A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

The Structure of a Scientific Paper

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "The Structure of a Scientific Paper"— Transcrição da apresentação:

1 The Structure of a Scientific Paper
Barbara Gastel, MD, MPH Texas A&M University

2 A Estrutura de um Artigo Científico
Tradução para o Português Vera Lucia Luiza, MSc, DSc Nucleous for Pharmaceutical Policies/ National School of Public Health/ Oswaldo Cruz Foundation – Brazil (NAF/ENSP/Fiocruz)

3 O formato IMRED para artigos científicos
Introdução: Qual a pergunta? Métodos: Como se tentará responder? Resultados: O que se encontrou? e Discução: O que isto significa?

4 Uma visão mais completa
(Título) (Autores) (Resumo) Introdução Métodos Resultados Discussão (Agradecimentos) (Referências)

5 Algumas outras estruturas
IRDEM (Introdução, Resultados, Discussão, e Métodos) IMRDRD…(Introdução, Métodos, um Resultado, Alguma Discussão, Outro Resultado, mais Discussão. . . ) Outro Pergunta: no seu campo, qual a estrutura mais usual de artigos que relatam pesquisa?

6 Título O menor número possível de palavras que indiquem adequadamente o conteúdo do artigo Importante na pesquisa da literatura Não deve incluir palavras extras, como “ Um estudo de” ou “Observações sobre” Deve ser suficientemente específico Geralmente não deve incluir abreviações (Título abreviado: versão curta do título - aparece no topo das páginas)

7 Autores Aqueles com contribuição intelectual importante para o trabalho Geralmente se lista do maior para o menor grau de contribuição O coordenador do grupo de pesquisa aparece como o último nome Em alguns campos, se costuma listar em ordem alfabética Importante listar cada nome da mesma forma em cada novo artigo

8 O Resumo Sumariza rapidamente o conteúdo do artigo
Deve ser organizado como um artigo científico (como um mini formato IMRAD) Em alguns campos, existem de Resumos estruturados (com títulos padronizados). Por último nesta semana, eu gostaria de dizer mais sobre como preparar resumos.

9 Exemplo de um Resumo curto
Do seguinte artigo: Pitkin RM, Burmeister LF. Prodding tardy reviewers: a randomized comparison of telephone, fax, and (Estímulando revisores atrasados: uma comparação aleatória entre telefone, fax e ). JAMA 2002;287: (Nota: Usaremos várias partes deste artigo como exemplo nesta semana.)

10 Resumo Contexto Comparação dos métodos de telefone, fax, e para estímulo a revisores atrasados. Métodos Conduzido estudo aleatório entre Janeiro a Junho 1998 no principal escritório editorial da Obstetrics & Gynecology. Os revisores que tinha falhado em apresentar suas revisões por 28 dias após terem recebido os manuscritos (7 dias após a data limite) receberam mensagens idênticas de forma oral (telefone) ou escrita (fax e ) indagando sobre o estado da revisão, solicitando sua completude e tão logo possível e pedindo seu envio por fax ou . Resultados Dos 378 revisores, as proporções de retorno das revisões em 7 dias foi essencialmente idêntica: telefone 85 (68%) de 125, fax (86 (67%) de 129; e 84 (67%) de 124 (p= ,59). Nos dois terços que responderam, o tempo médio de retorno das revisões não diferiu entre os 3 grupos. Conclusão O contato com revisores atrasados resultou na revisão recebida em 7 dias em cerca de dois terços dos casos e não fez diferença se o contato foi feito por telefone, fax ou .

11 O Resumo: um olhar mais de perto
Contexto Comparação dos métodos de telefone, fax, e para estímulo a revisores atrasados. Métodos Conduzido estudo aleatório entre Janeiro a Junho 1998 no principal escritório editorial da Obstetrics & Gynecology. Os revisores que tinha falhado em apresentar suas revisões por 28 dias após terem recebido os manuscritos (7 dias após a data limite) receberam mensagens idênticas de forma oral (telefone) ou escrita (fax e ) indagando sobre o estado da revisão, solicitando sua completude e tão logo possível e pedindo seu envio por fax ou .

12 O Resumo: um olhar mais de perto (cont.)
Resultados Dos 378 revisores, as proporções de retorno das revisões em 7 dias foi essencialmente idêntica: telefone 85 (68%) de 125, fax (86 (67%) de 129; e 84 (67%) de 124 (p= ,59). Nos dois terços que responderam, o tempo médio de retorno das revisões não diferiu entre os 3 grupos. Conclusão O contato com revisores atrasados resultou na revisão recebida em 7 dias em cerca de dois terços dos casos e não fez diferença se o contato foi feito por telefone, fax ou .

13 Ordem para ler e para escrever as seções de um artigo
As pessoas lêem as seções de artigos científicos em diferentes ordens. Pode-se escrever as seções de um artigo científico em qualquer ordem. Uma ordem conveniente para escrever as seções: Métodos, Resultados, Discussão, Introdução

14 Obrigado!


Carregar ppt "The Structure of a Scientific Paper"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google