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Paulo Silva Tracker Segurança da Informação PauloSilva@TrackerTI.com
PROJETO DE GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
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Roteiro Revisão do Projeto AVR \ PSI
Apresentação do Projeto IPSI \ PCN Fase de Revisão dos Planos de Ação Cadastramento das tarefas no sistema
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Revisão do Projeto Análise de Vulnerabilidades e Risco \ Política de Segurança da Informação
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Análise de Vulnerabilidades e Risco
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Análise de Vulnerabilidades e Risco
Fase de Coleta de Vulnerabilidades Tecnológica, Física, Processos, Usuários Fase de Análise de Vulnerabilidades Ameaças, Impacto e Risco Tratamento das Vulnerabilidades Plano de Ação!!!
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Análise de Vulnerabilidades e Risco
Documentos Resultantes: Relatório de Vulnerabilidades Plano de Ação da AVR
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Atividade 1 – Ações AVR Revise o plano de ação de sua cooperativa
Selecione as 5 ações mais críticas de sua cooperativa Discuta as ações com os membros de seu grupo!!!
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Política de Segurança da Informação
Introdução da PSI Segurança Lógica Segurança Física Incidentes e Punições
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Política de Segurança da Informação
Formação do Comitê de Segurança Confecção da PSI Revisão e Ajustes Plano de Ação Aprovação pelo Comitê de Segurança
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Política de Segurança da Informação
Adequação à PSI da Confederação! Revisar a PSI da confederação Revisar o documento de conformidade
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Política de Segurança da Informação
Documentos Resultantes: Política de Segurança da Informação Plano de Ação da PSI Documento de aprovação da PSI no Comitê de Segurança da Informação
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Atividade 2 – Ações PSI Revise o plano de ação de sua cooperativa
Selecione as 5 ações mais críticas de sua cooperativa Discuta as ações com os membros de seu grupo!!!
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2. Projeto Implantação da Política de Segurança da Informação \ Plano de Continuidade de Negócio
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Fases do Projeto – IPSI 1 –Fase de Revisão e Detalhamento dos Planos de Ação Revisar os planos de ação AVR e PSI Transformar as “ações” em “tarefas” Cadastrar as ações no sistema para acompanhamento
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Fases do Projeto – IPSI 2 –Fase de Definição de Procedimentos Físicos e Lógicos Teoria sobre BPMN e a ferramenta Bizage Discussão de modelos de procedimentos físicos e lógicos Elaboração dos procedimentos físicos e lógicos de cada cooperativa
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Fases do Projeto – IPSI 3 – Fase de Desenvolvimento de Treinamento da PSI Discussão do procedimentos de treinamento Cadastramento e Revisão das questões de avaliação da PSI de cada cooperativa Aplicação do procedimento de treinamento e do questionário EaD de avaliação da PSI Após avaliação a PSI poderá ser cobrada e auditada
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Fases do Projeto – IPSI
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Fases do Projeto – PCN 4 – Fase de Análise de Impacto para o PCN
Identificação dos principais serviços e procedimentos da cooperativa Estudo de impacto deste serviços e procedimentos Definição de prioridades de continuidade
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Fases do Projeto – PCN 5 – Fase de Estratégias de Continuidade
Identificação dos controles existentes Discussão de estratégias de continuidade Identificação de possibilidades de melhoria para atendimento aos requisitos de continuidade
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Fases do Projeto – PCN 6 – Fase de Plano de Ação para o PCN
Elaboração de plano de ação para implantação das estratégias de continuidade selecionadas!!!
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Fases do Projeto – PCN
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3. Fase de Detalhamento dos Planos de Ação
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Detalhamento dos Planos...
Definição da Tarefa: Prioridade Contexto Prazo Projeto Título Descrição Usuário Status
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Detalhamento dos Planos...
Prioridade: Deve seguir a criticidade da AVR Deve seguir a necessidade para a PSI Todas as prioridades críticas e altas devem ser realizadas até a fase de treinamento da PSI
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Detalhamento dos Planos...
Contexto: 1- nova, para agendar 2- agendada, não iniciada 3- Em andamento 4- Pendente interno 5- Pendente externo 6- Suspensa 7- Cancelada 8- Finalizada
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Detalhamento dos Planos...
Prazo: Coerência com as fases do projeto Fase de Definição de Procedimentos Fase de Treinamento da PSI
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Detalhamento dos Planos...
Projeto: nome da cooperativa Título: deve ser representativo Descrição: deve ser detalhada citar requisitos para execução citar outras tarefas quebrar em tarefas menores, se necessário
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Detalhamento dos Planos...
Usuário: Você! Status: 20%, 40%, 60%, 80%, 100% sempre atualize!
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Atividade 3 – Tarefas Selecione duas ações da AVR e duas ações da PSI
Especifique as tarefas para estas ações Discuta as tarefas com os membros de seu grupo
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4. Cadastramento das Tarefas no Sistema de Acompanhamento
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Logar no sistema Acesse www.trackerti.com/controles
Identifique seu usuário Altere sua senha!!!
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Criar tarefas
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Seguir regras de definição de tarefas já discutidas!!!
Criar tarefas Seguir regras de definição de tarefas já discutidas!!!
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Sempre atualize pelos comentários!!! Não pela descrição original!!!
Gerenciar Tarefas Sempre atualize pelos comentários!!! Não pela descrição original!!!
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Passa para a listagem de tarefas anteriores!!!
Finalizar Tarefas Definir status para 100% Passa para a listagem de tarefas anteriores!!!
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Requisitos de tarefas cadastradas
Ter tarefas cadastradas para todas os Riscos Críticos, Altos e Moderados. Riscos críticos e altos devem ter prazo definido, risco moderado o não!
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Requisitos de tarefas cadastradas
Ter tarefas cadastradas para todas as ações obrigatórias, desejáveis e opcionais da PSI. Ações obrigatórias e desejáveis devem ter prazo definido, opcionais não!
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Atividade 4 – Cadastrar Tarefas
Acessar o sistema de acompanhamento de tarefas Cadastrar pelo menos 5 tarefas do plano de ação da AVR Cadastrar pelo menos 5 tarefas do plano de ação da PSI
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Para próxima reunião... Estar com todas as ações cadastradas
Com os prazos definidos para riscos críticos, altos da AVR Com os prazos definidos para ações obrigatórias e desejáveis da PSI
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Paulo Silva Tracker Segurança da Informação PauloSilva@TrackerTI.com
PROJETO DE GESTÃO DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO IMPLANTAÇÃO DA POLÍTICA DE SEGURANÇA DA INFORMAÇÃO E DESENVOLVIMENTO DE PLANO DE CONTINUIDADE DE NEGÓCIOS Paulo Silva Tracker Segurança da Informação
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