A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento)The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento) Nos últimos 50 anos, os economistas.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento)The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento) Nos últimos 50 anos, os economistas."— Transcrição da apresentação:

1 The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento)The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento) Nos últimos 50 anos, os economistas inventaram 4 Teorias Econômicas para levar progresso aos países desenvolvidos fracassaram, pois essas não geraram estímulos para as pessoas mudarem de vida, que iniciam : 1 a ) destruição das redes de privilégios do Poder Público. 2 a ) política de incentivo ao conhecimento, à tecnologia e à acumulação de capital.Ex.: isenção tributária para a educação, tecnologia e importação de bens de capital. William Easterly

2 CARACTERÍSTICAS ATUAIS DE NOSSO QUADRO SÓCIO ECONÔMICO - Concentração de renda -Desequilíbrios regionais -Diferenças de produtividade entre setores -Etc. ESTRUTURALISTAS (Corrente reformista conservadora NL) Dualismo típico do 3 o mundo Lado rico---Lado pobre DEPENDENTISTA (Corrente progressista) Na medida que adotarmos o modelo industrial dos países desenvolvidos, o setor atrasado iria absorver o melhor do setor avançado, havendo uma homogeneização entre os dois Concordam que há dualismo O desenvolvimento não é um processo linear, e isto seria atingido se fossem removidos obstáculos da situação dualista e subdesenvolvida. O dualismo não é uma herança incômoda, mas decorrente do processo de desenvolvimento desigual e conhecido da periferia.

3 1 a Teoria Aumento dos Investimentos provoca Desenvolvimento estudados 138 países ( ) isso só aconteceu em 4 {Israel, Libéria, Tunísia e Reunião (pequena colônia francesa)}.

4 2 a Teoria O Desenvolvimento viria com o aumento da escolaridade entre 1960 e 1990 o mundo assistiu uma explosão da educação. Ensino superior, por exemplo, passou de 1% para 7,5% da população mundial. Nesse período, no entanto, as taxas de crescimento de economia mundial declinaram. O Desenvolvimento melhora a Educação, mas a recíproca não é verdadeira (salvo o ensino fundamental com resultados pequenos). Sem crescimento, a melhoria da escolaridade produz engenheiros dirigindo táxis.

5 3 a Teoria Controle da Natalidade produz mais renda os estudos de Easterly estabeleceram apenas uma pequena correlação positiva entre esses dois fatores. Ex: A Argentina está no ralo, com taxas de fertilidade baixas; o mundo subdesenvolvido continua com fome apesar da produção de alimentos ter triplicado entre 1960 e 1998, e de seus preços terem caído a metade entre 1980 e 2000.

6 4 a Teoria Política de ajuste com crescimento no Balanço de Pagamento e na Dívida Externa após o ano de 1982, fizeram-se ajustes inclusive com o perdão dos miseráveis, porém: entre 1989 e 1997 perdoaram-se 33 bilhões de 41 países, mas hoje eles devem 44 bilhões.

7 OBJETIVO DAS DUAS CORRENTES Economia com atividade industrial crescente eficiente, capaz de proporcionar a todos, no menor espaço de tempo um padrão de consumo semelhante aos países desenvolvidos.

8 Claude Lévi-Strauss (Antropologo – Tristes Tropicos) Longe de ficarem encerradas em si mesmas, todas as civilizações reconhecem, uma após a outra, a superioridade de uma delas,em termos sociais, que é a civilização ocidental. Não vemos todo o mundo tomar-lhe emprestado progressivamente as técnicas, seu genero de vida, suas distrações e até suas roupas? O que os países INSUFICIENTEMENTES DESENVOLVIDOS censuram um nos outros nas Assembléias Internacionais, não é que os estejam se ocidentalizando, mas de não lhes darem com bastante rapidez, os meios de se ocidentalizarem.

9 Barreira: Para aumentar o nível de consumo da população sub- desenvolvida pelo modelo industrializante. Considerando apenas a variável da viabilidade ecológica População existente P.D P.SD. 1,5 b. 4,2 b. Consumo per capta de (Índice que reflete a pressão aço e energia sobre o meio ambiente que cada indivíduo realiza) 18 P.D Proporção 1 P.SD 6 X 1


Carregar ppt "The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento)The Elusive Quest for Growth (A Busca Ilusória do Crescimento) Nos últimos 50 anos, os economistas."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google