A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1os anos Pessoa 2009 SISTEMAS ABO, RH,TRANSFUSÕES E ERITROBLASTOSE FETAL PROF. MAGRÃO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1os anos Pessoa 2009 SISTEMAS ABO, RH,TRANSFUSÕES E ERITROBLASTOSE FETAL PROF. MAGRÃO."— Transcrição da apresentação:

1 SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1os anos Pessoa 2009 SISTEMAS ABO, RH,TRANSFUSÕES E ERITROBLASTOSE FETAL PROF. MAGRÃO

2 GENÉTICA DO SISTEMA ABO

3 GRUPOS SANGUÍNEOS ABO

4

5

6 TIPAGEM SANGUÍNEA ABO

7 FATOR RH Ao se injetar o sangue desse macaco em cobaias, havia produção de anticorpos para combater as hemácias introduzidas. Ao centrifugar o sangue obteve-se o soro que continha anticorpos anti-Rh e que poderia aglutinar as hemácias do macaco Rhesus. As conclusões daí obtidas levariam a descoberta de um antígeno de membrana que foi denominado Rh (Rhesus), que, estimulavam a produção de anti-Rh.

8 FATOR RH É um antígeno encontrado também na membrana plasmática das hemácias de indivíduos RH positivos. Falamos em Rh negativo quando este fator antigênico está ausente, sendo estas pessoas capazes de responder com a produção de anticorpos anti -Rh (anti-d), quando entram em contato com o antígeno (através da placenta ou transfusão incompatível).

9 FATOR RH Proteínas existentes nas hemácias de vários animais podem se assemelhar.Isto é um indício de evolução. Na espécie humana, por exemplo, temos vários tipos de sistemas sanguíneos e que podem ser observados em outras espécies principalmente de macacos superiores.

10 O antígeno RH é uma proteína presente na membrana dos glóbulos vermelhos. Uma pessoa com fator Rh positivo não pode doar sangue a alguém com Rh negativo. Ao ocorrer há produção de anticorpos anti-rh, denominado sensibilização. IMPORTANTE ! +

11 ERITROBLASTOSE FETAL (DOENÇA HEMOLÍTICA DO RECÉM NASCIDO)

12 ERITROBLASTOSE FETAL (DOENÇA HEMOLÍTICA DO RECÉM NASCIDO) Anticorpos Anti-RH passam pela placenta destruindo hemácias/eritroblastos fetais.

13 Paródia: Criança Infeliz Criança infeliz, doença fatal, nasceu com eritroblastose fetal Tá vendo mamãe, que rolo que dá, você me mandar anti-rh Papai Rh positivo, mamãe Rh negativo, juntaram-se os dois num amasso, sai positivo também...


Carregar ppt "SANGUE E GRUPOS SANGUÍNEOS 1os anos Pessoa 2009 SISTEMAS ABO, RH,TRANSFUSÕES E ERITROBLASTOSE FETAL PROF. MAGRÃO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google