A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Correção de textos. Texto 1 Esclarecemos, ainda, que a situação levou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) a constituir.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Correção de textos. Texto 1 Esclarecemos, ainda, que a situação levou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) a constituir."— Transcrição da apresentação:

1 Correção de textos

2 Texto 1 Esclarecemos, ainda, que a situação levou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) a constituir um grupo especial com a Secretaria de Segurança, a Polícia Federal, o Comando Militar do Leste e a Polícia Rodoviária Federal, para atuar na campanha deste ano. Neste contexto, de invasão do mundo político pelo crime organizado, a Lei da Ficha Limpa ganha ainda maior relevância.

3 correção O Neste contexto( retirar a vírgula) de invasão do mundo político pelo crime organizado, a Lei da Ficha Limpa ganha ainda maior relevância.

4 Texto 2 Caraguatatuba passará a exigir ficha criminal de quem quizer ocupar algum imóvel na cidade na temporada.

5 Correção O Caraguatatuba passará a exigir ficha criminal de quem quiser ocupar algum imóvel na cidade na temporada.

6 Texto 3 Identifique os erros nos seguintes textos: a) Exemplo de ação de carater social que envolve os carteiros e tem tido grande recepitividade é o Papai Noel nos Correios. Desde 1997, quando se transformou em projeto corporativo, passou a ser desenvolvido em todas 28 diretorias regionais. b) Em 2009, dois estados testaram um novo modelo para o projeto, segundo o qual só pode participar crianças que cursam até o último ano da 1.ª etapa do ensino fundamental (ou seja, até o 4.º ou 5.º ano) de instituições de ensino públicas (municipais, estaduais ou federais), além de crexes e abrigos. c) A intenção é contribuir para o alcance do 2.º objetivo de desenvolvimento do milenio da ONU: educação basica de qualidade para todos. d) Em 2009, os Correios receberam cartas, de todos os estados brasileiros, sendo que 21% foi adotado e atendido, por pessoas, que desejavam colaborar para um Natal mais solidário. e) Os presentes são recebidos nas agências e entregues em regiões carentes dos grandes centros urbanos, por carteiros ou outros empregados dos Correios, às crianças que escreveram as cartas

7 resposta a) Correção: - caráter - receptividade b) Correção: podem participar - creches c) Correção: básica, milênio d) Correção: 21% foram adotadas – retirar vírgulas em, por pessoas, e)Falta ponto final e colocar vírgula antes do adjunto adverbial

8 Texto 4 O trecho Mas os dados escondem um retrato brasileiro que pede atenção: os homens continuam vivendo menos do que as mulheres. pode ser reescrito, mantendo-se a correção gramatical e o sentido original do texto, da seguinte forma: Os dados porém, mascaram uma fasceta do país que devemos prestarmos atenção: as mulheres tem apresentado mais longevidade que os homens.

9 Correção O "Os dados, porém, mascaram uma faceta do país a que devemos prestar atenção: as mulheres têm apresentado mais longevidade que os homens."

10 Texto 5 Visto apenas pelo ângulo econômico, o problema da exploração da mão de obra infantil, é ao mesmo tempo reflexo e impecílio para o desenvolvimento. Quando crianças e adolescentes deixam de estudar para entrar precocemente no mercado de trabalho, trocam um futuro mais promissor pelo ganho imediato.

11 Correção Visto apenas pelo ângulo econômico, o problema da exploração da mão de obra infantil é, ao mesmo tempo, reflexo e empecílio para o desenvolvimento. Quando crianças e adolescentes deixam de estudar para entrar precocemente no mercado de trabalho, trocam um futuro mais promissor pelo ganho imediato.

12 Identifique o(s) erro(s) nas frases abaixo, corrija-o(s) e justifique: 1. Nas grandes cidades industriais, a população aspira a um ar poluído e insuportável. 2. Eles aspiram o cargo de presidente da empresa de saneamento básico. 3.Me esqueci de algumas passagens da minha infância.

13 Correções 1. Tipo de erro: Regência verbal Erro:... aspira a um ar poluído e insuportável. Correção:... aspira um ar poluído e insuportável. Justificativa: O verbo aspirar, no sentido de respirar, inspirar, é transitivo direto. Não aceita a preposição a.

14 Correções 2. Tipo de erro: Regência Verbal Erro:... aspiram o cargo... Correção: aspiram ao cargo... Justificativa: O verbo aspirar, no sentido de pretender, desejar, é transitivo indireto e exige a preposição a.

15 Correções 3. Tipo de erro: Colocação pronominal Erro: Me esqueci de... Correção: Esqueci-me de... Justificativa: Não se inicia oração com pronome oblíquo átono.

16 Identifique o(s) erro(s) nas frases abaixo, corrija-o(s) e justifique: 4. Os marinheiros, assim que o navio atracou no cais, desceram à terra. Saborearam um tutu a mineira, num restaurante aconchegante à cem metros dali, mais ou menos as sete horas da noite. 5. O diretor informou ao aluno de que sua nota havia sido adulterada. Se sentindo ofendido ele retornou a casa paterna.

17 Correção 4. Tipo de erro: Crase Erro:...desceram à terra tutu a mineira à cem metros dali as sete horas da noite Correção:...desceram a terra tutu à mineira a cem metros dali às sete horas da noite Justificativa: Não se usa crase diante da palavra terra, quando esta significar chão firme e estiver em oposição a bordo. Emprega-se crase nas locuções adverbiais femininas tutu à mineira Não se emprega crase diante de numerais. A não ser que indiquem horas. Emprega-se crase diante de numerais que indiquem horas.

18 Correção 5. Tipo de erro: Regência Verbal / Crase / Colocação Pronominal Erro:... informou ao aluno de que... A frase apresenta dois objetos indiretos para o mesmo verbo. Se sentindo... retornou a casa paterna Correção:... informou ao aluno que... ou... informou o aluno de que... Sentindo-se retornou à casa paterna Justificativa: O verbo informar é transitivo direto e indireto, necessita de um objeto direto e um objeto indireto, para completar-lhe o sentido. Não se inicia oração com pronome oblíquo átono. Usa-se o acento indicativo de crase quando a palavra casa vier caracterizada.

19 6. As vezes espanto-me com fatos corriqueiros. 7. Entregue à ela este documento e lhe diga para devolver as 14h em ponto, porque ainda não corrigi-o. 8. Alguém disse-me que o filme que ele assistiu é muito ruim, mas mesmo assim vou no cinema hoje. 9. Lembrei da data de seu aniversário, mas não esqueci-me o seu nome.

20 Correção 6. Tipo de erro: Crase / Colocação Pronominal Erro: As vezes / espanto-me Correção: Às vezes me espanto Justificativa: Emprega-se crase nas locuções adverbiais femininas. Não se inicia oração com pronome oblíquo átono.

21 Correção 7. Tipo de erro: Crase / Colocação pronominal Erro: Entregue à ela / lhe diga / as 14h / não corrigi-o Correção: Entregue a ela / diga-lhe / às 14h / não o corrigi Justificativa: Não se usa crase diante de pronome pessoal do caso reto; não se inicia oração com pronome oblíquo átono; emprega-se crase diante de numerais indicando horas; Palavras de sentido negativo atraem o pronome oblíquo átono para antes do verbo.

22 Correção 8. Tipo de erro: Colocação pronominal / Regência Verbal Erro: Alguém disse-me /... que ele assistiu / vou no cinema Correção: Alguém me disse /... a que ele assistiu / Vou ao cinema. Justificativa: Pronome indefinido (alguém) atrai o pronome oblíquo átono para antes do verbo / O verbo assistir, com sentido de ver, presenciar é transitivo indireto e exige a preposição a / O verbo ir é intransitivo e rege a preposição a e não a preposição em.

23 Correção 9. Tipo de erro: Regência verbal / Colocação Pronominal Erro : Lembrei da data / mas não esqueci-me o Correção: Lembrei a data / mas não me esqueci do seu nome Justificativa: O verbo lembrar é transitivo direto, não admite o uso da preposição de; o verbo lembrar-se é transitivo indireto e rege a preposição de e palavra de sentido negativo (não) atrai o pronome oblíquo átono para antes do verbo.


Carregar ppt "Correção de textos. Texto 1 Esclarecemos, ainda, que a situação levou o presidente do Tribunal Regional Eleitoral do Rio de Janeiro (TRE/RJ) a constituir."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google