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Abril de 2009 Preferências e Percepções dos Leitores - Avaliação de mudança de Plataforma - - Fase quantitativa -

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Apresentação em tema: "Abril de 2009 Preferências e Percepções dos Leitores - Avaliação de mudança de Plataforma - - Fase quantitativa -"— Transcrição da apresentação:

1 Abril de 2009 Preferências e Percepções dos Leitores - Avaliação de mudança de Plataforma - - Fase quantitativa -

2 - Página 2 - Objetivo Delinear as preferências e percepções dos leitores do Jornalistas & Cia em relação à sua forma, conteúdo e plataforma.

3 - Página 3 - O estudo quantitativo aqui apresentado constitui a segunda fase – realizada entre os dias 10 e 20 de março de de uma pesquisa ampla sobre as percepções e avaliações dos leitores do Jornalistas & Cia em relação à sua forma, conteúdo e plataforma. Para tanto, foram realizadas 100 entrevistas com atuais assinantes e profissionais que recebem o informativo como cortesia, levantando os interesses e tópicos que influem no hábito de leitura. A abordagem adotada permite estender os resultados obtidos à maioria dos leitores da publicação. Apresentação

4 - Página 4 - Perfil dos Entrevistados Números absolutos Base: 100 Entrevistados SetorCidade Perfil dos Entrevistados São Paulo73 Rio de Janeiro15 Campinas2 Porto Alegre2 Araçatuba1 Bauru1 Brasília1 Curitiba1 Lago Norte1 Ribeirão Preto1 Santos1 Sorocaba1

5 - Página 5 - Jornalistas & Companhia Base: 100 Entrevistados É onde o mercado se encontra, onde as pessoas se encontram para saber as notícias. Como se fosse uma cidade pequena onde todos se encontram na praça. (Redação)

6 - Página 6 - Perfil do Jornalistas & Companhia Base: 100 Entrevistados 14. Na sua opinião, o que representa Jornalistas & Cia para o mercado da comunicação, hoje? MERCADO DE COMUNICAÇÃO - importante fonte de informação - 93 % PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO - importante fonte de informação - 88 % FERRAMENTA DE TRABALHO - acompanhamento do mercado - 72 % É um veículo importante que dá visibilidade ao mercado e ajuda a dar unidade ao mercado. A comunicação é o mercado que menos se comunica. (Redação) Um importante veiculo de interação do mercado. Ele globalizou o mercado no sendo de globalizar mesmo, acrescentou estados. Importante canal de comunicação do mercado. (Redação) É uma referencia. É uma fonte de informação. É um veiculo importante pra saber sobre toda a movimentação no mercado de trabalho, sobre mudanças nas editorias, mudanças dos profissionais. Um meio importante, é usado pra consulta no mercado de comunicação. (Redação) Fundamental. Representa uma ferramenta de trabalho muito útil e que eu uso porque ele funciona como um mapa para o profissional. Como eu distribuo informação, preciso saber para quem mandar por isto é um mapa para o mercado de comunicação. (Agência) Uma fonte de atualização, saber tendências da nossa profissão, saber o que as pessoas estão fazendo. Notícias de amigos e conhecidos e desafetos. (Redação)

7 - Página 7 - Recebimento e hábitos de leitura 1.4. Para sua leitura, você costuma:1.3. Quando você recebe o J&C, costuma: 3. Por qual seção ou parte você inicia a sua leitura do Jornalistas & Companhia? Base: 100 Entrevistados Agência 48% Resposta múltipla

8 - Página 8 - Arquivo e encaminhamento 1.6. Você costuma arquivar o informativo para eventuais consultas? Base: 100 Entrevistados 1.5. Você repassa a publicação para alguém? Corporativ o 44% Agência 52% Dos que arquivam 7 imprimem e 39 mantém em PDF Resposta múltipla O público corporativo repassa o informativo com menor frequência. Já o de agência, além de repassar mais costuma arquivá-lo para eventuais consultas.

9 - Página 9 - Avaliação Geral da Publicação 2. Pensando na publicação que você vem recebendo, quais são os principais pontos que você considera positivos? E negativos? Base: 100 Entrevistados POSITIVOS Informa sobre a movimentação dos profissionais da área (59); Traz novidades sobre o setor de comunicação (42); É atualizado e antenado (10); Qualidade da informação(8); Confiável (6); Abrangência(5); Imparcialidade/ Periodicidade/ É o único sobre a área/ Matérias em primeira mão/ Tudo/ Formato (2); Cria oportunidade de negócios (1). Importante é saber sobre os jornalistas de 1º time. Saber a movimentação de quem manda nas redações. É importante saber sobre as tendências, mudanças nas formas dos veículos. Se algum veiculo muda a forma de texto ou o foco de reportagem por exemplo. (Agências) Número absoluto de citações

10 - Página 10 - Avaliação Geral da Publicação 2. Pensando na publicação que você vem recebendo, quais são os principais pontos que você considera positivos? E negativos? Base: 100 Entrevistados NEGATIVOS Nada (58). Diagramação (17). Jornal/ Matérias longos (8). Muito polarizada (5). Qualidade da informação/ Tendencioso (2). Formato/Erros/Falta mais critica/ Atrasos/ Muitos anúncios/ Faltam informações/ Falta apuração dos fatos/ Faltam fotos (1). Leitura complicada por causa da disposição gráfica, deveria ter blocos mais leves, a diagramação é muito pesada. Letra pequena. (Corporativo) Pessoas ou agências se promovendo através das informações divulgadas. Aparece que tal jornalista pediu demissão de tal redação e quando se vai apurar ele na verdade foi demitido. Então as notícias às vezes não são 100% fieis. (Agências) Número absoluto de citações

11 - Página 11 - Base: 100 Entrevistados 4. Vamos conversar agora sobre algumas características do Jornalistas & Cia em sua forma atual. Como você avalia em relação: Quadro Resumo Avaliação Geral da Publicação GeralRedaçãoAgênciaCorporativo Formato atual 4,04,24,03,8 Arquivo em PDF 4,0 4,24,1 Manuseio 3,73,93,83,4 Formato de apresentação (tamanho da tela) 3,94,1 3,7 Organização das seções 3,94,0 3,8 Legibilidade 3,73,9 3,2 Conteúdo 4,44,54,4 Periodicidade 4,6 4,7 O conteúdo, periodicidade e o formato PDF são muito bem avaliados. Entretanto, atenção especial deve ser dispensada aos atributos relacionados à facilidade de leitura, diagramação e organização do informativo pois receberam avaliação negativa. Médias ponderadas pelas notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 muito boa.

12 - Página 12 - Formato atual Base: 100 Entrevistados Porque não cabe na página, tenho que ficar descendo. Nota 1 (Corporativo) Porque tem que rolar a tela, o ideal seria uma solução de virar página por página. Nota 2 (Agência) PDF Deveria ter um formato de boletim eletrônico e não um formato de publicação impressa como é atualmente. Nota2 (Corporativo) Porque tem que fazer download, prefiro em HTML com fontes mais fáceis de visualizar. Nota 1 (Agência) Deveria dar link para o site, receber o do link. Nota 1 (Redação) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. PúblicoAvaliação Geral4,0 Redação4,2 Agência4,0 Corporativo3,8 PúblicoAvaliação Geral4,0 Redação4,0 Agência4,2 Corporativo4,1 Avaliação Geral da Publicação

13 - Página 13 - Manuseio/facilidade de leitura Base: 100 Entrevistados A diagramação é muito blocada, fica muito poluída e os anúncios estão desproporcionais ao texto. Tem uma poluição visual. Nota 2 (Agência) Porque ele é bagunçado, feio, leitura desagradável. Nota 2 (Agência) Texto muito longo em toda a publicação. Precisa reformular a paginação com um conceito mais para site, conceito de página para Internet. Nota 2 (Agência) Tamanho na tela Porque não obedece o tamanho da tela, por ser em PDF dependendo do software utilizado muda o tamanho da letra. Nota 2 (Corporativo) O formato em colunas como o jornal impresso é ruim, porque tem que ficar usando a barra de rolagem, deveria ser como uma carta. Nota 2 (Agência) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. PúblicoAvaliação Geral3,7 Redação3,9 Agência3,8 Corporativo3,4 PúblicoAvaliação Geral3,9 Redação4,1 Agência4,1 Corporativo3,7 Avaliação Geral da Publicação

14 - Página 14 - Organização das seções Base: 100 Entrevistados Colunas e seções interrompidas, por exemplo, começa a falar de São Paulo e vai para Bahia e volta do nada a falar de São Paulo. Nota 1 (Corporativo) Os anúncios chamam a atenção pelo tamanho, posicionamento e excesso de cores. Dá impressão de que não tem uma área reservada à anúncios. Nota 2 (Agência) Elas tem nomes fixos, mas não têm locais fixos. Nota 2 (Agência) Legibilidade Muito entalhado, texto pequeno, entrelinha ruim, tipologia ruim. Nota 1 (Redação) Fica muito encavalado, as notícias estão muito condensadas. Deveria ser mais arejado, um pouco mais limpo e um pouco mais de espaço entre as sessões. Nota 2 (Redação) A fonte é muito pequena. A colunagem atrapalha a leitura, a página é dividida em colunas e atrapalha às vezes porque tem que ir pro lado. Nota 2 (Redação) Meio confuso, usam negrito demais. Nota 2 (Corporativo) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. PúblicoAvaliação Geral3,9 Redação4,0 Agência4,0 Corporativo3,8 PúblicoAvaliação Geral3,7 Redação3,9 Agência3,9 Corporativo3,2 Avaliação Geral da Publicação

15 - Página 15 - Base: 100 Entrevistados Periodicidade Porque acho que deveria ser como um blog para que o jornalista faça o acesso, todos os dias se necessário. Porque a informação não pode esperar uma semana, ela acontece todo o tempo pra isto deveria ser atualizado diariamente. Nota 2 (Redação) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. PúblicoAvaliação Geral4,6 Redação4,6 Agência4,7 Corporativo4,7 Avaliação Geral da Publicação Conteúdo PúblicoAvaliação Geral4,4 Redação4,5 Agência4,4 Corporativo4,4

16 - Página 16 - Base: 100 Entrevistados 5. Pensando agora especificamente sobre as diferentes seções e conteúdo, gostaria que você indicasse o seu nível de interesse e sua avaliação sobre: Médias ponderadas pelas notas de 1 a 5 onde 1 equivale a interesse/avaliação muito baixo/muito ruim e 5 a muito alto/muito boa. Quadro Resumo Avaliação Geral da Publicação InteresseAvaliação Notícias dos veículos4,64,3 Assessorias (por estados)3,43,1 Vaivém4,64,5 Notícias pessoais (lançamento de livros, atividades extra-jornalimo, etc...) 3,63,7 Assessorias por estados destaca-se pelo baixo interesse, especialmente pela seção ser considerada longa por alguns entrevistados. Foram apresentadas sugestões de transformar essa seção em suplemento independente.

17 - Página 17 - Avaliação das seções Seção: Notícias dos veículos Base: 100 Entrevistados Porque não considero jornalismo e não tenho interesse. Nota 1 (Redação) Deveria ser à parte, em uma edição à parte. Nota 1 (Redação) Por ter muitos estados torna a leitura muito longa e o arquivo muito pesado. Nota 2 (Redação) Seção: Assessorias (por estados) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. PúblicoInteresseAvaliação Geral4,64,3 Redação4,84,5 Agência4,64,4 Corporativo4,64,4 PúblicoInteresseAvaliação Geral3,43,1 Redação2,64,0 Agência4,34,2 Corporativo4,0 18 profissionais de Redação não avaliaram essa seção

18 - Página 18 - Seção: Vaivém Base: 100 Entrevistados Seção: Notícias pessoais Não me interesso pela vida pessoal das outras pessoas. Nota 2 (Agência) Não me interesso por isso, só foco no trabalho. Nota 2 (Corporativo) Avaliação das seções Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. PúblicoInteresseAvaliação Geral4,64,5 Redação4,6 Agência4,5 Corporativo4,64,5 PúblicoInteresseAvaliação Geral3,63,7 Redação3,94,0 Agência3,53,9 Corporativo3,33,5

19 - Página 19 - Atributos Base: 100 Entrevistados 6. Dentre os adjetivos abaixo, quais se aplicam ao formato atual do Jornalistas & Companhia? Tradicional Ultrapassado Suporte ( plataforma, forma de apresentação) Atual Moderno Atualizado Inovador S.O 7 3 Suporte (plataforma, forma de apresentação) Antigo Conservador 3 Corporativo 95% Corporativo 56% Agência 80% Corporativo 60% Agência 56% Redação 62% O público redação, metade da amostra, apresenta-se satisfeito com a forma de apresentação atual. Também é maioria nas avaliações positivas. Agência e Corporativo que, por suas profissões têm mais contato e desenvolvem produtos gráficos, declaram preferir a plataforma antiga do informativo e o consideram – no, atualmente, ultrapassado.

20 - Página 20 - Avaliação Base: 100 Entrevistados 8. Do ponto de vista EDITORIAL, você considera Jornalistas & Companhia um informativo? ImparcialEngajado S.O Equânime na relação empresas/ patrão e empregados/ colaboradores Pendente para o lado das empresas Pendente para o lado dos empregados 9. Do ponto de vista DE SEU POSICIONAMENTO, você considera Jornalistas & Companhia um informativo? Corporativo 44% Redação 82% 4 S.O 2 Corporativo 28% A publicação é considerada imparcial pela maioria dos entrevistados, este número é fortemente relacionado a opinião do público redação, diferentemente do público corporativo dos quais 44% consideram o informativo engajado.

21 - Página 21 - Perfis biográficos - Interesses Base: 100 Entrevistados Médias ponderadas : notas de 1 a 5 onde 1 equivale a interesse muito baixo e 5 a muito alto. 12. Você considera oportuna/relevante, a criação de um site contendo perfis biográficos de jornalistas? 13. Que interesse você teria nos seguintes itens que fazem parte de perfis biográficos? 12.1 Você gostaria de ter o seu próprio perfil publicado em um site como esse? Interesse Trajetória profissional4,4 Formação acadêmica3,8 Atividades complementares (Literárias, comerciais, artísticas) 3,6 Destaques (Prêmios, furos relevantes, coberturas marcantes) 3,8 Outras4,4 Corporativ o e Agência 36% Dados pessoais 3 Referências 2 Comportamento pessoal/ Áreas de interesse e posicionamento, preferências de cobertura/ Fotos/ Aspectos polêmicos (se foi acusado de ter sido parcial em alguma matéria)/ Fontes, publicar as fontes pra checar os dados/ Participação em entidades da categoria e ou entidades de serviço publico/ Atividade política no sentido amplo e não partidário/ Opinião pessoal sobre atualidades, fatos históricos 1 cada Números absolutos

22 - Página 22 - Fontes de consulta - Perfis biográficos Base: 100 Entrevistados 11. Você costuma recorrer a que fontes quando precisa de informações sobre o perfil profissional de algum jornalista? %GeralRedaçãoAgênciaCorporativo Consulta amigos e colegas Google/Internet Arquivos próprios Sai a campo para apurar Outras Maxpress 2 J&C 2 Com o próprio jornalista 1 Assessoria de imprensa Resposta múltipla Os arquivos próprios são os mais utilizados para buscar conhecimentos sobre os perfis dos jornalistas, sobretudo pelos públicos redação e corporativo que destaca-se também pela consulta de amigos e colegas para este fim.

23 - Página 23 - Posição em relação à Plataforma Base: 100 Entrevistados 10. Caso o Jornalistas & Companhia mudasse a plataforma na qual se apresenta, qual seria sua escolha? %GeralRedaçãoAgênciaCorporativo Que permanecesse no formato atual, em PDF recebido por simples Poder acessar seu conteúdo SOMENTE em um site específico, e receber notificações de atualização por um com hiperlinks que, quando clicados, levariam diretamente à matéria de seu interesse Receber um com o arquivo PDF e hiperlinks que levem à notícia de interesse.Além de um site com atualizações Outro No corpo do . (Agência) 1040

24 - Página 24 - Sugestões 15. Você teria alguma sugestão ou crítica específica a fazer ao Jornalistas & Companhia? As sugestões se dividem em quatro grandes grupos : Formato 14 citações Conteúdo 10 citações Posição Crítica 5 citações Acessibilidade 3 citações

25 - Página 25 - Sugestões Base: 100 Entrevistados 15. Você teria alguma sugestão ou crítica específica a fazer ao Jornalistas & Companhia? Formato Deveria buscar uma diagramação mais agradável para leitura (Redação) Formato, deveria ser mais leve, menos texto, formatação diferente. Vai e vem,fazer um quadro com entrada e saída, usar gráficos e ilustrações. (Corporativo) Mudar o formato que hoje se apresenta mais como impresso, mas que todo mundo lê na tela, deveria ser menos blocado e mais voltado pra Internet (Redação) Poder abrir o arquivo direto em PDF sem precisar salvar o arquivo. Ter um link com banco de dados de todas notas publicadas, com possibilidade de acesso, ou por assunto, por exemplo, jornalistas que receberam premio Embratel em clicar no link e aparecer todos os que receberam ano a ano (Redação)

26 - Página 26 - Posição Crítica Sugestões 15. Você teria alguma sugestão ou crítica específica a fazer ao Jornalistas & Companhia? Conteúdo Criar pesquisas virtuais com os jornalistas abordando tendências e pensamentos. (Redação) Deveria falar sobre os desafios dos jornalistas, as matérias que eles encontram dificuldades para apurar. (Redação) Base: 100 Entrevistados Acessibilidade Criar um espaço pra um editorial de observatório da imprensa. Acho que Jornalista e Cia deveria se posicionar, fazer uma crítica ou elogio sobre os fatos da imprensa por exemplo: um fechamento de uma publicação, demissão ou admissão, deveria se posicionar. Porque às vezes acontece de um jornalista fazer uma cagada em uma redação e sai limpinho em Jornalistas, então deveria ter um editorial pra se posicionar sobre a questão, falta esta observação mais crítica. (Redação) Ter um site para acesso para que todos os jornalistas possam acessar, porque mesmo que não seja enviada por algum problema ou outro os jornalistas poderiam ter acesso. (Redação)

27 - Página 27 - Principais conclusões Redação Corporativo e agências O Jornalistas e Companhia é muito bem avaliado e reconhecido pela sua importância, imparcialidade e pela qualidade de seu conteúdo. Por ser o único informativo do tipo, tem posição privilegiada já que dificulta qualquer tipo de comparação. É expressivo o número de críticas em relação ao formato, sobretudo a respeito da extensão do informativo, das matérias, bem como sua diagramação. Todos os públicos consideram oportuno o uso de HTML e demais ferramentas de internet. A criação de um site com perfis biográficos, sobretudo entre os profissionais de redação, que têm maior interesse em divulgar seus perfis, foi muito bem avaliada. O público de redação, mais expressivo numericamente, avalia o formato do J&C como atualizado, moderno e prefere a plataforma atual. Gostariam de continuar recebendo o informativo em PDF simples. Os públicos corporativo e agência consideram o J&C conservador e preferem a plataforma de apresentação antiga. Avaliam o informativo como engajado e gostariam de receber um arquivo em PDF, acompanhado por hiperlinks que levem direto às notícias além de contar com um site com atualizações constantes.

28 - Página 28 - Entrevistados Redação

29 - Página 29 - Entrevistados Agência

30 - Página 30 - Entrevistados Corporativo

31 - Página 31 - Porque medir é fundamental... Av. Brigadeiro Faria Lima 2601, 9º Andar CEP: – São Paulo – SP Tel.: Fax:


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