A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas."— Transcrição da apresentação:

1 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas em Portugal

2 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade A igualdade entre mulheres e homens é uma questão transversal que abrange todos os domínios sociais. Torna-se indispensável, como condição para uma mais eficaz intervenção, a integração da perspectiva de género nos vários níveis e áreas da acção da Caritas. CONTEXTO

3 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade A Caritas Portuguesa valoriza como estratégia de resposta a combinação de instrumentos especificamente dirigidos a esta prioridade de política, com uma abordagem transversal que promova a integração da perspectiva de género nos diferentes rotinas da rede Caritas em Portugal. ESTRATÉGIA

4 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade TERRITÓRIO Zona Norte Zona Centro Zona Lisboa e Vale do Tejo Zona Alentejo Zona Algarve O plano para a igualdade na rede Cáritas IGUALITAS será implementado através de 5 candidaturas nacionais. Será liderado pela Cáritas Portuguesa e aplicado em cada uma das zonas do país.

5 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade DURAÇÃO Cáritas Diocesanas – 18 meses 1 de Abril de 2009 a 30 de Setembro de 2010 Cáritas Portuguesa - 24 meses 1 de Outubrode 2008 a 30 de Setembro de 2010

6 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade OBJECTIVOS Zona Norte Zona Centro Zona Lisboa e Vale do Tejo Zona Alentejo Zona Algarve Promover o conhecimento aprofundado da temática da Igualdade de Género na rede Cáritas em Portugal. Mobilizar e envolver os/as actores/as determinantes para a efectivação da Igualdade de Género em meio organizacional da rede Cáritas. Promover, disseminar e transferir valores e práticas subjacentes à promoção da Igualdade de Género em contexto de intervenção de proximidade. Promover, disseminar e transferir recursos técnico-pedagógicos sobre a Igualdade de Género. Contribuir para desenvolver e implementar nas organizações acções positivas e políticas de recursos humanos que promovam a Igualdade de Género. Integrar nas rotinas administrativas, procedimentos que promovam a perspectiva de género.

7 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade ACTIVIDADES Actividade 1 - Estudo / Diagnóstico – A Igualdade de Género na Rede Cáritas Uma equipa externa promoverá um estudo para conhecimento da situação comparada entre mulheres e homens e das relações de género na vida da Caritas em Portugal. Actividade 2 - Formação para Dirigentes e Chefias Técnicas A Caritas Portuguesa organizará 2 Acções a nível nacional com uma carga horária de 35 horas em e-Learning. Actividade 3 – Formação para Animadores/as, Formadores/as e Agentes de Intervenção de Proximidade da Rede Cáritas Cada Cáritas Diocesana organizará 1 acção de formação em Igualdade de Género com uma carga horária12 horas + 6 horas. Actividade 4 –Acções de Sensibilização na área da igualdade de género Cada Cáritas Diocesana realizará duas acções de sensibilização por, apoiadas por uma exposição itinerante em cada uma das Cáritas aderentes.

8 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade ACTIVIDADES Actividade 5 – Sessões de e-reflexão A Cáritas Portuguesa promoverá duas sessões de reflexão à distância sobre Igualdade de Género destinada aos/às dirigentes e técnicos/as de todas as Cáritas Diocesanas Actividade 6 – Elaboração e readaptação de instrumentos orientadores para a Igualdade de Género A equipa de estudo elaborará de um caderno orientador que sugira um conjunto de mecanismos facilitadores da integração da perspectiva de género, nomeadamente ao nível dos procedimentos técnico-administrativos. Actividade 7 - Criação da figura do/a Animador/a para a Igualdade de Género Cada Cáritas Diocesana nomeará a figura do/a Animador/a para a IG, por forma a constituir um elemento dinamizador e orientador das directrizes no âmbito da implementação de medidas para a IG.

9 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade ACTIVIDADES Actividade 8 - Readaptação da formação inicial para novos colaboradores. A Cáritas Portuguesa implementará um reajuste no curso Acolhimento a novos colaboradores da Rede Cáritas através da introdução de um módulo sobre Igualdade de Género. Actividade 9 – Jornada de Trabalho A Cáritas portuguesa organizará no âmbito do Conselho Geral um momento de reflexão e trabalho com vista ao debate das conclusões resultantes do estudo e à consequente produção de recomendações passíveis de ser introduzidas no quotidiano da rede Cáritas, para todos/as os/as decisores/as e técnicos/as da Rede Cáritas Actividade 10 - Acompanhamento e Avaliação Uma equipa de estudo externa fará o acompanhamento e a avaliação de todo o projecto.

10 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade PARCEIROS Zona Algarve - Caritas Diocesana do Algarve Zona Norte - Caritas Diocesana de Viana do Castelo e Caritas Arquidiocesana de Braga e Caritas Diocesana do Porto Zona Centro - Caritas Diocesana de Aveiro, Caritas Diocesana de Coimbra, Caritas Diocesana do Lamego, Caritas Diocesana de Viseu e Caritas Diocesana da Guarda. Zona Lisboa e Vale do Tejo - Caritas Diocesana de Setúbal Zona Alentejo - Caritas Diocesana de Évora, Caritas Diocesana de Beja, Caritas Diocesana de Portalegre. ENTIDADES EXTERNAS Entidade Formadora – Formajuda Entidade avaliadora - Questão de Igualdade Entidade que efectuará o estudo - Questão de Igualdade

11 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade Responsabilidades das Cáritas Diocesanas Nomear o "Animador para a igualdade"; Responder administrativamente ao projecto; Participar em reuniões de gestão do projecto; Responder a questões levantadas pelo estudo; Angariar 2 ou 3 formandos/as e acompanhamento da formação; Angariar uma turma de 15 formandos (as) e acompanhamento da formação; Organizar e dinamizar duas acções de sensibilização; Participar, através do seu Animador para a igualdade nas 2 sessões skype; Implementar as recomendações na sua organização; Organizar e dinamizar duas acções de sensibilização; Implementar as recomendações na sua organização; Participar no Cons. Geral Cáritas no âmbito do seminário final; Responder a questões levantadas pela avaliação.

12 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade Gestão do projecto A Cáritas Portuguesa concentrará a gestão do processo técnico- administrativo-financeiro e fará a ligação com a CIG (Comissão para a Cidadania e Igualdade de Género). A implementação local das actividades, bem como a recolha e o envio da documentação de suporte, é da responsabilidade de cada Cáritas Diocesana. Cada Cáritas Diocesana terá um técnico/a (Mediador/a para a Igualdade) com responsabilidades de implementação local das de actividades e de efectuar a ligação com a gestão do projecto a nível nacional.

13 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade Gestão do projecto on-line Na plataforma on-line será efectuada a gestão do projecto. Esta plataforma alojada na Internet, permite que pessoas (grupos) independentes interajam colaborativamente entre si de forma muito fácil. De acesso restrito, terá as seguintes componentes: Calendário de actividades, reuniões e eventos. Alojamento de todos os documentos estruturantes do projecto (apresentação, candidatura, orçamentos, documentos modelo…) Fórum de dúvidas técnicas e financeiras. Sala de chat (troca de ideias entre técnicos/as do projecto)

14 Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção Planos para a Igualdade Contactos (Directora) Rita Valadas Técnico/a Jorge Matias Morada: Praça Pasteur, nº 11- 2º esq Lisboa Tel: Fax:


Carregar ppt "Eixo Prioritário 7 – Igualdade de Género Tipologia de intervenção 7.2 - Planos para a Igualdade PROJECTO IGUALITAS Plano para a Igualdade na rede Cáritas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google