A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos. O termo matéria refere-se.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos. O termo matéria refere-se."— Transcrição da apresentação:

1

2 ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos. O termo matéria refere-se a todos os materiais ou coisas que compõem o universo.

3 Elementos Químicos Átomos NomeSímboloNatureza FerroFeFe 3 O 4 CálcioCaCaCO 3 PrataAg (Argentum)Ag OxigênioOO2O2

4 Átomos & Moléculas H + H H H H H H + H + O O Átomos Moléculas

5 ESTUDO DAS SUBSTÂNCIAS E MISTURAS SUBSTÂNCIA: forma particular de matéria, apresentando composição fixa, definida.

6 SubstânciaFórmulaRepresentação Gás hidrogênio H2H2 Gás oxigênio O2O2 Gás ozônioO3O3 Substância simples: é constituída de uma molécula formada por átomos do mesmo elemento químico (mesmo tipo de átomo).

7 Substância composta: é constituída por uma molécula formada por mais de um elemento químico. SubstânciaFórmulaRepresentação Água H2OH2O Sal de cozinhaNaC AçúcarC 12 H 22 O 11

8 Substâncias Puras SIMPLES COMPOSTA

9 Mistura: material formado por duas ou mais substâncias, sendo cada uma destas denominada componente. CLASSIFICAÇÃO DAS MISTURAS Fase : em uma mistura, é cada uma das porções que apresenta aspecto homogêneo ou uniforme. Mistura homogênea : toda mistura que apresenta uma única fase. Mistura heterogênea : toda mistura que apresenta pelo menos duas fases.

10 MISTURAS HETEROGÊNEAHOMOGÊNEA ÁGUA + AREIAAR

11 Água (H 2 O) + açúcar dissolvido (C 12 H 22 O 11 ) Aspecto visual contínuo: uma única fase Óleo(C x H y ) + água (H 2 O) Aspecto visual descontínuo: duas fases Água gaseificada Aspecto visual descontínuo: duas fases EXEMPLO:

12 NomeComponentes principais AmálgamaMercúrio (Hg) + Prata (Ag) + Estanho (Sn) VinagreÁgua (H 2 O) + ácido acético (CH 3 COOH) LatãoCobre (Cu) + zinco (Zn) BronzeCobre (Cu) + estanho (Sn) AçoFerro (Fe) + carbono (C) Álcool hidratado Etanol (CH 3 OH) + água (H 2 O) Misturas homogêneas

13 Aspecto homogêneo a olho nu Aspecto heterogêneo ao microscópio Copo de leite Líquido branco com gotículas de gordura O leite é considerado uma mistura heterogênea.

14 Solução: É uma mistura homogênea composta de dois ou mais componentes que consiste de: Solvente: É o componente da solução que se apresenta em maior quantidade. Freqüentemente, mas não necessariamente, ele é a água, o que caracteriza uma solução aquosa. Soluto: Este é o componente que se apresenta em menor quantidade. É a substância que se dissolve no solvente.

15 SOLUÇÃO É UMA MISTURA HOMOGÊNEA DE DOIS OU MAIS COMPONENTES Solução soluto solvente

16 SOLUTO: COMPONENTE GERALMENTE EM MENOR QUANTIDADE. SOLVENTE: COMPONENTE QUE ACOLHE O SOLUTO.

17 Estudar soluções para....?????? Compreender o significado da concentração de soluções; Saber expressar quantitativamente essa concentração;

18 Soluções no cotidiano O quanto de chumbo é permitido aparecer na água potável? Café forte ou fraco? Mais ou menos doce?

19 TIPOS DE SOLUÇÕES SÓLIDAS Ex:OURO 18K LIQUIDAS Ex: ÁGUA DO MAR GASOSAS Ex:AR

20 SoluçãoSolutoSolventeExemplo Sólida Sólido Liga metálica Cu – Ni LíquidoSólido Hg em Cu (amálgama de cobre) GasosoSólido dissolvido em Ni Líquida SólidoLíquido NaCl em Líquidolíquido Álcool em GasosoLíquido dissolvido em Gasosa SólidoGasoso Poeira no ar atmosférico LíquidoGasoso Água no ar atmosférico Gasoso Ar atmosférico

21 Quanto à natureza do soluto as soluções são classificadas em: São aquelas em que o soluto é um composto iônico. Exemplo: água + sal de cozinha. São aquelas em que o soluto é um composto molecular. Exemplo: água + açúcar. Obs.:os ácidos são compostos moleculares, que em água, originam uma solução eletrolítica.

22 Como preparar uma solução????? Assim, as moléculas ou íons do soluto separam-se permanecen do dispersas no solvente Basta dissolver um soluto em uma quantidade de solvente.

23 Quando dissolvemos cloreto de sódio (sal de cozinha) em água, o processo de dissolução ocorre porque as moléculas do solvente colocam-se entre os íons cloro e sódio, enfraquecendo a atração entre os íons,

24 Contêm muito soluto em relação ao solvente. Exemplo: 300g de sal para 1L de água. Contêm pouco soluto em relação ao solvente. Exemplo: 10g de sal para 1L de água.


Carregar ppt "ESTRUTURA DA MATÉRIA A matéria é formada por moléculas, que por sua vez são formadas por partículas minúsculas chamadas de átomos. O termo matéria refere-se."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google