A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI"— Transcrição da apresentação:

1 Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI
FTST Formação Técnica em Segurança do Trabalho Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI

2 COMPETÊNCIAS QUE TRABALHAREMOS NESTA AULA
Compreender a importância do PCMSO como instrumento de prevenção e controle dos agravos à saúde do trabalhador. A C I

3 Técnico de Segurança x PCMSO
Apesar do Técnico de Segurança do Trabalho não ser o responsável direto pela confecção e coordenação do PCMSO, ele passa a ser um Administrador em potencial do Programa. Muitas empresas tem apenas técnicos em segurança e o pessoal Médico geralmente é terceirizado. O andamento do programa como recrutamento para exames e movimentação das palestras e treinamentos ficam por conta dos técnicos em segurança.

4 PCMSO x Outros Programas
O PCMSO já é um programa bastante complexo e em sua aplicabilidade o mesmo se inter-relaciona com outros programas dependendo da complexidade.

5 FLUXOGRAMA DE RELACIONAMENTO DO PCMSO
PPRA PPRE (Programa de Prevenção dos Riscos Ergonômicos) PCA (Programa de Conservação Auditiva) PCMSO PROCABS (Programa de Combate ao Absenteísmo) PIO (Programa de Imunização Ocupacional) PPR (Programa de Proteção Respiratória)

6 7.1 Do objeto É obrigatória a elaboração e implementação, por parte de todos os empregadores e instituições que admitam trabalhadores como empregados com o objetivo de promoção e preservação da saúde do conjunto dos seus trabalhadores. Caberá à empresa contratante de mão-de-obra prestadora de serviços informar a empresa contratada dos riscos existentes.

7 7.2 - Diretrizes O PCMSO é parte integrante do conjunto mais amplo de iniciativas da empresa no campo da saúde dos trabalhadores, devendo estar articulado com o disposto nas demais NR’s. Deve ter caráter de prevenção, rastreamento e diagnóstico precoce dos agravos à saúde relacionados ao trabalho, inclusive de natureza subclínica, além da constatação da existência de casos de doenças profissionais ou danos irreversíveis à saúde dos trabalhadores.

8 7.3 Responsabilidades do Empregador
a)Garantir a elaboração e efetiva implementação do PCMSO, bem como zelar pela sua eficácia; b)Custear sem ônus para o empregado todos os procedimentos relacionados ao PCMSO; c)Indicar, dentre os médicos dos Serviços Especializados em Engenharia de Segurança e Medicina do Trabalho – SESMT, da empresa, um coordenador responsável pela execução do PCMSO;

9 7.3 Responsabilidades do Empregador
d)No caso de a empresa estar desobrigada de manter médico do trabalho, de acordo com a NR 4, deverá o empregador indicar médico do trabalho, empregado ou não da empresa, para coordenar o PCMSO; e)Inexistindo médico do trabalho na localidade, o empregador poderá contratar médico de outra especialidade para coordenar o PCMSO.

10 7.3.2 – Compete ao médico coordenador
Elaborar o PCMSO Realizar os exames médicos ou delegar Solicitar e definir local para realização dos exames complementares

11 7.4 Desenvolvimento do PCMSO
Inclusão obrigatória dos seguintes exames: Admissional Periódico Retorno ao trabalho Mudança de função Demissional

12 Avaliações clínicas Admissional
Periódico Exposto a riscos, doenças crônicas : anual Demais trabalhadores : Anual quando < 18 e > 45 anos Cada 2 anos >18 e <45 anos Retorno ao trabalho: ausente por + 30 dias Mudança de função: riscos diferentes Demissional : até a data da homologação

13 Documentação do PCMSO Documento base escrito
Planejamento anual das ações de saúde Relatório anual # Setores da empresa # Avaliações clínicas # Exames complementares # Estatísticas – achados anormais # Enviado e discutido na CIPA

14 ATIVIDADE 1ª Parte: Elabore um texto, com suas próprias palavras, sobre os objetivos, diretrizes e responsabilidades do PCMSO.

15 ACI 2ª parte: 1- Como podemos definir Sistema de Gestão Integrada e quais os objetivos do mesmo? 2- Defina as etapas do 5W2H e elabore uma planilha utilizando o método (5W2H) na implantação do SGI. 3- Com suas palavras, diga o que você entende por qualidade.

16 ACI 4- Quais os princípios de gestão da qualidade?
5- Defina os “8s” e diga com suas palavras a importância da implantação desse programa nas empresas e na sua vida. 6- Defina SGQ, SGA e OHSAS e cite 03 requisitos em comum entre os três. 7- Qual a diferença entre um organograma e um fluxograma? Exemplifique graficamente cada um. 8- Qual a importância do PPRA em uma empresa? 9- Elabore uma tabela definindo cada risco e suas respectivas cores. Continua 

17 ACI 10- O que caracteriza os respectivos riscos:
Físico, Químico e Biológico. 11- Qual a diferença entre gases e vapores? E qual sua classificação? 12- Pesquise 03 atividades onde podemos identificar os riscos químicos e biológicos. Continua 


Carregar ppt "Módulo de Gestão Aplicada a SST – Segurança e Saúde do Trabalho – ACI"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google