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Www.ABVE.org.br 1 Veículos elétricos em frotas de Utilities São Paulo - SP 1 de setembro de 2006 Antonio Nunes Jr Diretor-presidente da ABVE Associação.

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1 1 Veículos elétricos em frotas de Utilities São Paulo - SP 1 de setembro de 2006 Antonio Nunes Jr Diretor-presidente da ABVE Associação Brasileira do Veículo Elétrico

2 2 Tipos de veículos elétricos e características principais Combustíveis para veículos elétricos VEs em frotas Fatores motivadores e inibidores do crescimento do uso de VEs Tópicos

3 3 Brasil - Uso Final de Energia em 2004 Expressivo uso de combustíveis fósseis em transporte.

4 4 Resistência do ar Em espera/parado Perdas no motor Acessórios Perdas transmissão Frenagem Inércia Resistência rolamento Melhoria da eficiência dos motores convencionais (MCI) Emprego da tração elétrica Eficiência baixa dos carros convencionais

5 5 Usa pelo menos um motor elétrico em sua tração. São classificados segundo a fonte de energia utilizada à bordo. Combustível líquido ou GNV Energia Elétrica VEB VEH Plug-in VEH Tipo Fonte de energia elétrica TrólebusRede (durante o trajeto) BateriaRede (carga) HíbridoCombustível* Híbrido plug-inRede (carga) + combustível* Célula a combustívelHidrogênio** Solar (teste, competições) Sol * Gasolina, diesel, álcool, gás natural ** Hidrogênio ou metano, metanol,... em reformador Veículo elétrico

6 6 Eletricidade TanqueTanque Gasolina Álcool Diesel/Biodiesel GNV Hidrogênio CilindroCilindro H2H2 GNV/H 2 Célula a combustível Combustíveis para VEs F r VEH Paralelo

7 7 VEH Paralelo Eletricidade TanqueTanque Gasolina Álcool Diesel/Biodiesel GNV Hidrogênio CilindroCilindro GNV/H 2 TanqueTanque Gasolina Álcool Diesel/Biodiesel VEH Plug-in

8 8 - Há muitos tipos e fabricantes, alguns no Brasil - Motos com potencial para substituir as convencionais em certos usos - Uma fábrica de motonetas em implantação em Manaus - Soluções para ambientes fechados e portadores de necessidades especiais Há alguns projetos de motos híbridas. Há vários modelos em teste. -Vários modelos no exterior usados em aplicações urbanas. - Pálio Elétrico entrando no Brasil -12 a 15 modelos nos EUA -VEH-P: hoje é um VEH adaptado. Poderá ser uma opção de fábrica no futuro Vários modelos em teste pelos grandes fabricantes - Vários modelos no exterior. - Veículos para entregas e serviços urbanos - Empilhadeiras, reboques e paletadeiras - Ônibus: alguns fabricantes no exterior e 2 no Brasil - Caminhões em teste no exterior -VEH-P: um ônibus no Brasil - Ônibus: alguns modelos em teste no exterior - Testes no Brasil em 2007 e um desenvolvimento no Brasil - Empilhadeiras em teste no exterior LEVÍSSIMOS LEVES PESADOS VEHVEBVECaC

9 9 Motonetas/triciclos elétricos para entregas em crescimento na Europa: Velocidade máx.: 50 km/h Autonomia: 50 a 100 km Preço: a 4.000

10 10 EV 1000 Veloc. máx.: 50 km/h Autonomia: 70 km Motor elétrico: DC sem escovas 1kW 48V Baterias: 4 x 12V 45Ah Chumbo-ácida de gel selada Tempo de carga: h Carregador: 110V/220V Preço (EUA): MSRP US$ Fábrica em construção Manaus

11 11 Motor 15 kW (~20 HP) Veloc. Máx. 130 km/h Autonomia: 120 km Bateria Zebra: 165 kg Recarga em 8 h Vida útil: 130 mil km Câmbio: tipo joystick com 3 posições (frente, ré, neutro) Display para monitorar a bateria (carga, tensão, corrente, temperatura) Custo da eletricidade para andar 100km (consumo 6 km/kWh) Gasolina: ~R$ 25,00 Usuário residencial (RJ): ~R$ 9,20 Usuário de Tarifa verde A RJ (carga fora da ponta): ~R$ 3,75 Emissão zero no local Baixíssimo ruído Se o Palio Elétrico custar 50% a mais que um convencional, em 5 anos de uso em frota (Com/Ind 24 mil km/ano) o custo total se equilibra. Pálio Elétrico

12 12 Fonte: EPRI Journal – Fall 2005 VEH Plug-in * Electric Power Research Institute (EPRI) Sprinter Plug-in da Daimler no mercado em 2008

13 13 Eletra Industrial (São Bernardo do Campo, SP) Díesel 8m, 12m (Padrón) 15m (piso baixo e porta dos dois lados) –uso em corredores 18m articulado 43 unidades em uso na área metropolitana de São Paulo Redução, em relação aos convencionais, de 75% dos óxidos de nitrogênio (NOx) 50% do material particulado (fumaça negra) 40% a 50% do dióxido de carbono (CO 2 ) Quase 100% do monóxido de carbono (CO) 15% a 25% do consumo de combustível Vida útil estimada em cerca de 20 anos

14 14 Tuttotrasporti (Caxias do Sul, RS) Chassis Tutto bi-articulado com 18 metros de comprimento com tração híbrida/gás para 180 passageiros. Híbrido elétrico a diesel (opções: gás natural e gasolina) Transporte de massa para corredores de vias expressas de grandes cidades Plug-in (30 – 35 km autonomia no modo elétrico) Tecnologia: WEG

15 15 Desenvolvimento conjunto: International e Eaton Pré-produção de 20 a ser utilizado por 13 empresas de serviços públicos nos Estados Unidos: Alabama Power; American Electric Power; Baltimore Gas & Electric; Duke Energy; Entergy; Georgia Power; Hydro Quebec; Missouri Department of Transportation; Pacific Gas & Electric Company; Pepco; Southern California Edison; and TXU Electric Delivery Elétrico híbrido a diesel km/litro de diesel: 40 a 60% superior Fonte de energia nos locais de trabalho Execução de serviço com m.c.i. desligado Caminhão elétrico híbrido - uso especial

16 16 Elétricas Contrapeso 24,0% Combustão 34,8% Elétricas de armazenagem 41,2% 100% = 650 mil unidades MEIO AMBIENTE Não faz barulho. Não emite gases. Não vaza óleo Mercado mundial de máquinas para movimentação

17 17 Não tem pastilhas de freio Não tem transmissão Muito menos peças de desgaste MANUTENÇÃO MAIS BARATA Carregar uma bateria elétrica é cerca de 5 vezes mais barato do que um botijão de GLP Para elevar, não precisa acelerar GLP X ENERGIA ELÉTRICA Custo total da elétrica pode chegar a 25% menos da GLP em 5 anos de operação. Linha contra-peso elétrica

18 18 Fatores motivadores Questão ambiental (poluição do ar, sonora) Eficiência no uso de energia - Estímulos para aquisição e uso VEs Nenhuma ou muito pouca emissão de gases no local Arrancadas e frenagens mais suaves (mais conforto) Baixo ruído Frenagem regenerativa Motores elétricos eficientes Baterias eficientes Motor de combustão interna menor e funcionando na região de maior eficiência ou desligado Não gasta energia quando parado Evolução

19 19 Fatores inibidores Custo de aquisição mais alto (bateria, outros componentes, baixa escala de produção, tecnologia na infância) No caso dos elétricos a bateria, autonomia limitada e tempo de recarga alto (exceção: híbridos) Pouca disponibilidade de modelos Baixo conhecimento Complexidade dos VEHs Evolução

20 20 Melhores relações kWh/kg e kWh/l autonomia km Custo menor Redução do tempo de carga (poucos minutos) Vida útil – de 3 /4 anos 8 a15 anos Fonte: EPRI Journal – Fall 2005 Automóvel a bateria 4 a 6 km/kWh 300kg de LI - possibilita a um VEB autonomia de 170 a 250 km Bateria Zebra Wh/kg: 120 W/kg: 181, a 3000 ciclosBaterias

21 21 Motores elétricos - evolução Rotor invertido, ímãs permanentes, sem escovas Potência: 80 kW (pico) e 18,5 rpm (nominal) Torque: 670 Nm (pico) e 180 rpm (nominal) Velocidade: 1385 rpm (pico) e 1235 rpm (nominal) Eficiência (carga contínua): rpm Voltagem máxima: 500 VDC

22 22 Energia e aquecimento global são preocupações centrais de nosso tempo Uso do petróleo é um dos principais problemas que pressionam o mundo atual As conseqüências para o meio ambiente local, regional e global das emissões do cano de escape pedem ações urgentes As preocupações principais são relacionadas a uma possível crise de energia quando não houver mais combustível fóssil e, principalmente, uma muito possível exaustão da capacidade do meio ambiente absorver a poluição Além do econômico Quais as metas e ações para aumento da eficiência energética de sua empresa, em particular, da frota de veículos? Quais as metas e ações para redução da emissão de poluentes e de ruído pelos veículos de sua empresa?

23 23 Muito obrigado! Antonio Nunes Jr (21)


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