A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Agrupamento de Escolas de Soure Trabalho realizada por: Marco Dias José Lourenço Tiago Rodrigues André Gabriel Equipa: Falamos pelos cotovelos.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Agrupamento de Escolas de Soure Trabalho realizada por: Marco Dias José Lourenço Tiago Rodrigues André Gabriel Equipa: Falamos pelos cotovelos."— Transcrição da apresentação:

1 Agrupamento de Escolas de Soure Trabalho realizada por: Marco Dias José Lourenço Tiago Rodrigues André Gabriel Equipa: Falamos pelos cotovelos

2 INTRODUÇÃO… ……………………………………..Diapositivo 3 ESTERÓIDES ANABOLIZANTES……………….. Diapositivo 4 ESTIMULANTES……………………………………… Diapositivo 5 ANALGÉSICOS……………………………………….. Diapositivo 6 BETA-BLOQUEANTES………………….…………… Diapositivo 7 HORMONAS PEPTÍDICAS…………………..…….. Diapositivo 8 DIURÉTICOS…………………………………….….…. Diapositivo 9 BETA-AGONISTAS………………………….……..…. Diapositivo 10 CORRECTO OU INCORRECTO? Diapositivo 11 QUESTIONÁRIO…………………………….…... Diapositivos 12/13 RESULTADO DOS QUESTIONÁRIOS……..Diapositivos 15 a 18

3 O que é o Doping? O doping não é mais do que um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. Também é considerado doping o uso de substâncias que disfarçam outras substâncias dopantes, como é o caso dos diuréticos. A prática de doping pode assumir muitas formas e existem inúmeras maneiras de aumentar as várias capacidades físicas humanas, dependendo do desporto em causa. Para quem não sabe, hoje em dia já existem práticas de dopagem para desportos como o xadrez e outros desportos mentalmente muito exigentes. De entre todas as drogas e substâncias dopantes que encontrámos podemos dividi-las em vários grupos, sendo estes: - Esteróides anabolizantes - Estimulantes - Analgésicos - Beta-bloqueantes - Hormonas peptídicas - Agentes mascarantes - Beta-agonistas

4 Os esteróides anabolizantes são as drogas mais utilizadas no desporto de alta competição, especialmente nos desportos que necessitam de grande força física e consequentemente de grande força muscular. Os esteróides existem naturalmente no nosso organismo, principalmente em indivíduos masculinos. Um dos exemplos mais comuns é a testosterona, a principal hormona esteróide masculina e que existe em ambos os sexos, mas que apresenta concentrações vinte vezes mais elevadas nos homens do que nas mulheres. Os atletas tomam asteróides, pois estes, são responsáveis pelo desenvolvimento da massa muscular e massa óssea.

5 Estimulantes são substâncias que estimulam e aceleram a actividade cerebral, o que faz com que a resposta nervosa seja mais rápida, aumenta a actividade dos atletas, diminuindo o seu cansaço. O uso de estimulantes é muito frequente entre os atletas, servem para reduzir o cansaço e aumentar a sua resposta cerebral. Os estimulantes podem ser tomados por via oral, em pó, através da inspiração nasal, injecções e podem mesmo ser fumados. Este tipo de drogas é proibido numa grande quantidade de desportos e actualmente pensa-se que já existe consumo de estimulantes nervosos em desportos como o xadrez, que requer uma grande actividade cerebral durante torneios de vários dias.

6 Analgésicos são drogas calmantes muito frequentemente usadas em quase todos os desportos fisicamente exigentes e que diminuem a dor. Podem ter como efeito, por exemplo, reduzir a dor de certas lesões ou actividades, fazendo com que o atleta aguente durante mais tempo a dor, aumentando a sua resistência natural. Os analgésicos apresentam alguns perigos para o organismo pois o seu uso, visa reduzir a dor sentida, pode fazer com que um atleta agrave uma lesão, pode levar também à perda de equilíbrio e coordenação motora, provocar náuseas e vómitos, insónias e depressão, etc.

7 Os beta-bloqueantes ajudam a combater o nervosismo, stress e ansiedade, estas drogas actuam nomeadamente no coração, diminuindo o ritmo cardíaco. Esta função é altamente proveitosa para certos desportos de alta precisão, sendo por isso altamente proibida em desportos como o tiro ao alvo, tiro com arco, bilhar, xadrez, etc. O consumo de beta-bloqueantes é perigoso, pois a diminuição do ritmo cardíaco pode provar hipotensão (tensão arterial baixa) e pode mesmo provocar paragens cardíacas.

8 As hormonas peptídicas possuem diversas funções. Uma das suas principais funções é a fixação peptídica, isto é, estas hormonas ajudam os músculos nas suas reacções anabólicas, ajudando a fixar os aminoácidos necessários para a construção destes. Existem vários tipos de hormonas peptídicas, e com diversas funções. O uso destas drogas pode provocar deformações ósseas, distúrbios hormonais, miopia, hipertensão, etc.

9 Os diuréticos, ou substâncias mascarantes têm como função aumentar a quantidade de urina produzida, o que leva a alterações no controlo desta, visto a maior parte das substâncias ser ilegal quando detectada em concentrações elevadas. Ao aumentar a quantidade de urina, as concentrações de substâncias dopantes vão diminuir, não podendo por isso ser consideradas dopantes abaixo de certos níveis. Os diuréticos podem causar desidratação, dores musculares, etc.

10 Os beta-agonistas são drogas que se destinam a aumentar a massa muscular e diminuir a massa gorda. Este grupo de drogas é conhecido pela sua capacidade de controlar a distribuição de fibras musculares e de aumentar o ritmo cardíaco, aumentando o fluxo de sangue para músculos e cérebro. Como efeitos secundários prejudiciais temos o aparecimento de insónias, agressividade, tremores e náuseas, falta de concentração, distúrbios psíquicos, aumento da pressão arterial, problemas cardiovasculares...

11 Será que utilizar o doping como meio de obtenção de resultados é correcto? Esta é a questão, e a resposta é pura e simplesmente NÃO. O nosso grupo é unânime em considerar que a prática do doping não deve ser utilizada, e isto deve-se essencialmente a dois problemas: I - o doping vai contra a máxima do desporto que é o mais importante é participar, não é ganhar. O doping visa apenas o resultado, ignorando completamente a ética do desporto. Além disso, todos os atletas devem partir em iguais condições para todos as competições. O uso de doping dá uma vantagem injusta a quem o utiliza, até porque o que se quer avaliar numa competição desportiva é o melhor atleta numa determinada área... II -o doping é uma prática altamente perigosa. Infelizmente (ou não) quase todas as técnicas dopantes apresentam perigos para a saúde humana, o que só por si devia ser suficiente para dissuadir os desportistas de a usar.

12 O problema do Doping, vem do Homem para o desporto, e não do desporto para o Homem. Questionário Responda a todas as questões colocadas. 1-Sabe qual o significado de doping? Sim Não 2-Se respondeu Sim, assinale com um círculo a frase correcta. Doping é um termo inglês que designa o uso de drogas ou substancias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. Doping é um termo desportivo relacionado com a melhoria da saúde dos atletas. 3-Assinale as substâncias dopantes que conhece: Testosterona Esteróides anabolizantes Estimulantes Aspirinas Diuréticos Analgésicos Cafeína 4-De entre estes vários desportos destacados, numere de 1 a 5 considerando o 1 (desporto com menos número de dopantes) e o 5 (o que tem maior número de dopantes) Maratona Futebol Ciclismo Atletismo Xadrez

13 A utilização do Doping no Desporto … recreativo permite, no caso dos Culturistas, a valorização do ideal e beleza. 2- pode representar a melhoria de algumas capacidades físicas, mas pode também provocar problemas de saúde dos desportistas. 3- é um acto de deslealdade. 4- não é um problema recente, havendo quem considere que este flagelo é tão antigo como o ser humano. 5- representa um dos problemas com maior destaque e dos mais preocupantes da realidade desportiva. 6- trata-se de uma questão de saúde pública, uma vez que ultrapassa o âmbito da competição. 7- é vantajosa como meio de obtenção de resultados. 8- tem efeitos secundários perigosos para o organismo. 9- é uma perda de tempo já que retira tempo de treino ao desportista. 10- aumenta a insegurança do atleta. 11- fomenta o controlo antidoping, em prol da máxima de Pierre de Coubertin: não importa ganhar, importa sim participar e dar o melhor de si. 12- é um assunto irrelevante, já que, no mundo actual, os comités internacionais e nacionais não se têm preocupado com a criação de leis rigorosas para tentar combater o recurso a substâncias ilícitas. 5-Que níveis de importância atribui à utilização de Doping no Desporto, tendo em conta cada uma das seguintes afirmações: (preencha com X) (Discordo completamente=1; Tenho tendência para discurdar=2; Concordo=3; Concordo bastante=4; Concordo plenamente=5)

14 Este questionário foi realizado na sequência do trabalho sobre o doping, e foi respondido por 102 alunos da Escola Martinho Áreas (1 turma por cada ano). Com a análise dos questionários gostaríamos de recolher informação sobre como é que os jovens de hoje em dia encaram o doping, e se conhecem os seus efeitos. Divulgamos assim o resultado em percentagem da média dos alunos por cada ano. A percentagem é aproximada as décimas para uma melhor compreensão. Os resultados variam de turma para turma, devido ao número de alunos, e às suas escolhas.

15 7º8º9º1º11º12º Sim62%71%70%83%93%98% Não38%29%30%17%7%2% 7º8º9º10º11º12º Não assinalada 38%29%30%17%7%2% Opção A47%58%63%81%93%98% Opção B15% 13% 7%2%-- 1-Sabe qual o significado de doping? Sim Não 2- Se respondeu Sim, assinale com um círculo a frase correcta. Doping é um termo inglês que designa o uso de drogas ou substâncias que aumentam as capacidades físicas de atletas desportivos. Doping é um termo desportivo relacionado com a melhoria da saúde dos atletas.

16 7º8º9º10º11º12º Testosterona12%28%12%27%31%32% Esteróides anabolizantes 30%45%56%71%76%81% Estimulantes46% 64% 72%69%55%57% Aspirinas5% 20% 14%9%15%2% Diuréticos21% 36% 39%51%43%52% Analgésicos24% 31% 35%26%21%17% Cafeína54% 33% 39%37%41%34% 3-Assinale as substâncias dopantes que conhece: Testosterona Esteróides anabolizantes Estimulantes Aspirinas Diuréticos Analgésicos Cafeína

17 4- De entre estes vários desportos destacados, numere de 1 a 5 considerando o 1 (desporto com menos número de dopantes) e o 5 (o que tem maior número de dopantes) Maratona Futebol Ciclismo Atletismo A sequência mais correcta seria: Xadrez < Maratona < Atletismo < Futebol < Ciclismo Xadrez

18 A utilização do Doping no Desporto … recreativo permite, no caso dos Culturistas, a valorização do ideal e beleza votos1 voto3 votos 2- pode representar a melhoria de algumas capacidades físicas, mas pode também provocar problemas de saúde dos desportistas. 3 votos8 votos26 votos17 votos46 votos 3- é um acto de deslealdade. 3 votos6 votos31 votos19 votos42 votos 4- não é um problema recente, havendo quem considere que este flagelo é tão antigo como o ser humano. 12 votos35 votos31 votos11 votos 5- representa um dos problemas com maior destaque e dos mais preocupantes da realidade desportiva. 3 votos12 votos31 votos23 votos 6- trata-se de uma questão de saúde pública, uma vez que ultrapassa o âmbito da competição. 8 votos14 votos41 votos21 votos9 votos 7- é vantajosa como meio de obtenção de resultados. 18 votos23 votos29 votos18 votos13 votos 8- tem efeitos secundários perigosos para o organismo. 3 votos 4 votos13 votos10 votos62 votos 9- é uma perda de tempo já que retira tempo de treino ao desportista. 16 votos28 votos30 votos10 votos 10- aumenta a insegurança do atleta. 27 votos17 votos33 votos16 votos4 votos 11- fomenta o controlo antidoping, em prol da máxima de Pierre de Coubertin: não importa ganhar, importa sim participar e dar o melhor de si. 19 votos8 votos19 votos18 votos38 votos 12- é um assunto irrelevante, já que, no mundo actual, os comités internacionais e nacionais não se têm preocupado com a criação de leis rigorosas para tentar combater o recurso a substâncias ilícitas. 30 votos24 votos28 votos11 votos 5- Que níveis de importância atribui à utilização de Doping no Desporto, tendo em conta cada uma das seguintes afirmações: (preencha com X) (Discordo completamente=1; Tenho tendência para discurdar=2; Concordo=3; Concordo bastante=4; Concordo plenamente=5)

19 Nesta parte final do trabalho queremos agradecer a alguns intervenientes sem os quais não era possível realizar tal trabalho. Apresentamos então os nossos agradecimentos à professora Margarida Carrington de Lemos, que nos ajudou imenso na correcção dos questionários, que depois foram preenchidos pelas turmas da escola. Gostaríamos igualmente de agradecer ao órgão de Gestão que nos aprovou o questionário e também queríamos agradecer a colaboração dos alunos que disponibilizaram algum do seu tempo para preencher este questionário, bem como às professoras das turmas onde eles se encontravam.


Carregar ppt "Agrupamento de Escolas de Soure Trabalho realizada por: Marco Dias José Lourenço Tiago Rodrigues André Gabriel Equipa: Falamos pelos cotovelos."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google