundo e a terceira mais falada no mundo ocidental . A língua portuguesa é uma língua românica (do grupo ibero-românico), tal como o castelhano, catalão, italiano, francês, romeno e outros. . Nos séculos XV e XVI, à medida que Portugal criava o primeiro império colonial e comercial europeu, a língua portuguesa espalhou-se pelo mundo, estendendo-se desde a costa Africana até Macau, na China, ao Japão e ao Brasil, nas Américas. . É uma importante língua minoritária em Andorra, Luxemburgo, Namíbia, Suíça e África do Sul. . Encontram-se, também, numerosas comunidades de emigrantes, em várias cidades em todo o mundo, onde se fala o português como Paris na França; Toronto, Hamilton, Montreal e Gatineau no Canadá; Boston, New Jersey e Miami nos EUA e Nagoya e Hamamatsu no Japão.

15 Distribuição

16 Escritores . Luís Vaz de Camões
(1524 — 10 de Junho de 1580) é frequentemente considerado como o maior poeta de língua portuguesa . Das suas obras, Os Lusíadas é a mais significativa. Os Lusídas são compostas por: . dez cantos, estrofes . A acção central é a descoberta do caminho marítimo para a Índia por Vasco da Gama, à volta da qual se vão descrevendo outros episódios da história de Portugal, glorificando o povo português

17 Apresentação criada especialmente para os melhores alunos de Cidadania e Mundo Actual

18 FIM


Carregar ppt "CIDADANIA E MUNDO ACTUAL"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google