A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO."— Transcrição da apresentação:

1 O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO

2 Estrutura desta apresentação O que são profissionais da informação? A informação no contexto organizacional Gerência de Recursos Informacionais Gestão do Conhecimento Uma visão ecológica da informação, seus usuários e agentes Competências distintivas e perspectivas de atuação para o profissional bibliotecário

3 Profissionais da Informação Bibliotecários Arquivistas, documentalistas Equipe técnica (programadores, analistas de sistema, administradores de bancos de dados, administradores de redes, etc.) Analistas gerenciais Analistas de negócios, de mercado, financeiros Gerentes e funcionários FONTE: DAVENPORT, 1998.

4 O Bibliotecário Especializado, de acordo com a Special Libraries Association Possui conhecimento especializado do contexto dos recursos informacionais; Conhece o negócio de sua organização ou cliente; Desenvolve e gerencia serviços de informação que se encontram alinhados com a direção estratégica de sua organização; Avalia necessidades de informação, projeta e implanta serviços de informação de alto valor agregado; Utiliza a tecnologia de informação apropriada para adquirir, organizar e disseminar a informação; Avalia as conseqüências do uso da informação e conduz estudos voltados para a solução dos problemas de gestão da informação; É membro integrante da equipe gerencial e consultor da organização em assuntos relativos à informação.

5 Novos contextos organizacionais Contexto tecnológico –computadores, micro-computadores, redes de computadores Outros aspectos do ambiente externo –expectativas de consumidores, cidadãos –amplitude do escopo de atuação das organizações Novas formas organizacionais –estruturas rasas –organizações em rede –trabalho à distância

6 Quanta Informação? Explosão informacional? Estima-se que a informação armazenada cresceu cerca de 30% por ano entre 1999 e 2002 Sociedade sem papéis? A quantidade de informação impressa em papel ainda cresce, mas a maior parte da informação nova impressa é produzida por pessoas na forma de documentos de escritório e enviada por correio - não em livros, jornais e periódicos A mídia impressa, em filmes e armazenada em meios magnéticos e óticos, correspondeu a cerca de 5 exabytes de informação nova em 2002. 92% desta nova informação foi armazenada em meios magnéticos, principalmente discos rígidos fonte: http://www.sims.berkeley.edu/research/projects/how-much-info- 2003/execsum.htm

7 Quanta Informação? Quanta informação nova por pessoa? Quase 800 MB de informação registrada é produzida por pessoa a cada ano. Isto equivale a uma pilha de livros com aproximadamente dez metros de altura A World Wide Web contém cerca de 170 terabytes de informação. Em volume, isto é dezessete vezes maior do que as coleções impressas da Biblioteca do Congresso Americano O e-mail gera cerca de 400 mil terabytes de nova informação a cada ano no mundo O Brasil tinha, em 2003, em 17,4 milhões de internautas. O número é 21,7% maior daquele registrado no ano anterior. No mundo, cerca de 825 milhões de pessoas navegam na Rede

8 Quanto vale um Exabyte? 2 kilobytes: uma página datilografada 1 megabyte: um romance pequeno ou um disquete de 3,5 polegadas 5 megabytes: obras completas de Shakespeare 500 megabytes: um CD-ROM. 1 gigabyte: uma caminhonete cheia de livros 1 terabyte: 50.000 árvores transformadas em papel impresso 10 terabytes: as coleções impressas da Biblioteca do Congresso americano 2 petabytes: todas as bibliotecas acadêmicas americanas 200 petabytes: todo o material impresso. 5 exabytes: todas as palavras já pronunciadas pelos seres humanos até hoje.

9

10 Ativos Informacionais Capital Intelectual Ativos Intangíveis Conhecimento Organizacional Gestão do Conhecimento Idéias Emergentes

11 Que uso as organizações fazem da informação? Para compreender mudanças e desenvolvimentos no seu ambiente externo Para produzir conhecimento novo por intermédio da aprendizagem organizacional Para tomar decisões

12 TEORIAS E MODELOS ORGANIZACIONAIS Liderança Situacional Administração por objetivos Teoria X vs. Teoria Y Análise TransacionalAnálise Transacional Qualidade total Desenvolvimento Organizacional Pensamento Sistêmico Benchmarking Certificação ISO9000 Balanced scorecard Reengenharia de processos Enterprise Resource Planning Customer Relationship Management Gestão do ConhecimentoGestão do Conhecimento

13 Gerência de Recursos Informacionais Origem na Comissão Federal sobre Fluxo de Papéis do Governo Americano, criada em meados da década de 70 Nessa época, as agências federais dos EUA produziam cerca de 10 bilhões de folhas de papel por ano, ao custo de 40 bilhões de dólares.

14 Definição de Gerência de Recursos Informacionais... o planejamento, gerenciamento, previsão orçamentária, organização, direcionamento, treinamento e controle associados com informação governamental. O termo abrange tanto a informação propriamente dita, quanto recursos relacionados, tais como pessoal, recursos financeiros e tecnologia. HORTON, F. W., MARCHAND, D. A. (Eds.) Information management in public administration. Arlington: IRP, 1982.

15 Componentes da GRI Administração Tecnologia da Informação Ciência da Informação Gerência de Recursos Informacionais

16 As Múltiplas Visões da Organização Finanças Produção Operações Estrutura organizacional Marketing Recursos humanos Informação? Conhecimento?

17 Usuários, Fornecedores, Repositórios, Estruturas de informação, Busca, Disseminação, Armazenamento, etc. PERSPECTIVA INFORMACIONAL DAS ORGANIZAÇÕES

18 Origens da Gestão do Conhecimento Desenvolvimento organizacional Gestão de competências NOVAS REALIDADES ORGANIZACIONAIS Aprendizagem organizacional DESENVOLVIMENTO DA TECNOLOGIA DA INFORMAÇÃO Computadores pessoais Desenvolvimento do software Redes Cultura organizacional CIÊNCIA DA INFORMAÇÃO Organização e tratamento da informação Bases de dados Estudos de usuários Gestão do Conhecimento Arquivologia Biblioteconomia

19 Ricardo R. Barbosa INTERLOGUS 2003 19 Gestão do Conhecimento: dilemas e controvérsias Informatização das organizações –Relacionamento das pessoas com as máquinas –Integração da TI nos tecidos organizacional e social –GC como o episódio mais recente no esforço de se otimizar a relação homem/ computador no contexto organizacional É conhecimento mesmo? –Dado, informação, conhecimento, sabedoria –Conhecimento tácito, implícito, explícito –Informação estruturada, informação não estruturada –Abordagem holística ou ecológica

20 Gestão do Conhecimento: dilemas e controvérsias É possível gerenciar o conhecimento? –Gestão da informação versus gestão do conhecimento –A criação do conhecimento pode ser gerenciada ou apenas facilitada? –Questão do comportamento e da cultura Gestores de conhecimento são necessários? –Chief Information Officer, Chief Knowledge Officer, Chief Learning Officer, etc. –Criação de cargos é uma solução? A gestão do conhecimento é mais uma moda ou veio para ficar?

21 Qualidade Total Ponzi, L. J., Ponzi, L. J., Koenig, M. Knowledge management: another management fad? Information Research, vol. 8 n. 1, October 2002Koenig, M.

22 Reengenharia Ponzi, L. J., Ponzi, L. J., Koenig, M. Knowledge management: another management fad? Information Research, vol. 8 n. 1, October 2002Koenig, M.

23 Gestão do Conhecimento Ponzi, L. J., Ponzi, L. J., Koenig, M. Knowledge management: another management fad? Information Research, vol. 8 n. 1, October 2002Koenig, M.

24 Gestão do Conhecimento em diversas áreas disciplinares 1996- 2001 Disciplina199619971998199920002001 Ciência da Computação35.7% 43.1%42.0%38.8%28.7%36.2% Negócios 21.4%16.9%32.4%25.6%18.0%20.7% Administração42.9% 7.7% 5.3%12.8%13.2%17.2% CI e Biblioteconomia15.4%10.6% 7.9%16.9%14.2% Engenharia10.8% 4.3% 8.6%13.6% 7.7% Psicologia 6.2% 5.3% 1.7% 1.8% 1.5% Ciências multidisciplinares 2.0% 4.0% Energia e combustíveis 0.7% 3.7% 0.7% Ciências Sociais 1.7% Pesq. Operac. e Cienc. Adm. 1.0% Planejamento e Desenvolv. 1.0% Total: 14 65 207 407 272 401 Amplitude interdisciplinar: 3 6 6 10 8 8 Ponzi, L. J., Ponzi, L. J., Koenig, M. Knowledge management: another management fad? Information Research, vol. 8 n. 1, October 2002Koenig, M.

25 Desafios para a Gestão do Conhecimento Desenvolvimento de mais uma forma de olhar as organizações –Talvez a questão mais complexa, pois envolve mudanças de conceitos e perspectivas profundamente arraigadas Inserção na pauta da discussão estratégica –A gestão do conhecimento deve ser discutida juntamente com outros temas relevantes –A discussão não pode ficar restrita às áreas de TI e RH, dentre outras –Abordagem holística ou ecológica –Gestor do conhecimento é necessário? Como lidar com o conhecimento tácito –O conhecimento é gerenciável? –Compartilhamento do conhecimento considerado por muitos o calcanhar de Aquiles da GC Envolvimento de diferentes tipos de profissionais –administração, computação, informação

26 Uma visão do mundo sob o prisma da informação Coleções e seus diferentes suportes Usuários/clientes Estruturas de informação Produtos e serviços de informação Ambientes de uso da informação

27 Estrutura de Usuários de Informação Educação Básica Educação Superior Exercício Profissional Cidadania

28 Estrutura de Agentes de Informação Biblioteca Escolar Biblioteca Pública Biblioteca Universitária Biblioteca Especializada Serviço de Informação

29 Estrutura de Produtos e Serviços de Informação Biblioteca Escolar Biblioteca Pública Biblioteca Universitária Biblioteca Especializada Serviço de Informação Valor agregado - +

30 Estrutura de Produtos e Serviços de Informação Biblioteca Escolar Biblioteca Pública Biblioteca Universitária Biblioteca Especializada Serviço de Informação Grau deEstrutura + -

31 Processo de Gerenciamento da Informação Determinação de exigências informacionais Obtenção e tratamento DistribuiçãoUso

32 Conhecimentos profissionais distintivos do profissional bibliotecário Organização e tratamento da informação –da biblioteca tradicional a redes mundiais Estudo de usuários Gestão de unidades de informação –planejamento –elaboração de produtos e serviços Políticas de informação –no plano organizacional –no plano social

33 Perspectivas profissionais Promissoras? O que deve ser feito? –Imagem do profissional, das unidades de informação, das escolas e departamentos Papel da Universidade –Currículos –Denominações –Integração disciplinar Papel das entidades profissionais –Visão ecológica Educação continuada –Ênfase na tecnologia

34 Novo desafio: gestão da informação e do conhecimento pessoais Acúmulo da documentação pessoal –documentos em papel –documentos digitais –marcadores e favoritos –discos rígidos –etc. E mais... –virus –invasões pela Internet –etc.

35 Capacitação em Gerenciamento da Informação e do Conhecimento Pessoais –internet: fontes e ferramentas –segurança e privacidade na Web –elaboração de bases de dados bibliográficos –produção de documentos eletrônicos –classificação e indexação de documentos eletrônicos –técnicas de registro documental –produção de documentos –etc.


Carregar ppt "O PROFISSIONAL DA INFORMAÇÃO E A GESTÃO DO CONHECIMENTO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google