A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Desde 2001 que a Águas do Douro e Paiva (AdDP) aposta, anualmente, na execução de Projectos de I&D.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Desde 2001 que a Águas do Douro e Paiva (AdDP) aposta, anualmente, na execução de Projectos de I&D."— Transcrição da apresentação:

1

2 Desde 2001 que a Águas do Douro e Paiva (AdDP) aposta, anualmente, na execução de Projectos de I&D.

3 Os temas mais abordados têm sido a Qualidade da Água de Consumo e a Qualidade da Água Bruta (água antes de sofrer tratamento).

4

5 As lamas de clarificação de água da ETA de Lever (a maior fábrica de água da Águas do Douro e Paiva), representam 90% de todos os resíduos produzidos pela empresa. Estas lamas estavam a ser depositadas em aterro sanitário. Resíduos produzidos pela AdDP Lamas ETA de Lever 90% Lamas de outras ETAs 7% Outros resíduos 3% Contudo, desde o início do funcionamento da ETA de Lever que a empresa procurava um destino final alternativo que fosse mais adequado do ponto de vista ambiental.

6 Após um projecto de I&D no qual foram testadas várias alternativas, concluiu-se que uma boa aplicação seria a incorporação em misturas para ceramização. Lamas de Clarificação de Água Desde Janeiro de 2006 que as lamas da ETA de Lever deixaram de ser encaminhadas para aterro sanitário e passaram a ser incorporadas num processo de fabrico de tijolo para a construção civil. Tijolos

7

8 Escada de Peixes do Açude da Ponte da Bateira O açude da Ponte da Bateira, no rio Paiva, entrou em funcionamento em Para minimizar o impacto desta infra-estrutura, a empresa optou pela instalação de uma escada de peixes com duas linhas de passagem: uma em forma de chicana para espécies como a truta, e outra de acesso livre para espécies como a enguia.

9 Alguns exemplares de peixes recolhidos para amostra A eficácia do dispositivo foi testada por um projecto de I&D, no qual se concluiu que o dispositivo de transposição de peixes de açude de Ponte da Bateira permite a movimentação para montante da maioria das espécies piscícolas.

10

11 Linhas de escoamento na 2ª câmara do tanque de ozonização No Tanque de Ozonização é introduzido ozono na água, para fins de oxidação e desinfecção. Com o objectivo de aumentar a eficiência desta etapa de tratamento e diminuir os custos de operação, foi realizada a modelação da hidrodinâmica do tanque em CFD (Computacional Fluid Dynamics).

12 Diferentes configurações de deflectores testadas no modelo de simulação Utilizando o modelo de simulação criado, foram testadas diferentes configurações de deflectores que alterassem as linhas de escoamento no interior do tanque. Estima-se que, com a colocação de deflectores, os consumos de oxigénio e de energia possam ser reduzidos entre 10 a 30%.


Carregar ppt "Desde 2001 que a Águas do Douro e Paiva (AdDP) aposta, anualmente, na execução de Projectos de I&D."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google