A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

10 março 2012 Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta apresentação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "10 março 2012 Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta apresentação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a."— Transcrição da apresentação:

1 10 março 2012 Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta apresentação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a Comissão responsável pela utilização que dela possa ser feita. Projeto nº PT1-LEO Intercompreensão Filomena Capucho Universidade Católica Portuguesa

2 A comunicação na Europa (e no mundo inteiro…) A grande diversidade de línguas A necessidade de preservar essas línguas (uma língua corresponde a uma representação do mundo) A necessidade de(inter)ação com os outros

3 Então como… … resolver o problema da Babel de hoje?

4 Domínio do inglês A aprendizagem generalizada do inglês é hoje a realidade na maioria dos países europeus : …in 13 European countries, learning English in compulsory education is mandatory, which logically leads 90 % of pupils to learn it ahead of any other language. Eurydice Report (2005: 3)

5 PERIGO(S) Comunicação superficial Submissão económica e política Aceitação da inferioridade cognitiva Mal-entendidos não detetados « criamos na nossa língua mas vendemos na língua do cliente»

6 Outras soluções? Intercompreensão – uma nova forma de comunicação em que cada um se exprime na sua língua MAS compreende a do seu interlocutor Definição: processo de co-construção do sentido em contextos interculturais e interlinguísticos (Capucho, 2011)

7 Actions

8 Formação em IC CINCO Línguas CINCO Países (ES, FR, IT, PT, RO)

9 Possibilidades oferecidas (para o público português) Aprender simultaneamente a compreender o Espanhol, Francês, Italiano e Romeno Aprender a interagir em Português com espanhóis, franceses, italianos, romenos Reflectir sobre as semelhanças entre as línguas para… poder ir mais longe

10 Pré-requisitos Abertura à diversidade linguística Curiosidade pelas culturas Gosto pela comunicação intercultural Espírito de aventura Espírito crítico em relação às formas de aprendizagem tradicional das LEs Atitudes pro-ativas

11 Vamos a isso?


Carregar ppt "10 março 2012 Projeto financiado com o apoio da Comissão Europeia. A informação contida nesta apresentação) vincula exclusivamente o autor, não sendo a."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google