A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza."— Transcrição da apresentação:

1 CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza pela propriedade privada dos meios de produção e pela liberdade de iniciativa dos próprios cidadãos. Nesse sistema, a produção e a distribuição das riquezas são regidas pelo mercado, no qual, em tese, os preços são determinados pelo livre jogo da oferta e da procura; A divisão técnica do trabalho, ou seja, a especialização do trabalhador em tarefas cada vez mais segmentadas no processo produtivo.

2 Suas características aparecem desde a baixa idade média (do século XI ao XV) com a transferência do centro da vida econômica social e política dos feudos para a cidade; Crise do Feudalismo – Peste Negra (40%) – Crescimento do Comércio – Revolução Industrial.

3 1ª Fase - Revolução Industrial (Inglaterra – Europa – Estados Unidos)
2ª Fase – A partir da Primeira Guerra mundial - o mercado internacional restringiu-se; a concorrência americana derrotou a posição das organizações econômicas européias e impôs sua hegemonia. Os Estados Unidos, depois de liderarem a economia capitalista mundial até 1929, foram sacudidos por violenta depressão econômica que abalou toda sua estrutura. 3ª Fase – Após a segunda guerra – substituição do liberalismo pela intervenção do Estado.

4 Crítica ao capitalismo
Karl Marx - ideólogo alemão que propôs a alternativa socialista para substituir o Capitalismo; Antagonismo irredutível entre as duas classes principais da sociedade capitalista: a burguesia e o proletariado, isto é o empresariado e os assalariados; Alienação; Mais Valia; Não garante meios de subsistência a todos os membros da sociedade – Desemprego.

5 Os regimes socialistas não tinham conseguido estabelecer a sociedade justa e de bem-estar que pretendiam: A União Soviética, maior potência militar do planeta, exauriu seus recursos na corrida armamentista, mergulhou num irrecuperável atraso tecnológico e finalmente se dissolveu em 1991; A Iugoslávia socialista se fragmentou em sangrentas lutas étnicas; A China abriu-se, cautelosa e progressivamente, para a economia de mercado.

6 O SOCIALISMO Sociedade caracterizada pela igualdade de oportunidades/meios para todos os indivíduos; É um sistema político-econômico ou uma linha de pensamento criado no século XIX para confrontar o capitalismo. A idéia foi desenvolvida a partir da realidade na qual o trabalhador era subordinado naquele momento, como baixos salários, enorme jornada de trabalho, entre outras

7 Os pensadores socialistas entendiam que a produção capitalista, estabelecida a partir da propriedade privada dos meios de produção e da exploração do trabalho assalariado, era incapaz de socializar a riqueza produzida; O socialismo propõe a extinção da propriedade privada dos meios de produção e a tomada do poder por parte do proletariado e controle do Estado e divisão igualitária da renda.

8 • Socialização dos meios de produção: todas as formas produtivas, como indústrias, fazendas entre outros, passam a pertencer à sociedade e são controladas pelo Estado, não concentrando a riqueza nas mãos de uma minoria.  • Não existem classes, ou seja, existe somente a classe trabalhadora e todos possuem os mesmos rendimentos e oportunidades. • Economia planificada: corresponde a todo controle dos setores econômicos, dirigidos pelo Estado, determinando os preços, os estoques, salários, regulando o mercado como um todo.

9 O principal pensador do socialismo foi Karl Marx, para ele esse regime surgiu a partir do capitalismo e seus meios de produção, tendo seu controle desempenhado pelo proletário, assim como o Estado, que posteriormente seria extinto, dando origem ao comunismo que corresponde a uma sociedade sem governo, polícia, forças armadas entre outros, além de não possuir classes sociais e economia de mercado. CAPITALISMO -> SOCIALISMO -> COMUNISMO

10 O ANARQUISMO Movimento que surge no século XIX, propondo uma organização da sociedade onde não haja nenhuma forma de autoridade imposta. Para os anarquistas, uma revolução não deve levar à criação de um novo Estado porque este seria sempre uma nova forma de poder coercitivo;

11 Anarquia=Anarquismo: é uma palavra que deriva da raiz grega — an (não, sem) e archê (governador) — e que designa um termo amplo que abrange desde teorias políticas a movimentos sociais que advogam a abolição do capitalismo e do Estado enquanto autoridade imposta e detentora do monopólio do uso da força. Exemplificando, Anarquismo é a teoria libertária baseada na ausência do Estado. De um modo geral, anarquistas são contra qualquer tipo de ordem hierárquica que não seja livremente aceita, defendendo tipos de organizações horizontais e libertárias.

12 Duas principais correntes:
Pacífica - qualquer mudança social deve ser feita com base na fraternidade e na cooperação entre os homens.(francês Pierre-Joseph Proudhon) Violenta - a modificação da sociedade só pode ser feita depois de destruída toda a estrutura social existente, para isso é válida a utilização da violência e do terrorismo.(russo Mikhail Bakunin)

13 Comunismo: é uma ideologia e um sistema econômico que tem por objetivo a criação de uma sociedade sem classes baseada na propriedade comum dos meios de produção, com a consequente abolição da propriedade privada. O comunismo, cujas origens remontam às obras de Karl Marx, é normalmente considerado como parte de um mais amplo movimento socialista. Sob tal sistema, o Estado não teria necessidade de existir e seria extinto.

14 Comunismo X Anarquismo
o Comunismo seria uma forma onde existiria entre aspas um governo onde as propriedades são coletivas, e as decisões são tomadas pelo conselho que substituía toda a sociedade. O anarquismo seria a ausência total de qualquer governo ou algo do tipo, por isso algumas pessoas em certas ocasiões  chegam a dizer que alguma coisa desorganizada chega ser uma anarquia, que seria uma explicação que muito que não concordam dizem, com ausência total do governo, tudo seria uma bagunça.

15 SOCIALISMO REAL X SOCIALISMO IDEAL
O socialismo, em sua essência, apresentava-se como algo favorável à classe dos trabalhadores, na prática o regime não obteve êxito, os países que aderiram a tal regime político não se estabeleceram no cenário mundial e, além disso, enfrentaram diversos problemas por conta do sistema.


Carregar ppt "CAPITALISMO É um sistema econômico em que os meios de produção e distribuição são de propriedade privada e com fins lucrativos; O Capitalismo se caracteriza."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google