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Veículos elétricos em frotas de Utilities

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Apresentação em tema: "Veículos elétricos em frotas de Utilities"— Transcrição da apresentação:

1 Veículos elétricos em frotas de Utilities
Antonio Nunes Jr Diretor-presidente da ABVE Associação Brasileira do Veículo Elétrico São Paulo - SP 1 de setembro de 2006

2 Tópicos Tipos de veículos elétricos e características principais
“Combustíveis” para veículos elétricos VEs em frotas Fatores motivadores e inibidores do crescimento do uso de VEs

3 Brasil - Uso Final de Energia em 2004
Expressivo uso de combustíveis fósseis em transporte.

4 Eficiência baixa dos carros convencionais
Resistência do ar Em espera/parado Perdas no motor Acessórios Perdas transmissão Frenagem Inércia Resistência rolamento Melhoria da eficiência dos motores convencionais (MCI) Emprego da tração elétrica

5 Veículo elétrico Usa pelo menos um motor elétrico em sua tração.
São classificados segundo a fonte de energia utilizada à bordo. Combustível líquido ou GNV Energia Elétrica VEB VEH “Plug-in” VEH Tipo Fonte de energia elétrica Trólebus Rede (durante o trajeto) Bateria Rede (carga) Híbrido Combustível* Híbrido plug-in Rede (carga) + combustível* Célula a combustível Hidrogênio** Solar (teste, competições) Sol * Gasolina, diesel, álcool, gás natural ** Hidrogênio ou metano, metanol, ... em reformador

6 T a n q u e Cilindro Combustíveis para VEs Eletricidade Gasolina
F r T a n q u e Gasolina Álcool Diesel/Biodiesel F r F r Cilindro F r GNV Hidrogênio GNV/H2 VEH Paralelo H2 Célula a combustível

7 T a n q u e Cilindro VEH Plug-in Eletricidade Gasolina Álcool
Diesel/Biodiesel Eletricidade T a n q u e Gasolina Álcool Diesel/Biodiesel Cilindro GNV Hidrogênio GNV/H2 VEH Paralelo

8 LEVÍSSIMOS LEVES PESADOS VEB VEH VECaC
Há muitos tipos e fabricantes, alguns no Brasil Motos com potencial para substituir as convencionais em certos usos Uma fábrica de motonetas em implantação em Manaus Soluções para ambientes fechados e portadores de necessidades especiais Há alguns projetos de motos híbridas. Há vários modelos em teste. Vários modelos no exterior usados em aplicações urbanas. Pálio Elétrico entrando no Brasil 12 a 15 modelos nos EUA VEH-P: hoje é um VEH adaptado. Poderá ser uma opção de fábrica no futuro Vários modelos em teste pelos grandes fabricantes - Vários modelos no exterior. - Veículos para entregas e serviços urbanos - Empilhadeiras, reboques e paletadeiras - Ônibus: alguns fabricantes no exterior e 2 no Brasil Caminhões em teste no exterior VEH-P: um ônibus no Brasil - Ônibus: alguns modelos em teste no exterior - Testes no Brasil em 2007 e um desenvolvimento no Brasil - Empilhadeiras em teste no exterior LEVÍSSIMOS LEVES PESADOS

9 Motonetas/triciclos elétricos para entregas em crescimento na Europa:
Velocidade máx.: 50 km/h Autonomia: 50 a 100 km Preço: € a 4.000

10 EV 1000 Veloc. máx.: 50 km/h Autonomia: 70 km
Motor elétrico: DC sem escovas 1kW 48V Baterias: 4 x 12V 45Ah Chumbo-ácida de gel selada Tempo de carga: h Carregador: 110V/220V Preço (EUA): MSRP US$ 2.500 Fábrica em construção Manaus

11 Pálio Elétrico Motor 15 kW (~20 HP) Veloc. Máx. 130 km/h
Autonomia: 120 km Bateria Zebra: 165 kg Recarga em 8 h Vida útil: 130 mil km Câmbio: tipo joystick com 3 posições (frente, ré, neutro) Display para monitorar a bateria (carga, tensão, corrente, temperatura) Custo da eletricidade para andar 100km (consumo 6 km/kWh) Gasolina: ~R$ 25,00 Usuário residencial (RJ): ~R$ 9,20 Usuário de Tarifa verde A RJ (carga fora da ponta): ~R$ 3,75 Emissão zero no local Baixíssimo ruído Se o Palio Elétrico custar 50% a mais que um convencional, em 5 anos de uso em frota (Com/Ind 24 mil km/ano) o custo total se equilibra.

12 VEH Plug-in Sprinter Plug-in da Daimler no mercado em 2008
Fonte: EPRI Journal – Fall 2005 * Electric Power Research Institute (EPRI)

13 Eletra Industrial Díesel 8m, 12m (Padrón)
(São Bernardo do Campo, SP) Díesel 8m, 12m (Padrón) 15m (piso baixo e porta dos dois lados) –uso em corredores 18m articulado 43 unidades em uso na área metropolitana de São Paulo Redução, em relação aos convencionais, de 75% dos óxidos de nitrogênio (NOx) 50% do material particulado (fumaça negra) 40% a 50% do dióxido de carbono (CO2) Quase 100% do monóxido de carbono (CO) 15% a 25% do consumo de combustível Vida útil estimada em cerca de 20 anos

14 Tuttotrasporti (Caxias do Sul, RS) Chassis Tutto bi-articulado com 18 metros de comprimento com tração híbrida/gás para 180 passageiros. Híbrido elétrico a diesel (opções: gás natural e gasolina) Transporte de massa para corredores de vias expressas de grandes cidades Plug-in (30 – 35 km autonomia no modo elétrico) Tecnologia: WEG

15 Caminhão elétrico híbrido - uso especial
Desenvolvimento conjunto: International e Eaton Pré-produção de 20 a ser utilizado por 13 empresas de serviços públicos nos Estados Unidos: Alabama Power; American Electric Power; Baltimore Gas & Electric; Duke Energy; Entergy; Georgia Power; Hydro Quebec; Missouri Department of Transportation; Pacific Gas & Electric Company; Pepco; Southern California Edison; and TXU Electric Delivery Elétrico híbrido a diesel km/litro de diesel: 40 a 60% superior Fonte de energia nos locais de trabalho Execução de serviço com m.c.i. desligado

16 Mercado mundial de máquinas para movimentação - 2005
100% = 650 mil unidades Combustão Elétricas Contrapeso 34,8% 24,0% MEIO AMBIENTE Não faz barulho. Não emite gases. Não vaza óleo Elétricas de armazenagem 41,2%

17 Linha contra-peso elétrica
MANUTENÇÃO MAIS BARATA Não tem pastilhas de freio Não tem transmissão Muito menos peças de desgaste GLP X ENERGIA ELÉTRICA Carregar uma bateria elétrica é cerca de 5 vezes mais barato do que um botijão de GLP Para elevar, não precisa acelerar Custo total da elétrica pode chegar a 25% menos da GLP em 5 anos de operação.

18 Evolução Fatores motivadores - Estímulos para aquisição e uso VEs
Questão ambiental (poluição do ar, sonora) Eficiência no uso de energia - Estímulos para aquisição e uso VEs Nenhuma ou muito pouca emissão de gases no local Arrancadas e frenagens mais suaves (mais conforto) Baixo ruído Frenagem regenerativa Motores elétricos eficientes Baterias eficientes Motor de combustão interna menor e funcionando na região de maior eficiência ou desligado Não gasta energia quando parado

19 Evolução Fatores inibidores
Custo de aquisição mais alto (bateria, outros componentes, baixa escala de produção, tecnologia na infância) No caso dos elétricos a bateria, autonomia limitada e tempo de recarga alto (exceção: híbridos) Pouca disponibilidade de modelos Baixo conhecimento Complexidade dos VEHs

20 300kg de LI- possibilita a um VEB autonomia de
Baterias Melhores relações kWh/kg e kWh/l autonomia km Custo menor Redução do tempo de carga (poucos minutos) Vida útil – de 3 /4 anos  8 a15 anos Bateria Zebra Wh/kg: 120 W/kg: 181,2 1000 a 3000 ciclos Automóvel a bateria 4 a 6 km/kWh 300kg de LI- possibilita a um VEB autonomia de 170 a 250 km Fonte: EPRI Journal – Fall 2005

21 Motores elétricos - evolução
Rotor invertido, ímãs permanentes, sem escovas Potência: 80 kW (pico) e 18,5 rpm (nominal) Torque: 670 Nm (pico) e 180 rpm (nominal) Velocidade: 1385 rpm (pico) e 1235 rpm (nominal) Eficiência (carga contínua): rpm Voltagem máxima: 500 VDC

22 Além do econômico Energia e aquecimento global são preocupações centrais de nosso tempo Uso do petróleo é um dos principais problemas que pressionam o mundo atual As conseqüências para o meio ambiente local, regional e global das emissões do cano de escape pedem ações urgentes As preocupações principais são relacionadas a uma possível crise de energia quando não houver mais combustível fóssil e, principalmente, uma muito possível exaustão da capacidade do meio ambiente absorver a poluição Quais as metas e ações para aumento da eficiência energética de sua empresa, em particular, da frota de veículos? Quais as metas e ações para redução da emissão de poluentes e de ruído pelos veículos de sua empresa?

23 Muito obrigado! www.ABVE.org.br Antonio Nunes Jr (21) 2532-1389


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