A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O átomo é uma esfera maciça, indivisível e indestrutível. Foi o primeiro modelo com base experimental, sendo portanto um modelo científico.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O átomo é uma esfera maciça, indivisível e indestrutível. Foi o primeiro modelo com base experimental, sendo portanto um modelo científico."— Transcrição da apresentação:

1

2

3 O átomo é uma esfera maciça, indivisível e indestrutível. Foi o primeiro modelo com base experimental, sendo portanto um modelo científico.

4

5 Consideremos um tubo de vidro contendo gás no seu interior e munido de dois eletrodos. Quando o tubo contém gás sob pressão normal, verifica-se que não há descarga elétrica no seu interior, mesmo quando a diferença de potencial é da ordem de V.

6 Rarefazendo-se o gás, por meio de bombas de vácuo, até atingir a pressão da ordem de 10 mmHg, aparece um fluxo luminoso partindo do cátodo (pólo negativo) e dirigindo-se ao ânodo (pólo positivo).

7 Continuando a rarefação até a pressão seja da ordem de mmHg, desaparecerá o feixe luminoso, permanecendo apenas uma mancha luminosa esverdeada na parede do tubo oposta ao cátodo. Os tubos especiais para se conseguir vácuo quase perfeito são chamados de ampolas de Crookes. Como o raio parte do cátodo, ele é chamado de Raio Catódico.

8 Com base nos estudos dos raios catódicos, Thomson chegou a conclusão que, o átomo é formado por uma esfera com massa positiva onde os elétrons estão encrustados.

9

10

11

12

13 O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva.

14

15

16

17

18

19

20 + ++ Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas fixas.

21 + ++ ENERGIA LUZ

22

23 Sommerfeld concedeu aos elétrons maior liberdade, permitindo a estes moverem-se não somente em órbitas circulares, mas também em órbitas elípticas.

24 É um modelo matemático-probabilístico que se baseia em dois princípios: Princípio da incerteza de Heisenberg- é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade de um elétron num mesmo instante. Princípio da dualidade da matéria de Louis de Broglie- o elétron apresenta característica DUAL, ou seja, comporta-se como matéria e energia sendo uma partícula-onda. Erwin Schröndinger baseado neste dois princípios criou o conceito de orbital, que é a região onde é mais provável encontrar um elétron.

25

26

27

28


Carregar ppt "O átomo é uma esfera maciça, indivisível e indestrutível. Foi o primeiro modelo com base experimental, sendo portanto um modelo científico."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google