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Preferências e Percepções dos Leitores

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Apresentação em tema: "Preferências e Percepções dos Leitores"— Transcrição da apresentação:

1 Preferências e Percepções dos Leitores
- Avaliação de mudança de Plataforma - - Fase quantitativa - Abril de 2009

2 Objetivo Delinear as preferências e percepções dos leitores do Jornalistas & Cia em relação à sua forma, conteúdo e plataforma.

3 Apresentação O estudo quantitativo aqui apresentado constitui a segunda fase – realizada entre os dias 10 e 20 de março de de uma pesquisa ampla sobre as percepções e avaliações dos leitores do Jornalistas & Cia em relação à sua forma, conteúdo e plataforma. Para tanto, foram realizadas 100 entrevistas com atuais assinantes e profissionais que recebem o informativo como cortesia, levantando os interesses e tópicos que influem no hábito de leitura. A abordagem adotada permite estender os resultados obtidos à maioria dos leitores da publicação.

4 Perfil dos Entrevistados
Setor Cidade São Paulo 73 Rio de Janeiro 15 Campinas 2 Porto Alegre Araçatuba 1 Bauru Brasília Curitiba Lago Norte Ribeirão Preto Santos Sorocaba Números absolutos Base: 100 Entrevistados

5 Jornalistas & Companhia
“ É onde o mercado se encontra, onde as pessoas se encontram para saber as notícias. Como se fosse uma cidade pequena onde todos se encontram na praça.” (Redação) Base: 100 Entrevistados

6 Perfil do Jornalistas & Companhia
14. Na sua opinião, o que representa Jornalistas & Cia para o mercado da comunicação, hoje? MERCADO DE COMUNICAÇÃO - importante fonte de informação - 93 % “É um veículo importante que dá visibilidade ao mercado e ajuda a dar unidade ao mercado. A comunicação é o mercado que menos se comunica.” (Redação) “Um importante veiculo de interação do mercado. Ele globalizou o mercado no sendo de globalizar mesmo, acrescentou estados. Importante canal de comunicação do mercado.” (Redação) PROFISSIONAIS DE COMUNICAÇÃO - importante fonte de informação - 88 % “É uma referencia. É uma fonte de informação. É um veiculo importante pra saber sobre toda a movimentação no mercado de trabalho, sobre mudanças nas editorias, mudanças dos profissionais. Um meio importante, é usado pra consulta no mercado de comunicação.” (Redação) “Uma fonte de atualização, saber tendências da nossa profissão, saber o que as pessoas estão fazendo. Notícias de amigos e conhecidos e desafetos.” (Redação) FERRAMENTA DE TRABALHO - acompanhamento do mercado - 72 % “Fundamental. Representa uma ferramenta de trabalho muito útil e que eu uso porque ele funciona como um mapa para o profissional. Como eu distribuo informação, preciso saber para quem mandar por isto é um mapa para o mercado de comunicação.” (Agência) Base: 100 Entrevistados

7 Recebimento e hábitos de leitura
1.3. Quando você recebe o J&C, costuma: 1.4. Para sua leitura, você costuma: 3. Por qual seção ou parte você inicia a sua leitura do Jornalistas & Companhia? Resposta múltipla Agência 48% Base: 100 Entrevistados

8 Arquivo e encaminhamento
1.5. Você repassa a publicação para alguém? O público corporativo repassa o informativo com menor frequência. Já o de agência, além de repassar mais costuma arquivá-lo para eventuais consultas. Corporativo 44% 1.6. Você costuma arquivar o informativo para eventuais consultas? Dos que arquivam 7 imprimem e 39 mantém em PDF Resposta múltipla Agência 52% Base: 100 Entrevistados

9 Avaliação Geral da Publicação
2. Pensando na publicação que você vem recebendo, quais são os principais pontos que você considera positivos? E negativos? POSITIVOS  Informa sobre a movimentação dos profissionais da área (59); Traz novidades sobre o setor de comunicação (42); É atualizado e antenado (10); Qualidade da informação (8); Confiável (6); Abrangência (5); Imparcialidade/ Periodicidade/ É o único sobre a área/ Matérias em primeira mão/ Tudo/ Formato (2); Cria oportunidade de negócios (1). “Importante é saber sobre os jornalistas de 1º time. Saber a movimentação de quem manda nas redações. É importante saber sobre as tendências, mudanças nas formas dos veículos. Se algum veiculo muda a forma de texto ou o foco de reportagem por exemplo.” (Agências) Número absoluto de citações Base: 100 Entrevistados

10 Avaliação Geral da Publicação
2. Pensando na publicação que você vem recebendo, quais são os principais pontos que você considera positivos? E negativos? NEGATIVOS  Nada (58). Diagramação (17). Jornal/ Matérias longos (8). Muito polarizada (5). Qualidade da informação/ Tendencioso (2). Formato/Erros/Falta mais critica/ Atrasos/ Muitos anúncios/ Faltam informações/ Falta apuração dos fatos/ Faltam fotos (1). “Leitura complicada por causa da disposição gráfica, deveria ter blocos mais leves, a diagramação é muito pesada. Letra pequena.” (Corporativo) “Pessoas ou agências se promovendo através das informações divulgadas. Aparece que tal jornalista pediu demissão de tal redação e quando se vai apurar ele na verdade foi demitido. Então as notícias às vezes não são 100% fieis.” (Agências) Número absoluto de citações Base: 100 Entrevistados

11 Formato de apresentação (tamanho da tela) Organização das seções
Avaliação Geral da Publicação 4. Vamos conversar agora sobre algumas características do Jornalistas & Cia em sua forma atual. Como você avalia em relação: Quadro Resumo Geral Redação Agência Corporativo Formato atual 4,0 4,2 3,8 Arquivo em PDF 4,1 Manuseio 3,7 3,9 3,4 Formato de apresentação (tamanho da tela) Organização das seções Legibilidade 3,2 Conteúdo 4,4 4,5 Periodicidade 4,6 4,7 O conteúdo, periodicidade e o formato PDF são muito bem avaliados. Entretanto, atenção especial deve ser dispensada aos atributos relacionados à facilidade de leitura, diagramação e organização do informativo pois receberam avaliação negativa. Médias ponderadas pelas notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 muito boa. Base: 100 Entrevistados

12 Avaliação Geral da Publicação
Formato atual Público Avaliação Geral 4,0 Redação 4,2 Agência Corporativo 3,8 “Porque não cabe na página, tenho que ficar descendo.” Nota 1 (Corporativo) “Porque tem que rolar a tela, o ideal seria uma solução de virar página por página.” Nota 2 (Agência) PDF Público Avaliação Geral 4,0 Redação Agência 4,2 Corporativo 4,1 “Deveria ter um formato de boletim eletrônico e não um formato de publicação impressa como é atualmente.” Nota2 (Corporativo) “Porque tem que fazer download, prefiro em HTML com fontes mais fáceis de visualizar.” Nota 1 (Agência) “Deveria dar link para o site, receber o do link. ” Nota 1 (Redação) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. Base: 100 Entrevistados

13 Avaliação Geral da Publicação
Manuseio/facilidade de leitura Público Avaliação Geral 3,7 Redação 3,9 Agência 3,8 Corporativo 3,4 “A diagramação é muito blocada, fica muito poluída e os anúncios estão desproporcionais ao texto. Tem uma poluição visual.” Nota 2 (Agência) “Porque ele é bagunçado, feio, leitura desagradável.” Nota 2 (Agência) “Texto muito longo em toda a publicação. Precisa reformular a paginação com um conceito mais para site, conceito de página para Internet.” Nota 2 (Agência) Tamanho na tela Público Avaliação Geral 3,9 Redação 4,1 Agência Corporativo 3,7 “Porque não obedece o tamanho da tela, por ser em PDF dependendo do software utilizado muda o tamanho da letra.” Nota 2 (Corporativo) “O formato em colunas como o jornal impresso é ruim, porque tem que ficar usando a barra de rolagem, deveria ser como uma carta.” Nota 2 (Agência) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. Base: 100 Entrevistados

14 Avaliação Geral da Publicação
Organização das seções Público Avaliação Geral 3,9 Redação 4,0 Agência Corporativo 3,8 “Colunas e seções interrompidas, por exemplo, começa a falar de São Paulo e vai para Bahia e volta do nada a falar de São Paulo.” Nota 1 (Corporativo) “Os anúncios chamam a atenção pelo tamanho, posicionamento e excesso de cores. Dá impressão de que não tem uma área reservada à anúncios.” Nota 2 (Agência) “Elas tem nomes fixos, mas não têm locais fixos.” Nota 2 (Agência) Legibilidade “Muito entalhado, texto pequeno, entrelinha ruim, tipologia ruim.” Nota 1 (Redação) “Fica muito encavalado, as notícias estão muito condensadas. Deveria ser mais arejado, um pouco mais limpo e um pouco mais de espaço entre as sessões.” Nota 2 (Redação) “A fonte é muito pequena. A colunagem atrapalha a leitura, a página é dividida em colunas e atrapalha às vezes porque tem que ir pro lado.” Nota 2 (Redação) “Meio confuso, usam negrito demais.” Nota 2 (Corporativo) Público Avaliação Geral 3,7 Redação 3,9 Agência Corporativo 3,2 Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. Base: 100 Entrevistados

15 Avaliação Geral da Publicação
Periodicidade Público Avaliação Geral 4,6 Redação Agência 4,7 Corporativo “Porque acho que deveria ser como um blog para que o jornalista faça o acesso, todos os dias se necessário. Porque a informação não pode esperar uma semana, ela acontece todo o tempo pra isto deveria ser atualizado diariamente.” Nota 2 (Redação) Conteúdo Público Avaliação Geral 4,4 Redação 4,5 Agência Corporativo Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. Base: 100 Entrevistados

16 Avaliação Geral da Publicação
5. Pensando agora especificamente sobre as diferentes seções e conteúdo, gostaria que você indicasse o seu nível de interesse e sua avaliação sobre: Quadro Resumo Interesse Avaliação Notícias dos veículos 4,6 4,3 Assessorias (por estados) 3,4 3,1 Vaivém 4,5 Notícias pessoais (lançamento de livros, atividades extra-jornalimo, etc...) 3,6 3,7 Assessorias por estados destaca-se pelo baixo interesse, especialmente pela seção ser considerada longa por alguns entrevistados. Foram apresentadas sugestões de transformar essa seção em suplemento independente. Médias ponderadas pelas notas de 1 a 5 onde 1 equivale a interesse/avaliação muito baixo/muito ruim e 5 a muito alto/muito boa. Base: 100 Entrevistados

17 18 profissionais de Redação não avaliaram essa seção
Avaliação das seções Seção: Notícias dos veículos Público Interesse Avaliação Geral 4,6 4,3 Redação 4,8 4,5 Agência 4,4 Corporativo Seção: Assessorias (por estados) Público Interesse Avaliação Geral 3,4 3,1 Redação 2,6 4,0 Agência 4,3 4,2 Corporativo “Porque não considero jornalismo e não tenho interesse.” Nota 1 (Redação) “Deveria ser à parte, em uma edição à parte.” Nota 1 (Redação) “Por ter muitos estados torna a leitura muito longa e o arquivo muito pesado.” Nota 2 (Redação) 18 profissionais de Redação não avaliaram essa seção Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. Base: 100 Entrevistados

18 Avaliação das seções Seção: Vaivém Seção: Notícias pessoais Público
Interesse Avaliação Geral 4,6 4,5 Redação Agência Corporativo Seção: Notícias pessoais Público Interesse Avaliação Geral 3,6 3,7 Redação 3,9 4,0 Agência 3,5 Corporativo 3,3 “Não me interesso pela vida pessoal das outras pessoas.” Nota 2 (Agência) “Não me interesso por isso, só foco no trabalho.” Nota 2 (Corporativo) Médias ponderadas: notas de 1 a 5 onde 1 equivale a avaliação muito ruim e 5 a muito boa. Base: 100 Entrevistados

19 Atributos Tradicional Moderno S.O Corporativo 95% 3 Ultrapassado
6. Dentre os adjetivos abaixo, quais se aplicam ao formato atual do Jornalistas & Companhia? Tradicional Moderno S.O Corporativo 95% 3 Ultrapassado Atualizado Corporativo 56% 7 Conservador Inovador Agência 80% 3 Suporte (plataforma, forma de apresentação) Antigo Suporte (plataforma, forma de apresentação) Atual Corporativo 60% Redação 62% Agência 56% O público redação, metade da amostra, apresenta-se satisfeito com a forma de apresentação atual. Também é maioria nas avaliações positivas. Agência e Corporativo que, por suas profissões têm mais contato e desenvolvem produtos gráficos, declaram preferir a plataforma antiga do informativo e o consideram – no, atualmente, ultrapassado. Base: 100 Entrevistados

20 Equânime na relação empresas/ patrão e empregados/ colaboradores
Avaliação 8. Do ponto de vista EDITORIAL, você considera Jornalistas & Companhia um informativo? Engajado Imparcial S.O Corporativo44% Redação 82% 4 A publicação é considerada imparcial pela maioria dos entrevistados, este número é fortemente relacionado a opinião do público redação, diferentemente do público corporativo dos quais 44% consideram o informativo engajado. 9. Do ponto de vista DE SEU POSICIONAMENTO, você considera Jornalistas & Companhia um informativo? Pendente para o lado das empresas Equânime na relação empresas/ patrão e empregados/ colaboradores Pendente para o lado dos empregados S.O 2 Corporativo 28% Base: 100 Entrevistados

21 Perfis biográficos - Interesses
12. Você considera oportuna/relevante, a criação de um site contendo perfis biográficos de jornalistas? 12.1 Você gostaria de ter o seu próprio perfil publicado em um site como esse? Corporativo e Agência 36% 13. Que interesse você teria nos seguintes itens que fazem parte de perfis biográficos? Interesse Trajetória profissional 4,4 Formação acadêmica 3,8 Atividades complementares (Literárias, comerciais, artísticas) 3,6 Destaques (Prêmios, furos relevantes, coberturas marcantes) Outras Dados pessoais 3 Referências 2 Comportamento pessoal/ Áreas de interesse e posicionamento, preferências de cobertura/ Fotos/ Aspectos polêmicos (se foi acusado de ter sido parcial em alguma matéria)/ Fontes, publicar as fontes pra checar os dados/ Participação em entidades da categoria e ou entidades de serviço publico/ Atividade política no sentido amplo e não partidário/ Opinião pessoal sobre atualidades, fatos históricos 1 cada Números absolutos Médias ponderadas : notas de 1 a 5 onde 1 equivale a interesse muito baixo e 5 a muito alto. Base: 100 Entrevistados

22 Fontes de consulta - Perfis biográficos
11. Você costuma recorrer a que fontes quando precisa de informações sobre o perfil profissional de algum jornalista? % Geral Redação Agência Corporativo Consulta amigos e colegas 54 40 64 72 Google/Internet 41 36 52 Arquivos próprios 83 90 88 Sai a campo para apurar 29 22 Outras Maxpress 2 J&C 2 Com o próprio jornalista 1 Assessoria de imprensa 1 6 2 8 12 Os arquivos próprios são os mais utilizados para buscar conhecimentos sobre os perfis dos jornalistas, sobretudo pelos públicos redação e corporativo que destaca-se também pela consulta de amigos e colegas para este fim. Resposta múltipla Base: 100 Entrevistados

23 Posição em relação à Plataforma
10. Caso o Jornalistas & Companhia mudasse a plataforma na qual se apresenta, qual seria sua escolha? % Geral Redação Agência Corporativo Que permanecesse no formato atual, em PDF recebido por simples. 43 40 56 36 Poder acessar seu conteúdo SOMENTE em um site específico, e receber notificações de atualização por um com hiperlinks que, quando clicados, levariam diretamente à matéria de seu interesse. 21 28 8 20 Receber um com o arquivo PDF e hiperlinks que levem à notícia de interesse.Além de um site com atualizações. 35 32 44 Outro “No corpo do .” (Agência) 1 4 Base: 100 Entrevistados

24 As sugestões se dividem em quatro grandes grupos :
15. Você teria alguma sugestão ou crítica específica a fazer ao Jornalistas & Companhia? As sugestões se dividem em quatro grandes grupos : Formato 14 citações Conteúdo 10 citações Posição Crítica 5 citações Acessibilidade 3 citações

25 Sugestões 15. Você teria alguma sugestão ou crítica específica a fazer ao Jornalistas & Companhia? Formato “Deveria buscar uma diagramação mais agradável para leitura” (Redação) “Formato, deveria ser mais leve, menos texto, formatação diferente. Vai e vem ,fazer um quadro com entrada e saída, usar gráficos e ilustrações.” (Corporativo) “Mudar o formato que hoje se apresenta mais como impresso, mas que todo mundo lê na tela, deveria ser menos blocado e mais voltado pra Internet” (Redação) “Poder abrir o arquivo direto em PDF sem precisar salvar o arquivo. Ter um link com banco de dados de todas notas publicadas, com possibilidade de acesso, ou por assunto, por exemplo, jornalistas que receberam premio Embratel em clicar no link e aparecer todos os que receberam ano a ano” (Redação) Base: 100 Entrevistados

26 Conteúdo Posição Crítica Acessibilidade
Sugestões 15. Você teria alguma sugestão ou crítica específica a fazer ao Jornalistas & Companhia? “Criar pesquisas virtuais com os jornalistas abordando tendências e pensamentos.” (Redação) “Deveria falar sobre os desafios dos jornalistas, as matérias que eles encontram dificuldades para apurar.” (Redação) Conteúdo “Criar um espaço pra um editorial de observatório da imprensa. Acho que Jornalista e Cia deveria se posicionar, fazer uma crítica ou elogio sobre os fatos da imprensa por exemplo: um fechamento de uma publicação, demissão ou admissão, deveria se posicionar. Porque às vezes acontece de um jornalista fazer uma “cagada” em uma redação e sai limpinho em Jornalistas, então deveria ter um editorial pra se posicionar sobre a questão, falta esta observação mais crítica.” (Redação) Posição Crítica “Ter um site para acesso para que todos os jornalistas possam acessar, porque mesmo que não seja enviada por algum problema ou outro os jornalistas poderiam ter acesso.” (Redação) Acessibilidade Base: 100 Entrevistados

27 Principais conclusões
O Jornalistas e Companhia é muito bem avaliado e reconhecido pela sua importância, imparcialidade e pela qualidade de seu conteúdo. Por ser o único informativo do tipo, tem posição privilegiada já que dificulta qualquer tipo de comparação. É expressivo o número de críticas em relação ao formato, sobretudo a respeito da extensão do informativo, das matérias, bem como sua diagramação. Todos os públicos consideram oportuno o uso de HTML e demais ferramentas de internet. A criação de um site com perfis biográficos, sobretudo entre os profissionais de redação, que têm maior interesse em divulgar seus perfis, foi muito bem avaliada. Redação Corporativo e agências Os públicos “corporativo” e “agência” consideram o J&C conservador e preferem a plataforma de apresentação antiga. Avaliam o informativo como engajado e gostariam de receber um arquivo em PDF, acompanhado por hiperlinks que levem direto às notícias além de contar com um site com atualizações constantes. O público de redação, mais expressivo numericamente, avalia o formato do J&C como atualizado, moderno e prefere a plataforma atual. Gostariam de continuar recebendo o informativo em PDF simples.

28 Entrevistados Redação 28

29 Entrevistados Agência 29

30 Entrevistados Corporativo 30

31 Av. Brigadeiro Faria Lima 2601, 9º Andar
Porque medir é fundamental... Av. Brigadeiro Faria Lima 2601, 9º Andar CEP: – São Paulo – SP Tel.: Fax:


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