A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

Tutorial Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa: da Estratégia aos Resultados Beto do Valle TerraForum.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "Tutorial Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa: da Estratégia aos Resultados Beto do Valle TerraForum."— Transcrição da apresentação:

1 Tutorial Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa: da Estratégia aos Resultados
Beto do Valle TerraForum

2 Ajudar nossos clientes a aprender, colaborar e inovar
TerraForum missão: Ajudar nossos clientes a aprender, colaborar e inovar de maneira mais efetiva São Paulo Rio de Janeiro Belo Horizonte Curitiba Toronto (Canadá)

3 TerraForum: mais de 400 projetos com organizações líderes nos últimos 9 anos

4 TerraForum: algumas publicações
Conteúdos e referências nos sites: [www.terraforum.com.br] [biblioteca.terraforum.com.br] [inove.terraforum.com.br]

5 Objetivos Propor referências conceituais para nortear a adoção e evolução da gestão do conhecimento nas organizações Percorrer o roteiro de desenvolvimento de um modelo de gestão do conhecimento Discutir e aprender com experiências de empresas que já adotam práticas de gestão do conhecimento

6 Agenda 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na Prática: a Experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na Prática: a Experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e Perspectivas

7 Agenda 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O Contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na Prática: a Experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na Prática: a Experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e Perspectivas

8 Desenvol-vimento Humano
O conhecimento sob diferentes perspectivas Artís-tico Econô-mico Fluido Desenvol-vimento Humano Emer-gente Fractal Social Recur-sivo Cientí-fico Espiri-tual Complexi-dade Dinâ-mico Conhecimento Diáló-gico Intan-gível Produ-to Áreas Indiví-duos Ação Cole-tivo ONGs Indivi-dual Proces-so Equi-pes Organi-zações Geração de Valor Dinâ-mica Gover-nos Empre-sas Nações Contex-to Desempenho Propó-sito Inova-ção

9 Desenvol-vimento Humano Fator Humano na Criação de Valor
O conhecimento no desenvolvimento da humanidade ? Conhecimento e talento Criatividade humana Criatividade das máquinas Rotinas e processos Mecânicos, de informação e conhecimento Redes Colaboração Cadeia Força física Fator Humano na Criação de Valor Competição + Cooperação Informatização Internet Feudos Adaptado de Tissen, Andriessen, Deprez (2000) Competição Imprensa Veículos de massa Escrita Prensa Economia agrícola Economia industrial Economia do conhecimento

10 Forças e Tendências até 2020*
Desenvol-vimento Humano Forças e Tendências até 2020* Alcance + Amplo Inflação do tempo1 Longevidade2, 3, 4 Individualismo Transparência Mobilidade Ecossistema Midiático2 Conectividade Global2, 4 Participação Globalização3, 4 Economia do Conhecimento3, 4 2010 2020 Responsabilidade Social4 Personalização3 Mundo Computadorizado2 Novos Formatos de Organização2, 3, 4 Social Learning4 Smart Machines2 1. J. Cross 2. IFF 3. EIU 4. Meister &Willyerd Alcance + Restrito * Não exaustivo

11 O conhecimento e os diferentes níveis de organização
Organi-zações O conhecimento e os diferentes níveis de organização governos organizações indivíduos times áreas cadeias setores países blocos

12 O conhecimento como ativo intangível
Complexi-dade O conhecimento como ativo intangível Características dos ativos intangíveis: Emergentes – não existem a priori, surgem a partir de determinadas condições e fenômenos Fluidos – assumem diversas “formas”, é difícil identificar seu “formato” Dinâmicos – são altamente mutáveis e se transformam rapidamente Complexos – influenciam e são influenciados simultaneamente por múltiplas variáveis (recursivo, dialógico, fractal) Abordagem: Capacidade de abstração Tolerância à incerteza Transdisciplinaridade Visão sistêmica Continuidade

13 Processos Corporativos / Estratégicos
Geração de Valor O conhecimento na geração de valor Processos Corporativos / Estratégicos Produção Logística Vendas Processos de Suporte

14 O conhecimento na geração de valor
INSUMOS PRODUTOS RECURSOS RESULTADOS

15 O conhecimento na geração de valor
INSUMOS PRODUTOS FORNECEDORES CLIENTES PARCEIROS ACIONISTAS RECURSOS RESULTADOS

16 propriedade intelectual
Geração de Valor O conhecimento na geração de valor conheci- mento cultura imagem reputação FLUXOS INTANGÍVEIS propriedade intelectual marca relaciona-mentos talentos métodos processos redes

17 Qual o papel do conhecimento e da colaboração na geração de valor para minha organização hoje?
E qual será nos próximos 5 a 10 anos?

18 Gestão do Conhecimento para Geração de Valor
Conhecimento > vetor do desenvolvimento da humanidade Conhecimento > essencial para atuação em ambiente de crescente complexidade Conhecimento > essencial para a geração de valor em todos os níveis de organização Conhecimento > complexidade e intangibilidade exigem abordagem diferenciada A geração de valor pode ser impulsionada por meio da gestão do conhecimento

19 Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas
Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas

20 Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

21 Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas

22 Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

23 Diagnóstico de GC: ambiente, cadeia e organização
É fundamental entender os diversos níveis de contexto e os desafios em cada um deles Fluxos de bens e recursos Fluxos de ativos intangíveis © TerraForum Consultores desafios

24 Método OKA: Organizational Knowledge Assessment
Diagnóstico de GC: contexto interno do conhecimento Método OKA: Organizational Knowledge Assessment

25 Diagnóstico de GC: identificação dos conhecimentos críticos
Identificar os conhecimentos de maior impacto no negócio (conhecimentos críticos) ajuda a orientar os esforços de GC

26 Diagnóstico de GC: mapeamento das redes de conhecimento
Entender os fluxos dos conhecimentos críticos permite estabelecer estratégias e táticas para aprimorar esses fluxos

27 Estratégia de GC: direcionamento estratégico
Os desafios estratégicos da organização devem ser a base para a identificação dos desafios de conhecimento e definição das diretrizes de GC Enunciados Estratégicos (missão, visão, valores) Oportunidades e lacunas relacionadas aos Conhecimentos Críticos Mapa Estratégico / BSC Diretrizes Estratégicas de Gestão do Conhecimento Desafios e oportunidades relacionados aos fluxos de conhecimento Desafios, Objetivos e Metas de Curto e Longo Prazo

28 Como acontece o fluxo de conhecimento na sua organização?
Diagnóstico de GC: mapeamento das redes de conhecimento Como acontece o fluxo de conhecimento na sua organização?

29 Diagnóstico de GC: mapeamento das redes de conhecimento
estruturado reativo planejado informal

30 Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas

31 GC na prática: discussão da experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla

32 Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas
Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas

33

34 Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas

35 Gestão do Conhecimento e da Inovação
Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa Aprender Colaborar Inovar Estratégia de Negócio Geração de Valor Gestão do Conhecimento e da Inovação

36 Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas
Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas

37 Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

38 Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

39 Fundamentos: formas de conversão do conhecimento

40 Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos

41 Gestão do Conhecimento como processo organizacional

42 Gestão do Conhecimento como processo

43 Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos

44 Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos
Monitoramento e desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias emergentes Prospecção Colaboração Interação Práticas de gestão do conhecimento e aprendizagem colaborativa Captura Mobilização Inovação Formação e desenvolvimento técnico sólidos Internamente Externamente Conceitual Prático

45 programa de boas práticas
Soluções e Práticas para GC e Inovação: conceitos e métodos Monitoramento e desenvolvimento de conhecimentos e tecnologias emergentes Prospecção Colaboração Interação Práticas de gestão do conhecimento e aprendizagem colaborativa Captura Mobilização Inovação Formação e desenvolvimento técnico sólidos Internamente Externamente Conceitual Prático technology roadmap crowdsourcing painéis open innovation joint projects comunidades storytelling eventos programa de boas práticas programa de ideias Educação corporativa Mentoria Mentoria Vivências técnica Tutoria EXEMPLO

46 Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas

47 Pense nas práticas relacionadas a conhecimento existentes em sua organização (estruturadas ou não).
Quais são bem-sucedidas? Por quê? Quais estão aquém das expectativas? Por quê

48 Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas
Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas

49 Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas
Inserindo a GC nas práticas da organização Responsabilidades de Nível Estratégico Responsabilidades de Nível Tático Responsabilidades de Nível Operacional Estratégia e Governança Estruturação e apoio aos fluxos de conhecimento inerentes aos principais processos do negócio Definição de papeis e responsabilidades Definição de um modelo de governança Definição de rotinas consultivas e deliberativas mobilização captura inovação negócio Infraestrutura e Ferramentas

50 Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas
Inserindo a GC nas práticas da organização Estratégia e Governança Indicadores de evolução estratégica Indicadores relacionados a processos e práticas Indicadores de eficiência e efetividade Definição de indicadores para os processos-chave de GC Indicadores de ciclos longos para os processos estratégicos e de ciclos curtos para processos táticos / operacionais Medir eficiência das práticas de GC e efetividade /contribuição para os resultados do negócio mobilização captura inovação negócio Infraestrutura e Ferramentas

51 Modelo de governança de GC - exemplo

52 Indicadores de GC - exemplo
Recursos investidos Eficiência dos processos Produtos de conhecimento gerados Contribuições para o negócio EXEMPLO

53 Implantação e evolução da GC - referências

54 Implantação e evolução da GC - referências

55 Plano de implantação de GC - exemplo

56 Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

57 Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas

58 GC na prática: discussão da experiência da Sabesp – com William Ramalho

59 Agenda 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento
14h às 15h30 Parte 1 1. O contexto do mercado e a Gestão do Conhecimento 2. Diagnóstico e Estratégia para GC e Inovação – conceitos e métodos 3. GC na prática: a experiência da Serasa Experian – com Fabiola Abdalla Café + Interação! 16h às 17h30 Parte 2 4. Soluções e Práticas para GC e Inovação – conceitos e métodos 5. Implantação e Mobilização para GC e Inovação – conceitos e métodos 6. GC na prática: a experiência da Sabesp – com William Ramalho 7. Conclusões e perspectivas

60 Estratégia e Governança Infraestrutura e Ferramentas
Elementos-chave de um modelo de Gestão do Conhecimento Estratégia e Governança mobilização captura inovação Inputs Organizacionais Outputs Organizacionais negócio © TerraForum Consultores Infraestrutura e Ferramentas

61 Desenvolvimento de um modelo de Gestão do Conhecimento
Contexto do Negócio e da Organização Desafios Estratégicos Portfólio de Iniciativas Plano de Implementação e Sustentação de GC Conhecimentos Críticos Diretrizes Estratégicas de GC Processos de GC Organizacional Fluxos de conhecimento Governança e Indicadores de GC © TerraForum Consultores

62 Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa
Os fluxos intangíveis são parte essencial de qualquer negócio ou organização, e como tal devem contar com esforços de gestão. A capacidade de aprender e colaborar, interna e externamente, é essencial para o desempenho e para a inovação nas organizações. A gestão do conhecimento e da inovação, abordada de forma sistêmica e estratégica, é um dos maiores alavancadores da geração de valor para as próximas décadas.

63 Referências recomendadas
Fundamentos: Criação de Conhecimento na Empresa (NONAKA, Ikujiro / TAKEUCHI, Hirotaka) Gestão do Conhecimento: O Grande Desafio Empresarial (TERRA, José Cláudio) Cultivating communities of practice - A guide to managing knowledge (WENGER, E. / MCDERMOTT, R. / SNYDER, W) Working Knowledge (DAVENPORT, Thomas/ PRUSAK, Laurence) Artigos: Gestão do Conhecimento: Por onde começar? (http://migre.me/4B5c5) Da Educação Corporativa à Aprendizagem Contextual (http://migre.me/4B5h0) Storytelling como ferramenta de gestão (http://migre.me/4B5id) Governo 2.0: práticas e iniciativas de Gestão do Conhecimento aplicadas no Setor Público (http://migre.me/4B5jj) Espaços de Trabalho na Era do Conhecimento (http://migre.me/4B5jJ) Does your organization have an asking Problem? (DIXON, Nancy) Identifying key knowledge area in the professional services industry (CARRIÓN, Gabriel) When Expertise Departs - Adressing the risk of Knowledge Loss (Knoco)

64 Obrigado! 8-)= Beto do Valle TerraForum bvalle@terraforum.com.br
LinkedIn: betodovalle


Carregar ppt "Tutorial Gestão do Conhecimento e Aprendizagem Colaborativa: da Estratégia aos Resultados Beto do Valle TerraForum."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google