A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

SOCIOLOGIA Capitalismo, Mercadoria, Dinheiro, Capital, Mais Valia Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina São Luís - MA.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "SOCIOLOGIA Capitalismo, Mercadoria, Dinheiro, Capital, Mais Valia Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina São Luís - MA."— Transcrição da apresentação:

1 SOCIOLOGIA Capitalismo, Mercadoria, Dinheiro, Capital, Mais Valia Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina São Luís - MA

2 CAPITAL O Surge na produção e não na venda. O É uma relação social. O O ser humano tem sua mercadoria que tem o seu valor de troca definido como qualquer outro produto do mercado. O O salário é o preço do trabalhador. O O salário é o tempo socialmente necessário para reproduzir outro igual a ele. O O trabalho humano que gera valor.

3 MAIS VALIA O LUCRO resultante da diferença entre o que o capitalista paga pela mão de obra e o valor que é cobrado pela mercadoria produzida pelo trabalhador– HORA EXTRA; O CONSEQUÊNCIA: greves. p.33 O A mão de obra é uma mercadoria que não pode ser acumulada. O O trabalhador é uma mercadoria que se troca por dinheiro para sua subsistência. O O trabalhador não enriquece, recebe pelo aquilo que vale.

4 Fetiche da mercadoria O É o trabalho do homem que gera valor de troca no mercado. O A mercadoria parece aos olhos humanos, conter valor em si mesma. O FETICHE: como se o produto tivesse o poder mágico de ocultar o verdadeiro sentido de sua existência. O É um fruto social. Parece adquirir a propriedade mágica de gerar seu próprio valor. Esconde sua verdadeira natureza.

5 ALIENAÇÃO O O Marxismo apresenta como um processo e um estado imposto ao trabalhador. O Quando forçado a vender a sua força de trabalho, o homem se torna mercadoria. O Ele não pertence mais a si mesmo, mas à empresa. O Perda do conhecimento. O Trabalho como obrigação, como um fardo, pois sua vontade não existe, está alienada nos interesses da empresa.

6 REIFICAÇÃO O COISIFICAÇÃO: processo de transformar tudo em objeto, em mercadoria, em valor de troca. O Perda do senso de humanidade. O A própria essência do discurso da igualdade do capitalismo está assentada numa ideia de relação entre coisas e não entre seres humanos.

7 EXÉRCITO DE RESERVA O Êxodo Rural: massa de trabalhadores desempregados que forçam os salários para baixo, chamado exército de reserva. O O desemprego é um pilar do capitalismo; O Quanto mais trabalhadores, mais barato é o seu preço, isto é, a empresa paga salários menores.

8 INFRAESTRUTURA E SUPERESTRUTURA O O Marxismo é uma teoria materialista. O Infra: é a base da sociedade, exemplo, economia, suas relações de produção e suas forças produtivas. O Super: composta pelas crenças, pela religião, pela filosofia, pelo Estado, pela política e tradições. O O Estado assenta cada classe em seu lugar, dentro da lógica do capitalismo.


Carregar ppt "SOCIOLOGIA Capitalismo, Mercadoria, Dinheiro, Capital, Mais Valia Colégio Adventista da Cohab Prof.ª Andréa Cristina São Luís - MA."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google