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EDUCAÇÃO MEDIEVAL - Escolástica e Renascimento.  A educação ministrada pela primitiva igreja cristã veio, gradualmente, substituir a decadente educação.

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1 EDUCAÇÃO MEDIEVAL - Escolástica e Renascimento

2  A educação ministrada pela primitiva igreja cristã veio, gradualmente, substituir a decadente educação romana.  Durante este período predominou uma concepção de educação que se opunha ao conceito liberal individualista dos gregos, e ao conceito de educação prática e social dos romanos. Educação Medieval

3  O cristianismo passa a dar mais importância ao aspecto moral; baseia-se na ideia de caridade cristã / amor.  Surge um novo tipo histórico de educação, com normas inéditas de vida e comportamento. Foi criada uma educação para o povo que consistia numa educação catequética e dogmática e outra educação para o clérigo humanista e filosófica teológica.

4  Os estudos medievais compreendiam, o Trivium (Gramática, dialética e teórica) e o Quadrivium (Aritmética, geometria, astronomia e música). Metodologia

5  Da briga entre cristãos e árabes inicia um novo tipo de vida intelectual chamada escolástica, que procura conciliar a razão histórica com a fé cristã.  Ensino teológico e filosófico da doutrina aristotélico-tomista, ministrado em conventos, catedrais e universidades europeias durante a Idade Média e o Renascimento. Escolástica

6  Com a Idade Média e as invasões bárbaras, a filosofia cristã centrou-se no ensino e na manutenção do legado clássico nas escolas monacais.  A cultura, representada especialmente pelos livros, refugiou-se nos mosteiros e conventos, motivo pelo qual costuma-se dizer que a igreja, sobretudo pela ação de seus monges copistas, salvou a cultura e acabou por absorver os bárbaros da mesma maneira que Roma absorvera culturalmente a Grécia.

7  O termo escolástica, inicialmente, significou o conjunto do saber; mais tarde se deu o mesmo nome aos que escolarmente se dedicavam à Filosofia e à Teologia.

8  A escolástica foi um movimento preocupado em demonstrar e ensinar as concordâncias da razão com a fé pelo método da análise lógica. O seu mais influente representante foi Santo Tomás de Aquino, que na obra "Suma Teológica" representa a culminância da Escolástica.

9  Nos finais da Idade Média a Europa começou a viver uma profunda renovação intelectual que, baseada na cultura clássica, desenvolveu novas ideias em várias áreas: arte, letras, filosofia, educação e ciência. Renascimento

10  Gera-se então uma nova mentalidade, um espírito mais crítico e racional, colocando o homem no centro de toda a reflexão.  Os objetivos do Renascimento eram claros: desenvolver uma nova assunção da cultura clássica e acrescer a esta um extraordinário avanço científico na área da matemática, da navegação, da cartografia, do armamento, da astronomia.

11  No final do século XVI, Galileu tomou um passo crucial ao aplicar os modelos matemáticos à física. A Geografia foi transformada pelo novo conhecimento empírico das explorações feitas por toda a Europa e pelas traduções de trabalhos clássicos.  No domínio da tecnologia a invenção da impressão no século XV revolucionou a disseminação do conhecimento e livros, ajudou a eliminar os erros, forneceu aos estudantes textos idênticos com os quais pudessem estudar e tornou o comportamento intelectual numa ação colaborativa e não solitária.  A imprensa assim tem um papel na expansão das novas ideologias, pois transmite o livro como um bem necessário acessível a todos.

12  Influenciou diretamente a educação através da teoria heliocêntrica, defendida por Copérnico ( ).  Como fatos que favoreceram esse pensamento pedagógico, são citados:  as grandes navegações do séc. XIV, que deram origem ao capitalismo comercial;  a invenção da imprensa realizada por Gutemberg;  a invenção da bússola que possibilitou as grandes navegações.  A educação Renascentista visava à formação do homem burguês. O pensamento pedagógico Renascentista

13  O maior inovador no campo educacional, criador da escola Casa Giocosa; afirmava que "o ensino deveria ser gradual e de acordo com o desenvolvimento psíquico do aluno, e transcorrer num ambiente de alegria e satisfação". A sua experiência pedagógica foi a primeira tentativa, na Itália, de criar uma escola à margem das organizações religiosas. Victorino da Feltre

14  Voltou-se contra a educação formalista e livresca, e apresenta suas ideias sobre educação através de uma novela pedagógica "Gargântua e Pantagruel". Para ele o importante não eram os livros, mas a natureza. A educação precisava primeiro cuidar do corpo, da higiene, da limpeza, da vida ao ar livre, dos exercícios físicos. François Rabelais

15  Seu ideal educativo era formar o homem completo, de corpo e alma, para o mundo. Era contra a educação da época “livresca, cheia de pedantismo, desligada da vida e propensa a punição com castigos corporais”. Michel Montaigne


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