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MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 2 Prof.(a): Gledsnelly Nascimento.

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1 MÓDULO GESTÃO DE PESSOAS AULA 2 Prof.(a): Gledsnelly Nascimento

2 - RELEMBRAR O QUE É GESTÃO POR COMPETÊNCIA ; -ENTENDER O PAPEL DOS RECURSOS HUMANOS; -CONHECER OS PROGRAMAS DE CAPTAÇÃO E RETENÇÃO DE PESSOAS, FLUXOS E ROTINAS. Competências a serem trabalhadas

3 OS RISCOS OCUPACIONAIS RELEMBRANDO CONCEITOS:

4 O QUE É SISTEMA DE GESTÃO DE PESSOAS RELEMBRANDO CONCEITOS: Funções do sistema de gestão de pessoas: capacitar, manter e desenvolver pessoas em função de suas competências. (Conjunto de conhecimentos, habilidades e atitudes que possibilitam desempenhar determinada função na busca de resultados concretos). C.H.A.

5 A gestão de pessoas divide-se em: Provisão de recursos humanos; Aplicação de recursos humanos; Desenvolvimento de recursos humanos; Recompensar pessoas; Manutenção de recursos humanos; Monitoração de recursos humanos. RELEMBRANDO CONCEITOS:

6 Recursos Humanos RH ou Gestão de Recursos Humanos, é o que chamamos de conjunto dos empregados ou dos colaboradores de uma organização. Também a função que ocupa para recrutar,selecionar,desenvolver, gerir, nortear os colaboradores na direção dos objetivos e metas da empresa e realizar programas para retenção de talentos. O objetivo básico que persegue a função de Recursos Humanos é alinhar as políticas de RH com a estratégia da organização.

7 3 Considerando que os objetivos organizacionais são atingidos por meio da gestão com pessoas, é correto afirmarmos que deve existir foco, eficácia e pro-atividade nos processos de recrutamento, seleção, acompanhamento, orientação e desenvolvimento de seus colaboradores. Porquê? Recursos Humanos

8 Metas do Setor de Recursos Humanos Promover o constante preparo por parte de seus colaboradores para enfrentar o mercado (capacitação profissional e desenvolvimento de competências); Manter seu sistema de departamento pessoal atualizado e modernizado, de acordo com práticas e tecnologias utilizadas no mercado, garantindo a aplicação das questões legais. 4

9 Entendendo Recursos Humanos Manter processos otimizados, com fluxos bem definidos e integrados ao Sistema de Gestão da Qualidade. Ter uma visão e atuação de sustentabilidade social e ambiental. 4

10 Recursos Humanos 5 Garantir a eficácia do trabalho com o objetivo de alterar resultados Capacidade e habilidade para criar suas políticas e metas identificando e analisando as constantes necessidades da organização e de seus colaboradores dentro de uma visão globalizada.

11 5 Obtenção do comprometimento de seus colaboradores com os resultados e metas. Maximizar os investimentos para as pessoas. Preparar sempre toda a empresa para o futuro, conscientes do cenário e mercado atual. Criar um cenário favorável para que as pessoas compartilhem o que sabem, abertamente, para usarem todo poder de criar algo. Recursos Humanos

12 RECRUTAMENTO E SELEÇÃO (Vídeo)

13 Recrutamento(Captação) Conforme Chiavenato, recrutamento é o conjunto de procedimentos que visa atrair candidatos potencialmente qualificados e capazes de ocupar cargos dentro da organização. 4

14 Etapas do Recrutamento 5 Planejar a necessidade de novos funcionários. Conseguir os candidatos adequados à vaga (interno ou externo). Decidir quem contratar (seleção). Providenciar que a pessoa selecionada assuma sua vaga (integração/treinamento).

15 Recrutamento Pontos importantes a serem observados pelo responsável do processo: Pontos importantes a serem observados pelo responsável do processo: Triagem de currículos. Triagem de currículos. Definição clara do perfil desejado. Definição clara do perfil desejado. Ter a descrição do cargo da vaga em aberto. Ter a descrição do cargo da vaga em aberto. Interação do RH com o solicitante da vaga. Interação do RH com o solicitante da vaga. O profissional responsável pelo recrutamento deve ser cuidadoso e objetivo. O profissional responsável pelo recrutamento deve ser cuidadoso e objetivo. Conhecer e entender a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores da empresa. Conhecer e entender a missão, a visão, os objetivos estratégicos e os valores da empresa. 6

16 7 Fatores importantes no Processo de Planejamento de novos funcionários Levantamento preciso das áreas demandantes de pessoal novo. Necessidade de substituições(promoções e/ou desligamentos). Análise de desempenho (avaliação interna) de possíveis funcionários para promoção.

17 8 Fatores importantes no Processo de Planejamento de novos funcionários Custo de Seleção (consultoria e/ou RH), Análise de cargos e salários (DP – RH), Custo com treinamento.

18 Principais fontes utilizadas para o Recrutamento 9 Anúncios (revistas, jornais,TV e rádio) Divulgação em Universidade Indicação de funcionários (amigos) Agências de emprego e/ou Consultoria de RH Internet / Web – páginas das próprias empresas.

19 Tipos de Recrutamento O recrutamento pode ser: interno ou externo. interno ou externo. 11

20 Recrutamento Interno Busca pelo profissional que trabalha na própria empresa, através de remanejamento de empresa, através de remanejamento de colaboradores, promoções ou transferências. colaboradores, promoções ou transferências.

21 Recrutamento Interno Vantagens: Valorização e reconhecimento do colaborador Valorização e reconhecimento do colaborador Menor custo e menor tempo Menor custo e menor tempo Desempenho e potencial conhecidos Desempenho e potencial conhecidos Clima organizacional em alta. Clima organizacional em alta. 11

22 12 Desvantagens : Desmotivação dos colaboradores não aprovados; Excesso de competitividade entre os participantes; Não adaptação do profissional promovido; Não renovação da cultura da empresa; Recrutamento Interno

23 Este tipo de recrutamento tem como objetivo buscar novo gás para a empresa no mercado de trabalho. 13 Recrutamento Externo

24 Vantagens: Traz novas ideias para a organização, Renova e enriquece os recursos humanos da organização. 13 Recrutamento Externo Desvantagens: Competências e características da personalidade dos candidatos são desconhecidas, O processo é mais longo, caro e requer maior investimento no processo de adaptação do novo colaborador.

25 Fluxo de Recrutamento e Seleção Externo 15 Inscrições Análise de Currículo Revista Entrevista Testes Dinâmica Seleção Resultado

26 Seleção Porquê e para quê as empresas selecionam? 16

27 Seleção Segundo Paul Spector, o objetivo da seleção é contratar pessoas com probabilidade de serem bem sucedidas no trabalho. O processo de seleção compreende técnicas e métodos mais complexos, porém ele sugere uma abordagem mais científica e estatística, que envolvem a participação e a experiência do psicólogo organizacional. O processo de seleção compreende técnicas e métodos mais complexos, porém ele sugere uma abordagem mais científica e estatística, que envolvem a participação e a experiência do psicólogo organizacional.

28 Principais Técnicas do Processo Seletivo Entrevistas; Entrevistas; Dinâmica de grupo; Dinâmica de grupo; Provas situacionais; Provas situacionais; Avaliações psicológicas. Avaliações psicológicas.

29 Seleção 19 Entrevista Entrevista - É realizada com quem passou pelo processo de recrutamento. Tem o objetivo de aprofundar as informações do currículo e conhecer melhor o candidato. Dinâmica de Grupo Dinâmica de Grupo - São atividades aplicadas com objetivo de analisar o desempenho do candidato em equipe e detectar comportamentos e competências compatíveis ao cargo pretendido.

30 Seleção 20 Provas Situacionais Provas Situacionais – São simulações de problemas rotineiros ocorridos na empresa em que o candidato deverá atuar como se já estivesse contratado. Avaliação Psicológica Avaliação Psicológica – São vários testes aplicados durante o processo seletivo para analisar a intelectualidade,personalidade e a coordenação motora do candidato.

31 ATIVIDADE 1. Por que RH precisa ter uma visão estratégica do negócio? 2. Pensando no atual mercado de trabalho descreva o perfil ideal do Técnico em administração. 3. Após desenhar o perfil do técnico em administração ideal, descreva agora seus pontos fortes em relação à profissão e pontos de melhoria e/ou a serem desenvolvidos.

32 ATIVIDADE Utilize o guia Minha atividade é SFO! Disponível no AVA Arquivo exclusivamente em word (.doc ou.docx) Arquivo exclusivamente em word (.doc ou.docx)

33 NOSSA ATIVIDADE DEVE TER OS SEGUINTES TÓPICOS: Nossa atividade deve ter os seguintes tópicos: : Capa: + Nome do Aluno + Nome do Polo + Nome do Tutor + Módulo + Disciplina + Nome do Professor + Nº da Atividade. Sumário: Tópicos da atividade e sua localização na atividade (nº da página). Introdução: Suas considerações sobre a atividade. Desenvolvimento: Apresentação de todos os tópicos da atividade, atendendo ao solicitado pelo Professor, sempre mostrando sua própria produção. Lembrando que cada tópico corresponde a um subtítulo, que deve estar destacado do texto. Conclusão: Suas considerações finais. Devem ser exclusivamente suas! Bibliografia/Fonte de Pesquisa: Links e livros consultados (Revistas técnicas também são uma ótima opção de pesquisa!) Utilize o Guia Minha Atividade é SFO! Disponível no AVA. Utilize o Guia

34 ATIVIDADE EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. EVITE DEIXAR A POSTAGEM DE SUA ATIVIDADE PARA O ÚLTIMO DIA. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. FAZENDO ISSO, IMPREVISTOS NÃO VÃO LHE PREJUDICAR. * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA * LEMBRANDO QUE SUA ORGANIZAÇÃO TAMBÉM ESTA SENDO AVALIADA DATA E HORÁRIO DA ENTREGA DA ATIVIDADE ESTÃO NO FORUM.

35 BOA NOITE! (Vídeo motivacional)


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