A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil Fazer acontecer! Porque há distância entre intenção e gesto... Prof. Marcos Cavalcanti Prof. Marcos Cavalcanti.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil Fazer acontecer! Porque há distância entre intenção e gesto... Prof. Marcos Cavalcanti Prof. Marcos Cavalcanti."— Transcrição da apresentação:

1 O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil Fazer acontecer! Porque há distância entre intenção e gesto... Prof. Marcos Cavalcanti Prof. Marcos Cavalcanti

2 BLOG

3 AGENDA Sociedade do conhecimento e o Brasil E o setor Público? Como fazer acontecer ?

4 Exportações EUA Fonte: Institut for the Future Contexto

5 Conhecimento: o novo motor da economia Cerca de 55% da riqueza do mundo veio do conhecimento (OCDE) Os grandes ganhos de produtividade, daqui para frente, advirão das melhorias na gestão do conhecimento Peter Drucker

6 ? O que queremos ser ? TERRA CAPITAL TRABALHO CONHECIMENTO

7 1 Kg = $ 0,02 1 Kg = $ 0,2 $ 20 / ton $ 191 / ton 2 principais produtos da pauta de exportações Complexo Soja: $ 7 bi Ferro: $ 3 bi Peso do conhecimento

8 1 Kg = $ 0,2 1 Kg algodâo colorido = $ 0,5 1 Kg = $ CEM MILHÕES DE VEZES!!!! Peso do conhecimento 1 Kg moda = $ 90 1 Kg roupa = $ 15

9 O peso do conhecimento

10 O que queremos ser?? Exportador de commodities / importador de produtos intensivos em conhecimento; execução Produtor de produtos e serviços de alto valor agregado; concepção

11 A Internet conseguiu, sem apoio inicial de grandes empresas ou governos se disseminar e chegar depois de uma década a um bilhão de usuários FATOS Projetos inovadores estão pondo em cheque monopólios

12 1 para 1 1 para muitos Como se produz riqueza?

13 De Gutemberg para cá o um para muitos se sofisticou.....

14 MIM CACIQUE (Jornais, Tevês, Rádios, Professores Médicos Corretores...) VOCÊS ÍNDIOS Um cacique diz o que todos devem aprender, ler, ouvir, ver...

15 NÓS CACIQUE NÓS TUBE NÓS ORKUT WEB 2.0 : MUITOS PARA MUITOS

16 Inteligência coletiva Vacina contra paralisia infantil Vacina contra AIDS, câncer?

17 Mais um meio de comunicação Convergência de mídias A Internet antes era considerada: Mais um meio de um para muitos A Internet agora assumiu: Um meio de interação do ser humano Convergência de pessoas O primeiro meio muitos para muitos Mudan ç a de conceito

18 Da web 2.0 para...?? (projetos assumidamente voltados para o muitos para muitos) Início dos projetos de Inteligência Coletiva de forma efetiva ( ) Web 2.0 Da entrada da Internet comercial à chegada da web 2.0 (insistência na repetição do modelo um para muitos) e difusão da banda larga. Povoamento ( ) Do âmbito acadêmico à entrada da Internet comercial Formação ( ) Web 1.0 CaracterísticasFases Etapas Fases do Ambiente de Rede (Internet, Intranets e Extranets) As fases: Por que eclodiu agora

19 terra, capital, trabalho, energia, matéria-prima –Produção em massa; –escala; –bens tangíveis; –Mão de obra; –Todo mundo pode ter o carro da cor que quiser, desde que seja preto –EXECUÇ ã O Sociedade Industrial

20 Sociedade do Conhecimento terra, capital, trabalho, energia, matéria-prima e CONHECIMENTO –Personalização; –bens intangíveis; –Trabalhador do conhecimento; –Visão sistêmica –CONCEPÇ ã O Como impacta gestão pública?

21 AGENDA Sociedade do conhecimento e o Brasil E o setor Público? Como fazer acontecer ?

22 Em 2006, despesas globais da Câmara e do Senado (incluindo folha de pagamento, compra de materiais e viagens de funcionários) R$ 6,1 bilhões X FUNDEB: Em quatro anos, o investimento federal será crescente até chegar a R$ 4,3 bilhões anuais em 2009 Prefeitura e a dengue... Tapar buraco Escola Judiciário: preciso falar alguma coisa??? E o setor público?

23 Como fazer acontecer? Visão sistêmica 1.Mudar o modo de ver... 2.Operacionalizar a mudança (Ação) Ter estratégia Mudança cultural

24 Biotecnologia / agronegócios Eletro-eletrônica Aeroespacial Petróleo / Energia Cultural / Turismo / Entretenimento (1) Ter estratégia!!! TV Digital Computadores Cimento Papel e celulose Química Gado Soja Ferro Indústria Naval Celular Software Biodiesel Siderurgia Construção civil Laranja automobilística (1) Ter estratégia EXECUÇÃO ou CONCEPÇÃO?

25 (2) Mudança cultural! Sociedade do conhecimento não é para nós ! (superar) Complexo de inferioridade 1 o MITO:

26 13o PIB (à frente do Brasil) Mito 1 Quem tem 25 anos ? Não estava entre 50 maiores PIB Qual a riqueza natural ??? Hoje: Renda per capita 3 vezes maior que o Brasil Qual o segredo ??? 1980

27 Coréia: Analfabetismo (2001): 2,2% 100% de jovens na escola (1990) 70% na Universidade (2001) Quadro Comparativo Coréia – Brasil Patentes depositadas EUA BRASIL2498 CORÉIA83314

28 Mito 2: Não estamos parados! Escolaridade Ensino Fundamental % % Ensino Médio 1990–15% 2001–71% IDH (saúde, educação e renda) , ,757 Inflação % %

29 Mito 2: Não estamos parados! Índice de Competitividade global (IMD – International Institute of Management and Development / WEF – World Economic Forum Brasil 2001: 45 o 2002: 47 o 2003: 54 o 2004: 57 o 2006: 59 o Atrás do Chile, México, El Salvador, Uruguai, Costa Rica,... Mas estamos ficando para trás...

30 Mito 3: Não temos dinheiro Investimento em C,T&I (2005) Coréia do Sul : 3,0% Austrália : 1,5% Cingapura : 2,2% Israel : 3,5% Brasil : 1,0% Investimento médio p/ pesquisador TI (2000)/ U$ EUA : $195 Canadá : $162 Japão/UK : $153 Austrália : $118 Brasil : $193 Falo da FAPERJ daqui há pouco...

31 Mito 4 : O País só cresce se o governo reduzir gasto Raul Velloso (Revista Indústria Brasileira – CNI) MITO!!! O Governo não gasta muito, gasta MAL!!!

32 Política Diagnóstico Dados/informação Ex: Educação RJ: alunos profs ativos 11,82 alu/prof França: alunos profs 13,70 alu/prof Mito 5 : Política Pública?

33 Como fazer acontecer? Visão sistêmica 1.Mudar o modo de ver... 2.Operacionalizar a mudança (Ação) Ter estratégia Mudança cultural

34 Estrutura: Poder articulador Processos: foco no cidadão Ex: Buracos, SUS, Educação, abrir empresa, tirar diploma,... Métricas Ambiente Operacionalizar a mudança!

35 Características do gestor público Raciocínio preciso, linear, cartesiano Vai lá e faz! Técnico Veste a camisa Visão sistêmica, raciocínio não linear Capacidade de análise e realização Capacidade de ouvir e interagir com o outro Vê o interesse social antes de tudo

36 Ciep Guiomar Gonçalves Neves (Trajano de Moraes-RJ) Quem conhece o Renan Calheiros? Quem é mais importante para o Brasil? Obrigado!!!

37 Contatos: Prof. Marcos Cavalcanti


Carregar ppt "O impacto da sociedade do conhecimento no Brasil Fazer acontecer! Porque há distância entre intenção e gesto... Prof. Marcos Cavalcanti Prof. Marcos Cavalcanti."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google