A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

BALCÃS.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "BALCÃS."— Transcrição da apresentação:

1 BALCÃS

2 BALCÃS Balcãs ou Península Balcânica, é o nome histórico e geográfico para designar a região sudeste da Europa que engloba a Albânia, a Bósnia, a Bulgária, a Grécia, a Macedônia, o Montenegro, a Sérvia, o Kosovo.

3 TERRITÓRIO

4 A região dos Balcãs foi a primeira região da Europa a sentir a chegada de culturas agrícolas na era neolítica. A identidade dos Balcãs é dominada por sua posição geográfica, historicamente, a área era conhecida como uma encruzilhada de diferentes culturas.  A região pertenceu a vários povos,como persas, gregos, romanos, bizantinos e otomanos. Povos como sérvios e búlgaros, também conseguiram estabelecer pequenos impérios na região, contudo, não contiveram o avanço do Império Otomano, que estenderam seu império à região na segunda metade do Século XIV.

5 GUERRA DOS BALCÃS Designam-se Guerra dos Balcãs ou Guerras Balcânicas os conflitos bélicos que ocorreram na região do sudeste europeu dos Bálcãs, no início do século XX. Consistiram de duas guerras curtas, entre Sérvia, Montenegro, Grécia, Romênia,Turquia e Bulgária pela posse dos territórios remanescentes do Império Otomano (Estado turco).

6 PRIMEIRA GUERRA BALCâNICA
A Primeira Guerra Balcânica, foi um conflito militar que durou de outubro de 1912 a maio de 1913 e colocou a Liga Balcânica (Sérvia, Montenegro, Grécia e Bulgária) contra o Império Otomano. As forças combinadas dos Estados balcânicos conseguiram superar as forças otomanas, numericamente inferiores e em desvantagem estratégica, conseguindo um rápido sucesso. Como resultado da guerra, quase todos os territórios europeus do Império Otomano foram conquistados e divididos entre os aliados.

7 SEGUNDA GUERRA BALCâNICA
Antecedentes: devido a insatisfação das nações balcânicas com o resultado da primeira guerra e as tensões internas que surgiram com a retirada da ameaça otomana, resultou na Segunda Guerra Balcânica. A Segunda Guerra Balcânica, ocorreu em1913 e foi um conflito entre a Bulgária de um lado contra seus antigos aliados da Liga Balcânica - Sérvia, Grécia e Montenegro - somados a Romênia e o Império Otomano de outro. O resultado desta guerra tornou a Sérvia, um importante aliado da Rússia, em uma potência regional dos Bálcãs, alarmando a Áustria-Hungria e indiretamente tornando-se mais uma causa para a Primeira Guerra Mundial. Um armistício geral foi planejado, e os territórios foram redivididos sob tratados. A Bulgária acabou por perder a maior parte do território conquistado na Primeira Guerra Balcânica, boa parte da Macedônia e da Trácia Oriental para os turco-otomanos. A Sérvia ganhou territórios no norte da Macedônia, enquanto a Grécia recebeu a parte sul do território.

8 3M2 Alunas: Fernanda Pereira – 10 Susanna Dalbosco – 25
Professor: Antônio Merces Disciplina: Geografia 3M2


Carregar ppt "BALCÃS."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google