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NÃO ESTOU ENXERGANDO!!! O que fazer ?. Susto e Apreensão Nenhum vendedor espera que o óculos que vendeu dê errado ou seja que venha a ocorrer do usuário.

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1 NÃO ESTOU ENXERGANDO!!! O que fazer ?

2 Susto e Apreensão Nenhum vendedor espera que o óculos que vendeu dê errado ou seja que venha a ocorrer do usuário ficar insatisfeito;

3 Susto e Apreensão Antes de mais nada procure: Deixar o cliente falar a vontade pois ele está nervoso e louco para que alguém (você) o escute, e dê uma solução, certo; Respire fundo, pois com o impacto é comum nós nos perdermos a princípio pois nos pegou de Calça curta

4 Susto e Apreensão Primeiro peça para o cliente pacientemente relatar o que ocorre, anote suas principais queixas e se ele não souber o que ocorre, como por exemplo tá tudo ruim, você deve separar em partes para encontrar o problema ou incômodo.

5 Tomando Controle da Situação Depois do Primeiro impacto, agora devemos raciocinar para que possamos prestar o melhor atendimento. Providencie acomodação e papel/caneta para anotar as informações mais importantes e criar um check list de atendimento. Vamos criar um Roteiro de Atendimento E dividir em dois atendimentos: se Visão Simples ou se Progressivos.

6 Roteiro de Atendimento A Lente; O ajuste de armação; As medidas; Óculos antigo como parâmetro; Psicológico; Patológicos/fisiológicos; Erro de refração e/ou acuidade visual e/ou catarata.

7 Visão Simples A Lente: Verifique a Dioptria se está correta ou se as tolerâncias estão dentro das normas; Curva Base se está dentro do adequado; Material da lente com suas principais características: Índice de Refração, Número ABBE; Tratamentos envolvidos; Acabamento como polimento ou outro fator.

8 Visão Simples O ajuste de armação: Verifique se o ângulo Pantoscópico esta dentro do padrão; A Distância Vertice ou Vertex; Curvatura do frontal e ajuste das hastes; Se está torto no conjunto. As medidas: Verifique DNP (mais recomendado) Verifique Altura do Centro (recomendado)

9 Visão Simples Óculos antigo como parâmetro: Os óculos antigos nos falam muito, como este está sendo usado: se tortos, se com medidas fora, se com ângulo pantoscópico ou vértice fora ou outro fator. Psicológico: Aqui nós temos uma diversidade de situações desde não gostar de óculos até situações inusitadas como se arrependeu do tipo da armação, a esposa ou marido não gostou, ou até mesmo falar que não vai usar.

10 Visão Simples Patológicos/fisiológicos Neste ponto temos várias situações que impedem uma visão boa, (uma observação do ponto de vista técnico: não existe visão perfeita pois a capacidade visual é individual e limitada ao desempenho pessoal); Diabetes, pressão alta, alterações hormonais, etc. Interferência dos filtros (lentes escuras ou coloridas) que alteram a qualidade visual; Tipo do material da lente; Uso de lentes especiais para degeneração macular, daltonismo, etc.

11 Visão Simples Erro de refração e/ou acuidade visual e/ou catarata: Erro na refração em conseqüência de alteração corporal como a diabetes, gravidez, etc; Erro de refração por resposta inadequada do paciente; Capacidade de acuidade visual x resultado obtido; Catarata impedindo uma visão 20x20.

12 Lentes Progressivas A Lente, faça igual a visão simples e acrescente: Verifique se a adição aumentou, se manteve ou diminuiu, isso altera desenho mesmo mantendo o modelo; Mudança de marca/modelo pode significar alteração de parâmetro de uso; A surfaçagem pode ser feita com a presença de prisma total, prisma parcial ou sem prisma; NÃO se pode DESCENTRAR uma lente PROGRESSIVA.

13 Lentes Progressivas O ajuste de armação; Em caso de armações de acetato com ponte anatômica devemos tomar mais cuidado pois não é possível ficar ajustando caso note algum erro a troca de lente é inevitável; Em caso de armações com plaquetas é possível pequenos ajustes corrigindo altura errada mas DNP não é possível fazer.

14 Lentes Progressivas As medidas: Aqui são importantíssimo DNP correta e altura correta; Verifique falta ou excesso de convergência e avalie a lente que foi montada; Um ponto comum de ser encontrado, e pouco divulgado, ocorre quando existe vício de visão por montagem errada do óculos anterior quando isso ocorrer faça o seguinte:

15 Lentes Progressivas As medidas: (continuação) Primeiro pegue os óculos antigos e refaça as marcações de modo a saber onde se encontram as DNPs e Alturas originais com as quais o usuário se acostumou, observe e marque bem onde se localiza tendo como referência o centro da pupila; Segundo desmonte as lentes dos óculos novos e refaça as marcações com a Cruz de Montagem bem definida; Terceiro posicione as lentes soltas em frente aos olhos na posição correta do olhar que é como devem ser montadas peça para o usuário dizer como está a visão se ótimo, bom ou ruim;

16 Lentes Progressivas As medidas: (continuação) Lentamente movimente as lentes marcadas em direção a posição que estava as DNPs e Alturas dos óculos antigo e observe se o usuário começa a dizer que melhora a visão; Se isso ocorrer comente sobre o erro sem denegrir o trabalho anterior, cite que deve ter sido uma falha, e oriente que o correto é como está montado e que se for o caso estará montando de forma a corrigir aos poucos até chegar no ponto correto com o passar do tempo, OK

17 Lentes Progressivas Óculos antigo como parâmetro: Quando envolve medidas já vimos no tópico anterior, aqui trataremos do ajuste: Como ocorre com medidas, o usuário pode se acostumar com armação torta ou falta de ângulo pantoscópico ou mesmo curvatura errada e por aí vai, explique que o correto é como está e mantenha um trabalho de orientação, OK

18 Lentes Progressivas Psicológico: Présbita novo, o jovem présbita precisa primeiramente entender que a natureza é igual para todos, mais cedo ou mais tarde todos nós precisaremos usar óculos para perto, precisa ser orientado corretamente; Présbita já usuário, precisa manter a renovação da receita com período curto, não deixar muito tempo para renovação; Quanto mais tempo e maior a adição menor o campo de visão.

19 Lentes Progressivas

20 Patológicos/fisiológicos: Labirintite; Falta ou excesso de convergência; Instabilidade Visual por: Diabetes, pressão alterada, uso de algum medicamento que afeta a visão, etc. Alteração Hormonal por: Gravidez, menstruação (momentâneo), etc.

21 Lentes Progressivas Erro de refração e/ou acuidade visual e/ou catarata. O erro de refração como na visão simples; Acuidade visual cuidados ao buscar resultados, no primeiro exame ou na confecção da RX nem sempre consegue-se 20x20 portanto cuidado; A Presbiopia pode anteceder o surgimento da catarata e esse fato surge quando a adição está mais próximo de 3,00 D

22 Suporte Técnico dos Fornecedores Tenha em mãos os telefones dos Fabricantes, distribuidores ou parceiros; Se já fez o pré-atendimento informe de todos os detalhes; Se puder marque um encontro com o cliente final; APRENDA TODA VEZ QUE PUDER PRESENCIANDO O ATENDIMENTO.

23 Conclusão Na assistência entenda que existem sempre quatro fatores a serem levados em consideração: A lente com todos os quesitos de qualidades do produto; O usuário com todos os aspectos que compõem a característica Humana; O trabalho do profissional de refração e dos profissionais envolvidos com a confecção dos óculos; E você que está perante a situação para resolver o caso, portanto estude e esteja preparado.

24 Vencendo Desafios.... Afinal não é todo dia que entra um cliente assim...

25 Sucesso e Bons Negócios Obrigado

26 APOIADORES


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