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HLC/CRA-SP II CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas: O Papel.

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1 HLC/CRA-SP II CONGRESSO DOS SECRETÁRIOS MUNICIPAIS DE ADMINISTRAÇÃO DO ESTADO DE SÃO PAULO A Avaliação de Desempenho das Organizações Publicas: O Papel do Administrador

2 HLC/CRA-SP AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GLOBAL - A Avaliação de Desempenho- procura conhecer e medir o desempenho organizacional - A AVALIAÇÃO DE DESEMPENHO GLOBAL - Avalia o Desempenho Organizacional incluindo todas as variáveis/dimensões que afetam consecução dos objetivos e, consequentemente o desempenho organizacional

3 HLC/CRA-SP

4 VARIÁVEIS DO MODELO DE MARTINDELL VARIÁVEISMÉDIA MÁXIMAMÉDIA MÍNIMA Função econômica Estrutura organizacional Saúde dos lucros Serviços para os acionistas Pesquisa e desenvolvimento Análise da diretoria Política fiscal Eficiência da produção Vigor das vendas Avaliação de executivos TOTAL DE PONTOS Fonte: Martindell, The Appraisal of Management,

5 HLC/CRA-SP Elementos do método: oito áreas -> que afetam de forma essencial a sobrevivência e a prosperidade do negócio e serviriam de base para a avaliação do desempenho da organização: posição no mercado; inovação; produtividade; recursos físicos e financeiros; rentabilidade; desenvolvimento dos gerentes; desempenho e desenvolvimento dos empregados; e responsabilidade pública (Drucker apud Lodi, 1974, p. 25) Método da APO

6 HLC/CRA-SP PRÊMIO MALCOLM BALDRIDGE Critérios e Pontuação

7 HLC/CRA-SP FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE-FNQ

8 HLC/CRA-SP FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE-FNQ

9 HLC/CRA-SP FUNDAÇÃO NACIONAL DA QUALIDADE-FNQ

10 HLC/CRA-SP ANÁLISE COMPARATIVA–PRÊMIOS DE QUALIDADE Elementos presentes nos Prêmios de Qualidade

11 HLC/CRA-SP Visão e Estratégia da Empresa Perspectiva Financeira ROI EVA Perspectiva, Aprendizado e Crescimento Competência dos Funcionários % Receitas geradas por novos negócios Horas Treinamento # Sugestões Implementadas Receita por Funcionário Grau de Satisfação dos Funcionários Perspectiva do Cliente Lealdade dos Clientes Pontualidade das Entregas Perspectivas dos Processos Internos Custo Qualidade dos Processos Tempo de Ciclo Exemplo

12 HLC/CRA-SP Maximização do retorno do capital Lucratividade no longo prazo Preservação de recursos naturais Eco-Eficiência Energia renovável Cidadania Geração de Emprego Engajamento das partes interessadas Desenvolvimento Econômico Gestão Ambiental Responsabilidade Social Sustentabilidade Conceito de sustentabilidade: Utilização de recursos para atender às necessidades do presente sem comprometer a capacidade das gerações futuras em atender às suas próprias necessidades. ( Rel.Brundtland e confirmado na RIO 92) Este conceito integra os três vetores da sustentabilidade: ambiental, econômico e social. Triple Bottom Line Conceituação de sustentabilidade

13 HLC/CRA-SP Liquidez Rentabilidade Endividamento Econômico Financeiro Perspectiva Econômica do Setor Mercados Recursos Humanos Infra-estrutura Técnica Fornecimentos Inovação Tecnológica Ambiente Eficiência Operacional Benefícios Sociais

14 HLC/CRA-SP ADMINISTRADOR x NÃO-ADMINISTRADOR ADMINISTRADOR decisões tomadas com base em conhecimento técnico

15 HLC/CRA-SP Benefício Social EficiênciaEficiência Serviços Básicos Gestão de Recursos Gestão de Parcerias Atendimento de Demandas Sociais Administração dos Recursos Humanos Saúde Transporte Educação Lazer Segurança... Modelo de Avaliação de Desempenho Global

16 HLC/CRA-SP Infra-Estrutura Recursos Disponíveis Eficiência Operacional Benefício Social Demanda do Cidadão Recursos Humanos PPPs Fornecedores Serviços Diretos Plano de Governo e Otimização de Recursos Serviços ao cidadão Perspectiva Econômica

17 HLC/CRA-SP SOCIEDADE WEBERIANA Sociedade tradicional, onde predominam características patriarcais e patrimoniais, como a família, o clã, a sociedade medieval, etc. Sociedade carismática, onde predominam características místicas, arbitrárias e personalísta Sociedade legal, racional ou burocrática, onde predominam normas impessoais e a racionalidade Base Técnica - predomina o conhecimento Base Política – predominam as relações


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