Carregar apresentação
A apresentação está carregando. Por favor, espere
1
O Portal do Estudante de Computação
Computação Depressão O Portal do Estudante de Computação Pascal Lógica de Programação
3
hello world program teste; uses crt; begin writeln(‘Ola mundo!’);
readln; end.
4
Anatomia de um programa em pascal
Início: program [nome do programa]; uses crt; Meio: [definições das funções, procedimentos, variáveis...] Fim: begin [seu código aqui] end.
5
ponto-e-vírgula A cada término de execução de uma instrução feita, devemos finalizá-la com um ponto-e-vírgula “;”. Ele indica que a instrução chegou ao fim. Sim, esquecer um ponto-e-vírgula é um dos erros mais comuns quando se está aprendendo a programar!
6
BEGIN - end. O programa executa, assim que aberto, todo o código delimitado pelo “begin” e o “end.” begin // ISTO PERTENCE // AO BLOCO // EXECUTÁVEL // DO PROGRAMA end.
7
Indentação Serve para dar mais legibilidade e clareza ao código, espaçando à esquerda de acordo com o nível hierárquico do mesmo.
8
Limpar a tela Quando compilamos e executamos um programa no compilador, ele imprime algumas linhas com informações antes de exibir as saídas que programamos. Para deixar nossos programas mais legíveis, usaremos a função “clrscr” após o “begin” do bloco principal do programa.
9
funções de saída WRITE: imprime na tela
WRITELN: imprime na tela e desce uma linha Estrutura: writeln([parâmetros], [parâmetros], ...); Os parâmetros podem ser textos, números, variáveis, posições de vetores/matrizes e atributos de registros.
10
Comentários Nosso código pode possuir textos que serão ignorados durante a compilação. Estes textos são chamados de “comentários”. Servem para fazermos alguma anotação importante no código, ou simplesmente isolar algum trecho para não ser compilado. // utilizar duas barras antes do texto comentará uma linha { utilizar “abre chaves” comentará todo um código separado por várias linhas até que haja um “fecha chaves” }
Apresentações semelhantes
© 2024 SlidePlayer.com.br Inc.
All rights reserved.