A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

O encontro de Jesus com um leproso

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "O encontro de Jesus com um leproso"— Transcrição da apresentação:

1 O encontro de Jesus com um leproso
Tocando o intocável

2 Lepra - Hanseníase Doença
Séculos atrás o mundo conheceu uma doença que causou muito medo. Ela ainda gera muitas mortes em países pobres, mas o preconceito que desperta agora não se compara como o do passado. Lepra - Hanseníase

3 Doença A Bíblia faz referência a várias doenças de pele, classificando-as apenas como “lepra”. Lepros = “áspero”, “com escamas”, “com crostas”. Tsara = “golpear”, “abater”, “açoitar”. Era considerada um açoite ou flagelo de Deus, por causa do pecado.

4 Doença Mycobacterium leprae foi descrito em 1874 pelo médico norueguês Gerhard A. Hansen. Por isso, passou a ser chamado de bacilo de Hanses, e a doença, de Hanseníase. Ainda não se sabe ao certo como ela é transmitida, mas está associada à miséria e às más condições de saúde.

5 Doença

6 Doença A lepra era a mais temida doença de todas as doenças do Oriente. O povo tinha medo porque era incurável e, ainda por cima, contagiosa. A vítima ia perdendo partes dos membros de seu corpo que, literalmente, apodreciam, devido à doença.

7 Doença

8 Doença

9 Doença A lepra ataca, além da pele, o sistema nervoso.
A região afetada torna-se insensível e paralisada. Assim, a pessoa nem percebe a deterioração dos membros.

10 Preconceito Os judeus classificavam os leprosos como “impuros”.
Tudo o que um leproso tocasse também passava a ser impuro. Até mesmo o ar era considerado impuro, devido ao hálito do doente.

11 Preconceito Todo leproso era isolado da família e só podia viver com outros leprosos. Até mesmo pessoas de altos cargos (reis, nobres, etc) deveriam ser isolados caso pegassem a lepra. A pessoa deveria também anunciar que estava impura. Quando andava pela rua, deveria anunciar: “imundo, imundo!”.

12 Preconceito Os anúncios eram ouvidos com medo e nojo.
Ninguém tinha coragem de chegar perto de um leproso, mas Jesus teve. Jesus curou muitos leprosos, inclusive um grupo de 10 de uma vez só (Lucas 17:11-19).

13 Encontro com Jesus Onde Jesus pregava havia muitos leprosos, e um deles, ao ouvir sobre as curas que Ele fazia, sentiu sua fé renascer. Se pudesse encontrar Jesus, seria curado!

14 Encontro com Jesus

15 Encontro com Jesus Feliz, o homem foi fazer o exame. Após o rigoroso olhar do sacerdote, sua cura foi comprovada e ele pôde voltar para a sociedade e viver com sua família novamente. Apesar de Jesus ter pedido seu silêncio, aquele homem não conseguiu guardar a notícia de sua cura pelo Messias. Então, Jesus teve de ir para um lugar deserto.

16 Encontro com Jesus Mais pessoas começaram a procurar a Jesus, e Ele alivia todas elas de seu sofrimento, fazendo com que a esperança voltasse a brilhar nos olhos daquele povo. Por insensibilizar o corpo e levá-lo à degeneração, a lepra acabou sendo um símbolo do pecado. A separação da comunidade reforçava ainda mais essa ligação, já que o pecado nos separa de Deus.

17 Em nossos dias Atualmente a lepra é uma doença controlada e já não causa terror. O preconceito e o descaso continuam à solta em nossa sociedade, do mesmo modo que dominavam no tempo de Cristo. Devemos lembrar que desprezar um ser humano criado à imagem e semelhança de Deus é uma grave pecado.

18 Lições para nossa vida Toda pessoa que vai até Deus em busca de cura nunca sai do mesmo jeito. Jesus nos cura em todos os sentidos. Devemos amar o nosso próximo e ajudar sempre que for preciso. Não devemos tratar as pessoas doentes de maneira diferente, mas sim ampará-las.

19 O AMOR de Jesus


Carregar ppt "O encontro de Jesus com um leproso"

Apresentações semelhantes


Anúncios Google