A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Padrões evolutivos Surgimento dos amniotas Filo Chordata (Cordados) Âmnio: membrana que envolve completamente o embrião e delimita uma cavidade cheia de.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Padrões evolutivos Surgimento dos amniotas Filo Chordata (Cordados) Âmnio: membrana que envolve completamente o embrião e delimita uma cavidade cheia de."— Transcrição da apresentação:

1 Padrões evolutivos Surgimento dos amniotas Filo Chordata (Cordados) Âmnio: membrana que envolve completamente o embrião e delimita uma cavidade cheia de líquido que protege contra choques mecânicos e evita o ressecamento do embrião. Alantóide: vesícula que se origina na região posterior do intestino do embrião. Realiza troca de gases e armazenamento de excretas. Em répteis e aves o alantoide realiza a absorção de minerais presentes na casca dos ovos e incorporação no esqueleto, facilitando a saída do animal ao nascer Córion: membrana fina que envolve os outros anexos embrionários. Em répteis e aves junta-se com o alantóide para formar o alantocórion, com função respiratória. Saco vitelino: bolsa cheia de vitelo, substância nutritiva que alimenta o embrião em desenvolvimento.

2 Classe Reptilia (Répteis) Primeiros vertebrados que conquistaram definitivamente o ambiente terrestre. Dominaram esse ambiente na Era Mesozoica (de 225 a 65 milhões de anos atrás), diversificando-se em centenas de espécies, incluindo os dinossauros. Pele queratinizada (constituída por queratina ), resistente à desidratação (queratina é impermeável) e ao atrito provocado na locomoção em ambiente terrestre. Pele com estruturas córneas: placas, escamas, garras, etc. Filo Chordata (Cordados)

3 Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: - Crocodilia: jacarés, crocodilos, aligatores Filo Chordata (Cordados)

4 Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: - Chelonia (quelônios): jabutis, cágados, tartarugas. Filo Chordata (Cordados)

5 Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: -Squamata: 2 subordens: - Lacertilia: lagartos terús, lagartixas, camaleões, dragão de Komodo, etc. Filo Chordata (Cordados)

6 Classe Reptilia (Répteis) Existem 3 ordens importantes: -Squamata: 2 subordens: - Lacertilia: lagartos terús, lagartixas, camaleões, dragão de Komodo, etc. - Ophidia: cobras, serpentes e víboras Filo Chordata (Cordados)

7 Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Tegumentar: pele quase sem glândulas, seca e impermeável devido à queratina, evitando a desidratação. Alguns répteis vivem na água em função dos hábitos alimentares. Contudo, retornam à terra para respirar e para a postura dos ovos. Sistema respiratório: respiração exclusivamente pulmonar. O pulmão tem maior área de trocas gasosas do que o pulmão de um anfíbio. Isso compensando a inexistência de respiração cutânea, visto que a pele é impermeável. Filo Chordata (Cordados)

8 Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Circulatório: coração com 4 cavidades (2A e 2V). Porém, as cavidades se comunicam, havendo mistura de sangue arterial e venoso (circulação incompleta). Nos crocodilianos os ventrículos não se comunicam, mas há mistura de sangue arterial devido à presença do forâme de Panizza. Filo Chordata (Cordados) pulmonary artery (PA) RAt, right atrium; LAt, left atrium, RV, right ventricle; LV, left ventricle; RA, right aorta; LA, left aorta

9 Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Circulatório: coração com 4 cavidades (2A e 2V). Porém, as cavidades se comunicam, havendo mistura de sangue arterial e venoso (circulação incompleta). Nos crocodilianos os ventrículos não se comunicam, mas há mistura de sangue arterial devido à presença do forâmen de Panizza. Sistema Excretor: excretam ácido úrico, um tipo de excreta nitrogenada menos tóxica que amônia e ureia. O ácido úrico é eliminado sob a forma de uma pasta semissólida. Filo Chordata (Cordados) Sistema Reprodutor: dioicos, com fecundação interna e desenvolvimento direto. Os ovos têm casca calcária que protege o embrião contra choques mecânicos e, internamente ao ovo, estão os anexos embrionários, estruturas formadas a partir de tecidos embrionários e maternos que assistem ao desenvolvimento embrionário fora do ambiente aquático.

10 Classe Reptilia (Répteis) Fisiologia geral dos répteis: Sistema Circulatório: coração com 4 cavidades (2A e 2V). Porém, as cavidades se comunicam, havendo mistura de sangue arterial e venoso (circulação incompleta). Nos crocodilianos os ventrículos não se comunicam, mas há mistura de sangue arterial devido à presença do forâmen de Panizza. Sistema Excretor: excretam ácido úrico, um tipo de excreta nitrogenada menos tóxica que amônia e ureia. O ácido úrico é eliminado sob a forma de uma pasta semissólida. Filo Chordata (Cordados) Assim como em anfíbios, as características dos sistemas respiratório e circulatório em répteis não permitem que o metabolismo do animal seja eficiente o bastante para manter a temperatura corporal de forma independente da temperatura ambiental. Portanto, são animais caracterizados com sangue frio, tecnicamente referidos como pecilotermos ou heterotermos.

11

12 Modelos de corações de vertebrados: 1.Répteis 2.Anfíbios 3.Peixes 4.mamíferos


Carregar ppt "Padrões evolutivos Surgimento dos amniotas Filo Chordata (Cordados) Âmnio: membrana que envolve completamente o embrião e delimita uma cavidade cheia de."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google