A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA. Por que conceber um NOVO MODELO DE ESCOLA?

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA. Por que conceber um NOVO MODELO DE ESCOLA?"— Transcrição da apresentação:

1 O GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA

2 Por que conceber um NOVO MODELO DE ESCOLA?

3 Porque a Escola não responde aos desafios postos para a Educação do Século XXI E as evidências são : Os baixos indicadores de aprendizagem A ausência de perspectivas do jovem em relação ao futuro Número muito grande de alunos apresentando defasagem série/idade Absenteísmo escolar E as evidências são : Os baixos indicadores de aprendizagem A ausência de perspectivas do jovem em relação ao futuro Número muito grande de alunos apresentando defasagem série/idade Absenteísmo escolar

4 O jovem idealizado neste modelo é um JOVEM AUTÔNOMO SOLIDÁRIO COMPETENTE E por isso deve ser educado numa escola onde o JOVEM É O PROTAGONISTA E por isso deve ser educado numa escola onde o JOVEM É O PROTAGONISTA Porque será capaz de avaliar e decidir baseado nas suas crenças, valores e interesses Porque será capaz de envolver-se como parte da solução, e não do problema, atuando como fonte de iniciativa, liberdade e compromisso Porque estará preparado para compreender as exigências do novo mundo do trabalho; porque será detentor de conhecimentos essenciais para um bom desempenho e estará apto para a aquisição de habilidades específicas requeridas para o seu Projeto de Vida.

5 Então cria-se um NOVO MODELO de Escola, com inovações em CURRÍCULO Eletivas Projeto de Vida Protagonismo Estudo Dirigido CURRÍCULO Eletivas Projeto de Vida Protagonismo Estudo Dirigido MÉTODO Polivalência Educopédia MÉTODO Polivalência Educopédia GESTÃO Acompanhamento de processos e resultados. GESTÃO Acompanhamento de processos e resultados.

6 ESTRATÉGIAS BIBLIOTECA COM ACERVO DE EXCELÊNCIA LABORATÓRIOS ESTUDO ORIENTADO ESTUDO ORIENTADO INTENSA PARTICIPAÇAO NAS OLIMPÍADAS DE CONHECIMENTO, EVENTOS CULTURAIS, ARTÍSITCOS, ESPORTIVOS ETC TEMPO INTEGRAL ÊNFASE NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS ÊNFASE NAS ATIVIDADES EXPERIMENTAIS MONITORIA GUIAS DE APRENDIZAGEM AVALIAÇAO DE ENTRADA NIVELAMENTO POLIVALÊNCIA POR NUCLEOS DE CONHECIMENTO FORMAÇÃO CONTINUADA PERMANENTE FORMAÇÃO CONTINUADA PERMANENTE EDUCOPÉDIA ELETIVAS MATERIAL ESTRUTURADO

7

8 ALGUMAS SUGESTÕES BIBLIOGRÁFICAS BORAN, Jorge. O futuro tem nome: Juventude.Paulinas, COSTA, Antônio Carlos Gomes. Protagonismo Juvenil: adolescência, educação e participação democrática. Fundação Odebrecht, Protagonismo Juvenil. FTD, A presença da Pedagogia, Global Editora, A Pedagogia da Presença – da solidão ao encontro. Modus Faciendi,1994. Educação para do Desenvolvimento Humano. Saraiva, Presença Educativa. Salesiana, 2001 DELORS, Jacques. Educação: um tesouro a descobrir. Cortez A Educação para o Sec. XXI – questões e perspectivas. Artmed,2005. FREIRE, Paulo. Pedagogia da autonomia: Saberes necessários à prática educativa. Rio de Janeiro:Paz e Terra, 2004 GARDNER, Howard. Mentes que Mudam.Artmed, MEIRA, Silvio. A sala de aula desconectada. TORO, Bernardo. Códigos da Modernidade, Capacidades e competências mínimas para participação produtiva no século XXI

9 CONTATOS: gecrivacorrea.blogspot.com.br artescolapublica.blogspot.com.br docendo.blogspot.com.br Arte gráfica - Jordana Abreu - 10/ Agente Educador II


Carregar ppt "O GINÁSIO EXPERIMENTAL CARIOCA. Por que conceber um NOVO MODELO DE ESCOLA?"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google