A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MODELO ATÔMICO.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MODELO ATÔMICO."— Transcrição da apresentação:

1 MODELO ATÔMICO

2 DALTON

3 Modelo da bola de bilhar
O átomo é uma esfera maciça, indivisível e indestrutível. Foi o primeiro modelo com base experimental, sendo portanto um modelo científico.

4 THOMSON

5 Raios catódicos Consideremos um tubo de vidro contendo gás no seu interior e munido de dois eletrodos. Quando o tubo contém gás sob pressão normal, verifica-se que não há descarga elétrica no seu interior, mesmo quando a diferença de potencial é da ordem de V.

6 Rarefazendo-se o gás, por meio de bombas de vácuo, até atingir a pressão da ordem de 10 mmHg, aparece um fluxo luminoso partindo do cátodo (pólo negativo) e dirigindo-se ao ânodo (pólo positivo).

7   Continuando a rarefação até a pressão seja da ordem de mmHg, desaparecerá o feixe luminoso, permanecendo apenas uma mancha luminosa esverdeada na parede do tubo oposta ao cátodo. Os tubos especiais para se conseguir vácuo quase perfeito são chamados de ampolas de Crookes. Como o raio parte do cátodo, ele é chamado de Raio Catódico.

8 Modelo do pudim com passas
Com base nos estudos dos raios catódicos, Thomson chegou a conclusão que, o átomo é formado por uma esfera com massa positiva onde os elétrons estão encrustados.

9 RUTHERFORD

10 Experiência de Rutherford

11

12 Modelo planetário + + + + +

13 O átomo é formado por um núcleo muito pequeno em relação ao átomo, com carga positiva, no qual se concentra praticamente toda a massa do átomo. Ao redor do núcleo localizam-se os elétrons neutralizando a carga positiva.

14 Falhas no modelo de Rutherford
+ + + + +

15

16 BÖHR

17

18

19

20 Os elétrons giram ao redor do núcleo em órbitas fixas.
+ + +

21 LUZ + + + ENERGIA

22 Sommerfeld

23 Sommerfeld “concedeu” aos elétrons maior liberdade, permitindo a estes moverem-se não somente em órbitas circulares, mas também em órbitas elípticas.

24 Modelo atual (mecânica quântica)
É um modelo matemático-probabilístico que se baseia em dois princípios: Princípio da incerteza de Heisenberg- é impossível determinar com precisão a posição e a velocidade de um elétron num mesmo instante. Princípio da dualidade da matéria de Louis de Broglie- o elétron apresenta característica DUAL, ou seja, comporta-se como matéria e energia sendo uma partícula-onda. Erwin Schröndinger baseado neste dois princípios criou o conceito de orbital, que é a região onde é mais provável encontrar um elétron.

25

26

27

28


Carregar ppt "MODELO ATÔMICO."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google