A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral"— Transcrição da apresentação:

1 Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
Adriane Lima Mortari Moret, Maria Cecilia Bevilacqua, Orozimbo Alves Costa, Maria Jaquelini Dias dos Santos, Leandra Tabanez do Nascimento, Luzia Maria Pozzobom Ventura, Marta Maria Resegue-Coppi, Elisabete Honda Yamaguti, Kátia de Freitas Alvarenga. Centro de Pesquisas Audiológicas do Hospital de Reabilitação de Anomalias Craniofaciais, Faculdade de Odontologia de Bauru – Universidade de São Paulo, Campus Bauru.

2 Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
Objetivo: caracterizar o desempenho auditivo e de linguagem de crianças com paralisia cerebral usuárias de IC. Método: Análise retrospectiva dos achados de sete portadores de PC usuários de IC, atendidos no CPA-HRAC/USP. A idade na avaliação foi de 2 anos e 9 meses a 5 anos e 7 meses, com tempo de uso de IC entre 4 meses e um ano. Avaliação do desempenho auditivo: média dos limiares audiométricos nas freqüências de 500Hz, 1KHz e 2KHz em campo livre (sem amplificação, com AASI e com IC); escalas MAIS e IT-MAIS, e pela classificação em categorias de audição. Avaliacão do desempenho lingüístico: MUSS adaptado , PRISE e categorias de linguagem. Os resultados foram mensurados em diferentes etapas: pré-cirúrgico, três meses, seis meses e um ano de uso de IC, este último exceto nos indivíduos com tempo de uso inferior.

3 Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral
RESULTADOS CONCLUSÃO Audiometria em campo livre: melhora dos resultados para todos os indivíduos com o uso do IC em relação ao uso do AASI, e de ambos quando comparados à situação sem amplificação, exceto para um sujeito. IT-MAIS / MAIS: todos os indivíduos obtiveram avanço, embora variável. Categorias de audição: quatro mantiveram a mesma categoria (categoria 1-detecção), e três apresentaram melhora de desempenho, dois alcançando padrão de percepção e um, detecção. MUSS: aumento no escore para todos os indivíduos, com desempenho variável. Categorias de linguagem: quatro indivíduos atingiram a produção de palavras isoladas (categoria 2), e três não atingiram tal habilidade. PRISE: aumento dos comportamentos pré- verbais para todos os indivíduos. Com a ativação do IC, houve avanço nos aspectos de audição e linguagem avaliados; No entanto, há necessidade de um acompanhamento por maior tempo a fim de se conhecer o desenvolvimento das habilidades auditivas e lingüísticas em longo prazo.


Carregar ppt "Benefício do implante coclear em crianças com paralisia cerebral"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google