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PublicouOctavio Merenda Alterado mais de 10 anos atrás
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Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva
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Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva
Desde 2001 que a Águas do Douro e Paiva (AdDP) aposta, anualmente, na execução de Projectos de I&D.
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Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva
Os temas mais abordados têm sido a Qualidade da Água de Consumo e a Qualidade da Água Bruta (água antes de sofrer tratamento).
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Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Exemplos de Projectos de I&D da AdDP Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever
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Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever As lamas de clarificação de água da ETA de Lever (a maior “fábrica de água” da Águas do Douro e Paiva), representam 90% de todos os resíduos produzidos pela empresa. Estas lamas estavam a ser depositadas em aterro sanitário. Lamas ETA de Lever 90% Lamas de outras ETAs 7% Outros resíduos 3% Resíduos produzidos pela AdDP Contudo, desde o início do funcionamento da ETA de Lever que a empresa procurava um destino final alternativo que fosse mais adequado do ponto de vista ambiental.
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Lamas de Clarificação de Água
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Alternativas de Gestão de Lamas Provenientes da ETA de Lever Após um projecto de I&D no qual foram testadas várias alternativas, concluiu-se que uma boa aplicação seria a incorporação em misturas para ceramização. Lamas de Clarificação de Água Tijolos Desde Janeiro de 2006 que as lamas da ETA de Lever deixaram de ser encaminhadas para aterro sanitário e passaram a ser incorporadas num processo de fabrico de tijolo para a construção civil.
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Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva
Exemplos de Projectos de I&D da AdDP Eficácia do Dispositivo de Transposição de Espécies Piscícolas no Açude da Ponte da Bateira
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Escada de Peixes do Açude da Ponte da Bateira
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Eficácia do Dispositivo de Transposição de Espécies Piscícolas no Açude da Ponte da Bateira O açude da Ponte da Bateira, no rio Paiva, entrou em funcionamento em 1999. Para minimizar o impacto desta infra-estrutura, a empresa optou pela instalação de uma escada de peixes com duas linhas de passagem: uma em forma de chicana para espécies como a truta, e outra de acesso livre para espécies como a enguia. Escada de Peixes do Açude da Ponte da Bateira
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Alguns exemplares de peixes recolhidos para amostra
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Eficácia do Dispositivo de Transposição de Espécies Piscícolas no Açude da Ponte da Bateira A eficácia do dispositivo foi testada por um projecto de I&D, no qual se concluiu que o dispositivo de transposição de peixes de açude de Ponte da Bateira permite a movimentação para montante da maioria das espécies piscícolas. Alguns exemplares de peixes recolhidos para amostra
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Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Exemplos de Projectos de I&D da AdDP Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever
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Linhas de escoamento na 2ª câmara do tanque de ozonização
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever No Tanque de Ozonização é introduzido ozono na água, para fins de oxidação e desinfecção. Com o objectivo de aumentar a eficiência desta etapa de tratamento e diminuir os custos de operação, foi realizada a modelação da hidrodinâmica do tanque em CFD (Computacional Fluid Dynamics). Linhas de escoamento na 2ª câmara do tanque de ozonização
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Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever
Investigação e Desenvolvimento na Águas do Douro e Paiva Estudo da Hidrodinâmica no Tanque de Ozonização da ETA de Lever Utilizando o modelo de simulação criado, foram testadas diferentes configurações de deflectores que alterassem as linhas de escoamento no interior do tanque. Diferentes configurações de deflectores testadas no modelo de simulação Estima-se que, com a colocação de deflectores, os consumos de oxigénio e de energia possam ser reduzidos entre 10 a 30%.
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