A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

PROF. ALBA REGINA BATTISTI DE SOUZA ORIENTADOR: PROF. Dr. ARIOVALDO BOLZAN CO-ORIENTADORA: PROF. Dra. ARACI HACK CATAPAN Universidade do Estado de Santa.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "PROF. ALBA REGINA BATTISTI DE SOUZA ORIENTADOR: PROF. Dr. ARIOVALDO BOLZAN CO-ORIENTADORA: PROF. Dra. ARACI HACK CATAPAN Universidade do Estado de Santa."— Transcrição da apresentação:

1 PROF. ALBA REGINA BATTISTI DE SOUZA ORIENTADOR: PROF. Dr. ARIOVALDO BOLZAN CO-ORIENTADORA: PROF. Dra. ARACI HACK CATAPAN Universidade do Estado de Santa Catarina - UDESC Universidade Federal de Santa Catarina - UFSC DOCÊNCIA NA EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA: ANÁLISES E PROSPECÇÕES XI CONGRESSO INTERNACIONAL DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA Salvador – Bahia 2004

2 Quais são os saberes que servem de base ao ofício de professor, as competências e as habilidades que os professores mobilizam diariamente, nas salas de aula e nas escolas, a fim de realizar concretamente as suas diversas tarefas? Qual é a natureza desses saberes? (TARDIF, 2002, p.9)

3 PROBLEMA(s) DE PESQUISA Qual o movimento didático-pedagógico construído pelo professor de EaD? Que dilemas enfrentam? Que estratégias didático-pedagógicas constroem? constroem? Como se vêem docentes em EaD? Que relações estabelecem: pares e e alunos?

4 Construir referenciais didáticos para formação e atuação docente em EaD a partir da análise do movimento didático construído e utilizado pelos professores. OBJETIVO DA PESQUISA

5 JUSTIFICATIVA Atuação profissional Inserção na área de EaD As produções cientificas na área Demandas e motivação pessoal Processo de construção da identidade docente em EaD

6 ORIENTAÇÃO METODOLÓGICA Paradigma dialético Contribuições do paradigma da complexidade Pesquisa de campo e bibliográfica Análise de conteúdo Entrevistas, observações participantes, aplicação de questionários e análise documental

7 DIDÁTICAFUNDAMENTOSTEORIAS FUNDAMENTOS DE EaD TCD NA EDUCAÇÃO AÇÃO DOCENTE BASES TEÓRICAS

8 Autores referência - base André Nóvoa Tardif Pozo Pimenta Veiga Libâneo Perrenoud Freire Sacristán Morin Maturana Varela Petráglia Levy Palloff e Pratt Allava Kenski Castells Peters Catapan Sancho Pretto Litwin

9 PERSPECTIVAS CONTEMPORÂNEAS Formação e Atuação Docente Interdisciplinaridade Ação docente reflexiva Promoção da interatividade Atitudes docentes mediadoras Incentivo a autonomia e autogestão Promoção da aprendizagem significativa Aprendizagem colaborativa e cooperativa Avaliação processual e mediadora

10 ENUNCIADOS DOCENTES MOVIMENTO DIDÁTICO DOCÊNCIA EM EAD ASPECTOS CONTEXTUAIS ARTICULAÇÃO ENTRE AS DIMENSÕES DA DOCÊNCIA EM EAD

11 SABERES DOCENTES Saberes da formação profissional Saberes disciplinares Saberes curriculares Saberes experienciais Tardif, 2002

12 CategoriasIndicadoresF Unidades de Registro Integração das áreas Projetos compartilhados PPP Gestão participativa ASPECTOS CONTEXTUAIS Outras categorias – ver projeto

13 Relação entre os aspectos didáticos e os meios de interação DRPD Promoção da Interatividade Atitudes Mediadoras Incentivo a Autonomia Promoção da aprendizagem significativa Aprendizagem Colaborativa Avaliação processual e mediadora D – Descrição R - Recursos utilizados PD – Procedimentos Didáticos MOVIMENTO DIDÁTICO EM EaD - MDEaD

14 INDICADORES PARA ANÁLISE DO MOVIMENTO DIDÁTICO Aspectos didáticos e os meios de interação Indicativos Promoção da Interação e da Interatividade Comunicação e a intervenção do aluno no processo. Atitudes MediadorasDiálogo questões e atividades reflexivas, orientações e reencaminhamento de dúvidas. Incentivo a AutonomiaEstímulo à independência, participação ativa, pesquisas. Promoção da aprendizagem significativa Atividades e conteúdos considerando conhecimentos prévios e contextualizados. Aprendizagem Colaborativa e Cooperativa Organização de situações e atividades que promovam a troca, parceria e trabalho coletivo. Avaliação processual e mediadora Atividades avaliativas ao longo do processo, retornos qualitativos, comentários constantes sobre as atividades, proposição de atividades redimensionadoras da aprendizagem.

15 Temos que aprender a lidar com os dois enfoques: presencial e a distância. (P1) Acabou aparecendo para mim como uma oportunidade e um super desafio (P4) Mas as diferenças percebidas em relação ao ensino presencial são flagrantes. (P6) EaD E PRESENCIAL

16 Não estão preparados para a flexibilidade, requer maturidade dos alunos, eles não buscam mais, ficam presos ao que está pronto – não sabem lidar com a autonomia que a EaD oferece.(P1) Eles ainda desacreditam da EaD. Não levam a Sério. Para envolver o aluno, é cobrando, tem que ser tudo voltado para as atividades. (P2) O aluno, ele acha que ele tem que ter aula. Ele não acredita no fato de ele ir sozinho, de ele ter uma certa dinâmica de estudo sozinho, ele acha Isso uma matação[...] (P3) A princípio querem tudo pronto [...]. A gente precisa entender esse aluno, poder entender que é um movimento[...]. (P4) COMO VEÊM OS ALUNOS:

17 CONSTRUÇÕES DIDÁTICAS Avaliação Sempre retorno, feed-back é sagrado, avaliação mais processual [...] (P2) Envolvimento dos alunos Logo no começo da disciplina você lança fogos de artifício...você promove uma algazarra e enche a caixa deles de , para que eles percebam que estão nesse processo. (P3) Os temas dos fóruns, todos estão contextualizados com temas atuais. (P6) Atividades

18 PROPOSIÇÕES DOCENTES O sistema é bom, mas temos que melhorar o sistema de acesso dos alunos[...] (P6) Está faltando material áudio visual. (P5) Precisaria de mais formação, nós temos tido, mas Acho que ainda é pouco. (P8) Mais apoio aos professores iniciantes: eles têm muito receio. (P1)

19 Os professores buscam uma identidade em EaD. Constroem e utilizam saberes docentes diante das urgências da prática. Experiências como docente no presencial são constantes referências. Valorizam situações de compartilhamento. Vivem conflitos e indagações quanto a EaD Demonstram significativa mobilização para lidar com a modalidade. ANÁLISES PRÉVIAS

20 Foi bastante difícil no início. [...] No meu caso, eu não sabia sequer enviar um e- mail. Imagine só em trabalhar em um ambiente virtual. Sofri demais. Quando iniciei as aulas, tudo deu certo, e talvez eu tenha investido bastante no afetivo para tentar suprir o pouco conhecimento do instrumento. (P9)


Carregar ppt "PROF. ALBA REGINA BATTISTI DE SOUZA ORIENTADOR: PROF. Dr. ARIOVALDO BOLZAN CO-ORIENTADORA: PROF. Dra. ARACI HACK CATAPAN Universidade do Estado de Santa."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google