A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS PROF. RICARDO SCHMITZ.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS PROF. RICARDO SCHMITZ."— Transcrição da apresentação:

1 A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS PROF. RICARDO SCHMITZ

2 UNIÃO IBÉRICA ( 1580 – 1640 ) MORTE DE D. SEBASTIÃO – REI PORTUGUÊS, 1578, GERA CRISE SUCESSÓRIA REI ESPANHOL FILIPE II, DA ESPANHA, REIVINDICA O TRONO PORTUGUÊS FILIPE II INVADE PORTUGAL EM 1580 E DERROTA OS PORTUGUESES NA BATALHA DE ALCÂNTARA SURGE, ENTÃO, A UNIÃO DAS COROAS IBÉRICAS DOMÍNIO ESPANHOL BRASIL FICOU SOB DOMÍNIO ESPANHOL – MAS PORTUGAL CONSEGUIU AINDA CERTA AUTONOMIA NA COLÔNIA A COLÔNIA BRASILEIRA FOI DIVIDIDA EM DOIS ESTADOS: O ESTADO DO MARANHÃO E O ESTADO DO BRASIL – PARA FACILI- TAR O CONTROLE.

3 ( ?) Retrato atribuído a D. Sebastião da autoria de Cristóvão de Morais, exposto no Museu Nacional de Arte Antiga.

4 O SEBASTIANISMO D. SEBASTIÃO, AOS 24 ANOS, DESEMBARCA NO NORTE DA ÁFRICA PARA DERROTAR OS MOUROS NA BATALHA DE ALCÁCER- QUIBIR, O EXÉRCITO PORTUGUÊS É DERROTADO PELAS TROPAS DO SULTÃO. D. SEBASTIÃO MORREU NA BATALHA OU FOI MORTO DEPOIS DELA PARA OS PORTUGUESES, PORÉM, ELE APENAS DESAPARECEU AS CONSEQUÊNCIAS DES- AS DERROTA FORAM AS PIORES POSSÍVEIS PARA PORTUGAL NÃO HAVIA SUCESSOR, FA- TO QUE FEZ FILIPE II, DA ESPANHA, REIVINDICAR O TRONO PORTUGUÊS TORNOU-SE ENTÃO UMA LENDA, A DO REI QUE VOLTARIA PARA SALVAR O PAÍS...

5 BRASIL HOLANDÊS HOLANDESES SEMPRE PARTICIPARAM DOS NEGÓ- CIOS COM O AÇÚCAR NO BRASIL A PARTIR DA UNIÃO IBÉRICA,TIVERAM SEUS INTE- RESSES INTERROMPIDOS NA COLÔNIA NORDESTE A HOLANDA DECIDE, ENTÃO, INTERVIR NA REGIÃO PRODUTORA DE AÇÚCAR: O NORDESTE DO BR. COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS 1621: HOLANDESES FUNDAM A COMPANHIA DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS – PARA CUIDAR DOS NEGÓCIOS DO AÇÚCAR.

6

7 AS INVASÕES HOLANDESAS BAHIA 1ª INVASÃO: BAHIA ( 1624 – 1625 ) SALVADOR É TOMADA PELOS HOLANDESES MATIAS DE ALBUQUERQUE O GOVERNADOR FOI PRESO E A RESISTÊNCIA COUBE AO GOV. DE PERNAMBUCO, MATIAS DE ALBUQUERQUE COM APOIO DE TROPAS QUE VIERAM DE PORTUGAL, OS HOLANDESES ACABARAM EXPULSOS EM 1625.

8 PERNAMBUCO 2ª INVASÃO: PERNAMBUCO ( 1630 – 1654 ) DOMINAM OLINDA, FACILMENTE, EM 1630 O GOVERNADOR MATIAS DE ALBUQUERQUE RETI- RA-SE PARA O ARRAIAL DO BOM JESUS PARA OR- GANIZAR A RESISTÊNCIA DOMINGOS CALABAR – AUXILIOU OS HOLANDESES NA CONQUISTA DE PERNAMBUCO – TRAIDOR A CIA. DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS ENVIA O CONDE JOÃO MAURÍCIO DE NASSAU –SIEGEN PARA AD- MINISTRAR SEUS INTERESSES NA REGIÃO

9 Domingos Fernandes Calabar foi um senhor de engenho na capitania de Pernambuco, aliado dos holandeses que invadiram o Nordeste do Brasil. TRAIDOR DE QUEM ?

10 GOVERNO DE MAURÍCIO DE NASSAU MANTEVE BOA RELAÇÃO COM OS SENHORES DE ENGENHO – PRODUTORES DE AÇÚCAR CONVIDOU ALGUNS DELES PARA A ADMINISTRAÇÃO CRÉDITOS PARA A PRODUÇÃO DE AÇÚCAR REATIVOU O COMÉRCIO DO AÇÚCAR COM A EUROPA COM A RIQUEZA GERADA PELA REATIVAÇÃO DO AÇÚCAR, NASSAU IRÁ COMANDAR A RECONSTRU- ÇÃO E MELHORIAS NA CIDADE DE RECIFE.

11 ARQUITETURA HOLANDESA CONDE MAURÍCIO DE NASSAU

12 PINTURA DA ÁREA HIS- TÓRICA DE RECIFE

13 RECIFE, INFLUÊNCIA HOLANDESA, PATRIMÔNIO HISTÓRICO DA HUMANIDADE

14 GOVERNO DE MAURÍCIO DE NASSAU PERMITIU A TOLERÂNCIA RELIGIOSA TROUXE CIENTISTAS E PINTORES PARA ESTUDAR E REGISTRAR AS CARACTERÍSTICAS DA TERRA A PARTIR DE 1640, COM O FIM DA UNIÃO IBÉRICA, MUDA A RELAÇÃO ENTRE OS DOMINADORES HO- LANDESES E OS SENHORES DE ENGENHO TEM INÍCIO A DINASTIA BRAGANÇA, EM PORTUGAL EM 1641, HOLANDA E PORTUGAL ACERTAM UMA TRÉGUA DE 10 ANOS ENTRE OS PAÍSES NASSAU, NO ENTANTO, NÃO RESPEITA A TRÉGUA E ORDENA UM ATAQUE À ANGOLA ( COL. PORT.)

15 GOVERNO DE MAURÍCIO DE NASSAU DESCONTENTE COM A ATITUDE DE NASSAU, A CIA. DAS ÍNDIAS OCIDENTAIS OBRIGA-O A RETORNAR À HOLANDA ( 1644 ) A RELAÇÃO ENTRE OS NOVOS DIRIGENTES DA COMAPANHIA E OS SENHORES DE ENGENHO SE DETERIOROU... O AUMENTO DAS TAXAS E A DIMINUIÇÃO DOS LUCROS DOS SENHORES DE ENGENHO DETERMI- NOU O INÍCIO PELA LUTA DA EXPULSÃO DOS HO - LANDESES

16 INSURREIÇÃO PERNAMBUCACANA RESISTÊNCIA PORTUGUESA COMANDADA POR FILIPE CAMARÃO, VIDAL DE NEGREIROS, FERNAN- DES VIEIRA E HENRIQUE DIAS 1648: BATALHA DOS GUARARAPES 1648: BATALHA DOS GUARARAPES – DERROTA HOLANDESA EM GUERRA COM A HOLANDA NA EUROPA, A IN – GLATERRA IRÁ AJUDAR OS COLONOS PORTUGUE- SES 1654: RENDIÇÃO HOLANDESA HOLANDESES IRÃO INSTALAR-SE NO CARIBE CONCORRÊNCIA NO MERCADO DO AÇÚCAR

17


Carregar ppt "A UNIÃO IBÉRICA E AS INVASÕES HOLANDESAS PROF. RICARDO SCHMITZ."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google