A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Nomadismo X Sedentarismo.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Nomadismo X Sedentarismo."— Transcrição da apresentação:

1 Nomadismo X Sedentarismo.
Diferentes formas do homem se relacionar com o espaço

2 Povos nômades e sedentários
Povos nômades e sedentários. Você já ouviu algo sobre essas diferentes formas de vida?

3 Que está comumente sentado.
Leia a frase a seguir: “Ela está muito sedentária, pois fica o dia inteiro sentada na cadeira do escritório trabalhando e, quando sai de lá, não quer nem saber de atividade física.” O Dicionário Aurélio confirma isso com dois significados possíveis para a palavra: Que está comumente sentado. 2. Que se movimenta ou se exercita pouco. Atualmente o termo “sedentário” refere-se a alguém que não tem uma vida saudável, pois não faz atividade física, não é mesmo?!

4 Mas veja que interessante:
No mesmo Dicionário Aurélio, há um terceiro significado para a palavra “sedentário”. 3. Que tem habitação fixa. Vamos ver por que esse terceiro significado da palavra sedentário nos interessa?

5 Imagens 1 e 2: Vista da Vila de Mértola, ao sul de Portugal (Ver mapa).
As pessoas que moram nesta Vila podem ser chamadas de sedentárias, já que é provável que vivam em suas casas por longos anos e não tenham o hábito de trocar de habitações.

6 E isso não era uma problema! Ao contrário, era o modo de vida deles.
Houve um período em que os grupos de pessoas não tinham residência fixa. Não possuíam uma casa, por exemplo, como a grande maioria das pessoas hoje. Esses grupos de pessoas viviam da caça de animais e da coleta de alimentos. Por isso, sempre que o alimento se tornava escasso em uma região, eles partiam para outra. E isso não era uma problema! Ao contrário, era o modo de vida deles.

7 Hoje essas pessoas são conhecidas como nômades.
São aqueles que não possuem uma habitação fixa, vivem permanentemente mudando de um lugar para outro.

8 O nomadismo foi o primeiro modo de vida das civilizações
O nomadismo foi o primeiro modo de vida das civilizações. A falta de domínio de técnicas de agricultura ou de criação de animais deu aos nômades a característica de serem caçadores e coletores. Caçadores de animais e coletores de frutas, sementes, folhas, enfim, tudo aquilo que se possa retirar da natureza para ser utilizado como alimento. E, sempre que os alimentos se tornavam escassos, era necessário deslocar-se em busca de outras fontes de alimentação.

9 Percebemos, então, que o modo de vida dos nômades é contrário ao dos
sedentários. Lembram-se que o Dicionário Aurélio possui uma definição para a palavra sedentário, que diz que é alguém “Que tem habitação fixa” ? E nos dias atuais, você tem conhecimento de algum grupo social, algum povo que possa ser considerado nômade?

10 Já ouviu falar sobre os ciganos?
Os ciganos são um povo heterogêneo. Não possuem uma unidade, seja geográfica ou cultural. Estão dispersos por vários países em quantidade variada. No geral, optam pelo nomadismo. Não fixam residência e se deslocam com constância. Imagem 3: O pintor Vicent Van Gogh, na obra “As Caravanas”, de 1888, retratou o espírito nomadismo de um grupo de ciganos, em mais um de seus deslocamentos.

11 Podemos pensar que a vida sedentária trouxe consigo uma série de mudanças nas interações sociais dos seres humanos. A convivência intensa proporcionada pela sedentarização, pela fixação dos povos em um território, transformou as relações sociais em fenômenos bem mais complexos. Um exemplo é a produção de bens materiais. A garantia de permanecer em um local levou à especialização em certas tarefas, criando os ofícios. Se eu souber fazer bons vasos de cerâmica, poderei fazê-los e trocá-los com meu vizinho, que é um bom tecelão. Não é verdade?

12 E você, considera-se parte de um povo nômade ou sedentário?

13 Referências: FERREIRA, Aurélio Buarque de Holanda. Miniaurélio. 7ed. Curitiba: Ed. Positivo, 2008. COTRIM, Gilberto. História Global – Brasil e Geral. Volume Único. 8ed. SP: Ed. Saraiva, 2005. Imagem 1: Acesso em 19 de maio, 2014. Imagem 2: Acesso em 19 de maio, 2014. Imagem 3: _The_Caravans_-_Gypsy_Camp_near_Arles.JPG. Acesso em 19 de maio, 2014.

14


Carregar ppt "Nomadismo X Sedentarismo."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google