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VISITA A CONCESSIONÁRIA BS ENERGY CIDADE DE BRAUNSCHWEIG ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09.

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1 VISITA A CONCESSIONÁRIA BS ENERGY CIDADE DE BRAUNSCHWEIG ALEMANHA Missão Internacional Inmetro/RBMLQ-I Período 28/09/09 a 03/10/09

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3 Estrutura da apresentação  Atividade principal da concessionária  Dados da empresa  Atividades desenvolvidas  Aspectos positivos percebidos  Aspectos negativos ou principais problemas percebidos  Desafios apresentados na visão da organização  Estratégias, soluções ou caminhos para solucionar ou contornar os aspectos negativos  Reflexões

4 Endereço: Braunschweiger Versorgungs – AG & Co. KG Taubenstraße – Braunschweing Internet: www.bs-energy.dewww.bs-energy.de certificadas com a ISO 9001 e ISO 14001 170.000 Medidores de Energia elétrica; 54.000 Medidores de gás natural; 45.000 Medidores de calor; 45.000 Medidores de água fria (hidrômetros).

5 A concessionária é responsável por serviços públicos nas áreas de energia (eletricidade, gás, calor), água (água potável e drenagem urbana) e iluminação (cidade e semáforos) e para a rede. Atende cerca de 240.000 cidadãos. Organização Mista com 25,1% do Estado e 74,9% Privado (Veolia/França) para geração, distribuição de energia elétrica e tratamento de esgoto e realização de verificação de instrumentos nas áreas de calor, água, gás e energia elétrica.

6 320.000 funcionários distribuídos entre diretoria, administrativos e operacionais. Orçamento Anual: € 32.000.000.000,00 ao ano. Ramo de Atuação: Geração e distribuição de energia elétrica e tratamento de esgotos. Verificação de medidores de energia elétrica, hidrômetros (água fria), calor e gás.

7 A empresa é acreditada desde 1.902, porém teve que transformar sua estrutura criando um organismo independente para verificação e ensaios de instrumentos de medição em função das novas diretivas européias.

8 ATIVIDADES DESENVOLVIDAS PELA BS ENERGY

9 Laboratório de Medidor de Energia Elétrica

10 Laboratório de Hidrômetro

11 Laboratório de Medidor de Gás

12 Laboratório de Calor

13 Aspectos positivos percebidos: Uma única empresa para a realização de verificações em 4 áreas distintas como energia elétrica, água fria, calor (água quente e temperatura) e gás natural; Não manutenção dos instrumentos defeituosos. Os mesmos são substituídos por novos pela análise de custo x benefício da operação; Compromisso com a acreditação de seus laboratórios de ensaios e serviços prestados.

14 Aspectos negativos, principais problemas, dificuldades ou desafios apresentados na visão da organização.

15 Desafios Substituição do parque dos medidores de energia elétrica eletromecânico para eletrônico; Implantação de novos medidores “smart metering”;

16 Adaptação ao atendimento das novas demandas dos consumidores em função das novas opções ofertados por esse tipo de instrumento (smart metering): cobrança da energia reativa, tarifas variáveis em função de horários e faixa de consumo, de contas que poderão ser apuradas em período diferente do atual (anual).

17 Estratégias, soluções ou caminhos para solucionar ou contornar os aspectos negativos reflexões

18 Com relação ao atendimento das novas demandas disponíveis aos consumidores em função da instalação dos medidores “smart metering”entendemos que muitas dessas opções atualmente já existem no Brasil podendo portanto estabelecer uma estratégia de cooperação mútua entre Brasil e Alemanha para facilitar a implantação.

19 REFLEXÕES

20 Constatou-se que a organização realiza importante serviço para a comunidade local, uma vez que possui padrões de calibração constantemente rastreados pelo PTB e verificados pelo MEN, trazendo assim confiabilidade em suas verificações. Possui moderno sistema de gestão da qualidade e bancadas providas de padrões que permitem uma verificação segura dos instrumentos de medição.

21 A exigência de que os técnicos da organização devem realizar provas de proficiência para realizar as atividades de verificação metrológica contribui para uma ótima qualidade na realização dos serviços. A substituição de medidores defeituosos por novos implica em ganho de custo e tempo para as concessionárias.

22 Contato: Responsável: Ralf Richter – Messmanagement Telefone: +49(05 31)383-2488 Fax: +49(05 31)383-3350 Celular: (0170)575-5079 e-mail: ralf.richter@bs-energy.deralf.richter@bs-energy.de

23 Este material foi resultado do trabalhos realizado por quatro participantes da Missão Internacional RBMLQ-I, abaixo citados: Omer Pohlmann Filho - CORED Janara Maria Veiga Silva –INMETRO - RS Maria José da Silva Sousa – IMEPI- PI Sérgio Maia Miranda – AEM-MS

24 Obrigada a todos pela atenção!


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