A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Villa Lobos Choros 10 Rasga o Coração. Análise Talvez seja sua melhor peça. Obra para orquestra e coro. Textura polifônica. Mistura ritmos brasileiros.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Villa Lobos Choros 10 Rasga o Coração. Análise Talvez seja sua melhor peça. Obra para orquestra e coro. Textura polifônica. Mistura ritmos brasileiros."— Transcrição da apresentação:

1 Villa Lobos Choros 10 Rasga o Coração

2

3 Análise Talvez seja sua melhor peça. Obra para orquestra e coro. Textura polifônica. Mistura ritmos brasileiros com um coro mantendo um canto percussivo. Lembra tribos indígenas.

4 Aparece a melodia do xote "Iara" com música de Anacleto de Medeiros e Letra de Catulo da Paixão Cearense. Na época era conhecido como "Rasga Coração. Devido a problemas com direitos autorais na época, as gravações da peça substituiam a letra do xote por um vocalize. Essa tradição se manteve mesmo atualmente quando a letra está em domínio público.

5

6 O texto original do xote "Iara - Rasga coração" é: Se tu queres ver a imensidão do céu e mar Refletindo a prismatização da luz solar Rasga o coração, vem te debruçar Sobre a vastidão do meu penar Rasga-o, que hás de ver Lá dentro a dor a soluçar Sob o peso de uma cruz De lágrimas chorar Anjos a cantar preces divinais Deus a ritmar seus pobres ais

7 Sorve todo o olor que anda a recender Pelas espinhosas florações do meu sofrer Vê se podes ler nas suas pulsações As brancas ilusões e o que ele diz no seu gemer E que não pode a ti dizer nas palpitações Ouve-o brandamente, docemente a palpitar Casto e purpural num treno vesperal Mais puro que uma cândida vestal Hás de ouvir um hino Só de flores a cantar Sobre um mar de pétalas De dores ondular Doido a te chamar, anjo tutelar Na ânsia de te ver ou de morrer

8 Anjo do perdão! Flor vem me abrir Este coração na primavera desta dor Ao reflorir mago sorrir nos rubros lábios teus Verás minha paixão sorrindo a Deus Palma lá do Empíreo Que alentou Jesus na cruz Lírio do martírio Coração, hóstia de luz Ai crepuscular, túmulo estelar Rubra via-sacra do penar


Carregar ppt "Villa Lobos Choros 10 Rasga o Coração. Análise Talvez seja sua melhor peça. Obra para orquestra e coro. Textura polifônica. Mistura ritmos brasileiros."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google