A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

IMAGENOLOGIA História da radiologia. Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923) Físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiação electromagnética.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "IMAGENOLOGIA História da radiologia. Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923) Físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiação electromagnética."— Transcrição da apresentação:

1 IMAGENOLOGIA História da radiologia

2 Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923) Físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiação electromagnética nos comprimentos de onda correspondentes aos atualmente chamados raios X

3 Wilhelm Conrad Röntgen Röntgen nasceu em Lennep, na Alemanha – Se muda para Holanda Foi expulso da Escola técnica de Utrecht – Foi reprovado para entrar na Universidade de Utrecht Graduou-se com um Ph.D. da Universidade de Zurique (Suíça).

4 Wilhelm Conrad Röntgen Tornou-se conferencista da Universidade de Estrasburgo Chegou a ser professor da Academia de Agricultura de Hohenheim, Württemberg Retornou a Estrasburgo como professor de Física Chegou a chefe do departamento de Física da Universidade de Giessen Era físico chefe da Universidade de Würzburg Físico chefe da Universidade de Munique.

5 Descoberta dos raios X James Clerk Maxwell (1831 – 1879) - Ele apresentou uma teoria da luz como um efeito electromagnético. William Crookes (1832 – 1919)

6 Descoberta dos raios X Eugen Goldstein ( 1856 – 1931) - Publicou uma artigo citando que uma tela podia ser excitada mesmo quando protegida dos raios catódicos. Hermann Von Helmholtz ( 1821 – 1894) – Foi o primeiro a publicar as características dos raios X. Heinrich Hertz ( 1857 – 1894) – Descobriu as ondas de rádio e as similaridades dela com a luz. Descobriu o efeito foto elétron

7 Descoberta dos raios X Philipp Lenard (1862 – 1947) – Construtor do tubo com janela, comprovou que os raios catódicos não eram feitos de átomos. Tinha como inimigo Röntgen, Einstein e Thomson.

8 Descoberta dos raios X Em 1895 Rontgen repete as experiências de Lenard. Descreveu quase todas as características dos raios X. Realizou a 1º Radiografia na história da medicina. Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923)

9 Cascata de eventos Ernest Rutherford – Em 1898 utilizou uma tela fluorescente para detectar radiação de um material radioativo e descobriu as radiações alfa e beta. Paul Villard – Em 1900 Descobre uma radioatividade que não apresenta carga elétrica ( Radiação Gama).

10 Cascata de eventos Joseph John Thomson – Em 1897 descobre que os raios catódicos são formados de elétrons e que os átomos não são partículas invisíveis. Albert Einstein – Em 1905 propôs a idéia do fóton de energia, conceito que admitia carater corpuscular para luz.

11 Os raios X Os raios X pertencem ao espectro eletromagnético. Ao espectro eletromagnético pertencem a luz visível, as ondas de rádio, o ultravioleta e as radiações gama. Comprimento de onda.

12 Ondas Comprimento de onda é a distância entre valores repetidos num padrão de onda. λ = Comprimento de Onda. Υ = Amplitude de Onda. Frequência indica o número de execuções (oscilações) por unidade de tempo. F=1/T F(Hz)- Frequência em Hertz T(s)- Tempo em Segundo

13 Ondas Quando se lida com radiação electromagnética no vácuo, essa velocidade é igual à velocidade da luz 'c', para sinais (ondas) no ar, essa velocidade é a velocidade a que a onda viaja. O comprimento de onda λ tem uma relação inversa com a frequência F O comprimento de onda é igual à velocidade da onda dividida pela frequência da onda.

14 Ondas Período da onda eletromagnética é o intervalo de tempo necessário para a onda caminhar um comprimento de onda.

15 Ondas Quando ondas de luz (e outras ondas electromagnéticas) entram num dado meio, o seu comprimento de onda é reduzido por um fator igual ao índice de refração do meio, mas a frequência permanece inalterada.

16 A figura abaixo representa uma onda periódica propagando-se na água (a onda está representada de perfil). A velocidade de propagação desta onda é de 40 m/s, e cada quadradinho possui 1 m de lado. Determine: a)O comprimento de onda (l) desta onda. b)A amplitude (A) desta onda. c)A frequência (f) da onda. d)O período (T) de oscilação do barquinho sobre a onda

17 Uma onda desloca-se na superfície de um lago com velocidade de 0,3 m/s. Sabendo que o comprimento de onda é 0,6 m, determine quantas vezes por segundo um pedaço de madeira que flutua neste lago vai realizar um movimento de "sobe-desce". Isso corresponde a perguntar qual é a frequência deste movimento oscilatório, em hertz.

18 Se uma régua passa a tocar a água 20 vezes em cada 5,0 segundos, então essa mudança provocará uma alteração: a) na frequência da onda e em seu comprimento de onda; b) na velocidade e na frequência da onda; c) na velocidade da onda e em seu comprimento de onda; d) no comprimento da onda, na velocidade e na frequência da onda; e) somente na frequência da onda.

19 (USF) Duas ondas propagam-se no mesmo meio, com a mesma velocidade. O comprimento de onda da primeira é igual ao dobro do comprimento de onda da segunda. Então podemos dizer que a primeira terá, em relação à segunda: a) mesmo período e mesma frequência; b) menor período e maior frequência; c) maior período e menor frequência. d) menor período e menor frequência; e) maior período e maior frequência;

20 (FUVEST) O ouvido humano consegue ouvir sons desde aproximadamente 20Hz até Hz. Considerando que o som se propaga no ar com velocidade de módulo 330m/s, qual é o intervalo de comprimento de onda detectado pelo ouvido humano? a) 16,5m até 16,5mm b) 165m até 165mm c) 82,5m até 82,5mm d) 8,25m até 8,25mm e) 20m até 20mm

21 (UFJF) Um homem balança um barco no qual se encontra e produz ondas na superfície de um lago cuja profundidade é constante até a margem, observando o seguinte: 1° - o barco executa 60 oscilações por minuto; 2° - a cada oscilação aparece a crista de uma onda; 3° - cada crista gasta 10s para alcançar a margem. Sabendo-se que o barco se encontra a 9,0m da margem e considerando as observações anteriores, pode-se afirmar que as ondas do lago têm um comprimento de onda de: a) 6,6m b) 5,4m c) 3,0m d) 1,5m e) 0,90m

22 Propriedades dos Raios X Não são desviados por campos elétricos ou magnéticos. Apresentam propriedades similar ao da luz. Não são considerados matéria e sim energia que se propaga. No espectro os raios X apresentam ondas de alta frequência.

23 Obs: Em determinadas condições as ondas eletromagnéticas se comportam como partículas com carga e massa nulas. ( Fótons de energia)

24 Modelo atômico da matéria Matéria é definida como aquilo que ocupa lugar no espaço. Principais propriedades são: Massa, Densidade, Carga elétrica. Massa – É a quantidade de matéria de um corpo, sua unidade é dada em Kg Densidade – É a relação entre a massa e o volume, sua unidade de medida é o Kg/m³

25 Carga elétrica – É a capacidade da matéria produzir fenômeno de atração ou repulsão, sua unidade de media é o Coulomb ( C ).

26 Composição da matéria PartículaMassa Kg Próton 1,6726 X ,6 X Nêutron1,6747 X Elétron9,1 X ,6 X O átomo O modelo aceito atualmente do átomo foi proposto por Ernest Rutherford, (Modelo Planetário).

27 Modelo Planetário

28 Modelo atômico de rutherford-bohr

29 Produção dos Raios X Um equipamento de raio X possui três elementos básicos. O Tubo de raios X, O Console de operação, O Gerador de alta tensão.

30 Tubo de raios X

31 Tubo de Raio X Rotor Anodo Giratório Vidro Filamento (Catodo) Copa Focalizadora

32 Catodo Catodo é o eletrodo negativo do tubo de raios X O catodo é constituído por dois elementos: Filamento - Apresentar alto ponto de fusão. Número atômico elevado. Tungstênio (W) Número atômico (Z=74) Ponto de fusão 3400°

33 Copo de foco – Tem como função concentrar os elétrons livres liberados pelo filamento. Filamento de Foco Fino Filamento de Foco Grosso

34 Anodo É o eletrodo positivo do tubo. O anodo é constituído por dois elementos, Base: Constituída por materiais bons condutores de elétricos e térmicos. Alvo: Boa condutividade térmica e alto ponto de fusão.

35 Tipos de anodos

36

37

38 Parâmetros de exposição Parâmetros são as variáveis que podem ser selecionadas no console de controle. mA = Miliampère mA é chamada de corrente do tubo e é responsável pela liberação dos elétrons no catodo. O mA pode variar de 100 a 1200mA dependendo do modelo e fabricante.

39 Parâmetros de exposição Tempo: O tempo corresponde ao tempo que os circuitos estarão ligados e consequentemente o filamento estará liberando elétrons.

40


Carregar ppt "IMAGENOLOGIA História da radiologia. Wilhelm Conrad Röntgen (1845 – 1923) Físico alemão que, em 8 de novembro de 1895, produziu radiação electromagnética."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google