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Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MANUEL CARLOS PINHEIRO DA GAMA, MSc. Mestre em Administração pela ESAG – UDESC.

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1 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MANUEL CARLOS PINHEIRO DA GAMA, MSc. Mestre em Administração pela ESAG – UDESC. Pós-Graduado MBA em Administração Global. Administrador: CRA-SC 8522 Professor Universitário em cursos de graduação da UNIVALI e pós-graduação da UNIVALI, FCJ E UNERJ EMENTA: Evolução do Marketing. Responsabilidade social nos negócios. Fundamentos éticos nas organizações. Pré-condições para a consolidação do Marketing Social. Estratégias Sociais de Marketing. OBJETIVO GERAL: Apresentar estratégias de marketing social no planejamento empresarial, com o objetivo de agregar valor ao negócio e despertar os gestores para a importância da manutenção dos altos padrões éticos nas atividades empresariais.

2 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL AGENDA DE ATIVIDADES: SEXTA-FEIRA – 30/03 1- Apresenta ç ões, discussão e planejamento das atividades a serem desenvolvidas na disciplina. 2- Evolu ç ão do Marketing – O Marketing Social, Societal e M. C. S. 3- Estudo de Caso: A Guerrilheira S Á BADO – 31/03 – MANHÃ 1- Estrat é gias de Marketing Social. 2- Estudo de caso: Marketing Social, uma ferramenta a servi ç o da mudan ç a que o pa í s reclama S Á BADO – 31/03 – TARDE 1- Marketing das Causas Sociais - Responsabilidade social nos neg ó cios. 2- Filme: Quanto vale ou é por quilo

3 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL AGENDA DE ATIVIDADES: SEXTA-FEIRA – 13/04 1-Responsabilidade social das organizações. 2- Os 11 mandamentos da responsabilidade social. SÁBADO – 14/04 – MANHÃ 1-Normas ISO 8000 – Marketing Cultural, Lei Rouanet de incentivo a cultura. 2- Estudo de caso: Estratégia ganha-ganha-ganha. SÁBADO – 14/04 – TARDE 1- Voluntariado e Balanço Social 2- Estudo de caso: A responsabilidade social começa em casa.

4 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL ATVIDADE EM GRUPO: Será efetuada através de trabalhos em grupo de 5 parceiros, que desenvolverão uma pesquisa em uma organização, da qual um parceiro do grupo tenha envolvimento profissional. O objetivo é identificar e propor alternativas para os seguintes pontos: 1- Identificar o clima ético e a filosofia empresarial, sob a perspectiva do marketing das causas sociais. 2- Identificar uma atividade relacionada às causas sociais que tenha pertinência com o clima e filosofia organizacional e planejamento de marketing. 3- Desenvolver um plano de M C S para essa organização; ou um plano de direcionamento de Marketing Societal. 4- Analisar a viabilidade e propor se a ação de M C S será desenvolvida pela organização, ou se através da ONG. 5- Identificar uma ONG da cidade ou região, para possível parceria.

5 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL AVALIAÇÕES: 1- Para efeito de avaliação serão considerados a freqüência dos participantes nas aulas, esta atividade representara 30% da nota. 2- O trabalho em grupo com a pesquisa e proposta do plano representara 70% da nota.

6 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL REVISÃO DE CONCEITOS: O CONCEITO DE MARKETING. O desenvolvimento econômico brasileiro. O QUE O MARKETING NÃO É. O deboche do marketing

7 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Propaganda e venda criativas vencerão as resistências do consumidor Identifique a necessidade e a satisfaça. Preocupação com o bem estar do cliente e do meio ambiente com consumo de produtos ERA DO MARKETING SOCIETAL. ERA DO MARKETING ERA DAS VENDAS ERA DA PEODUÇÃO A partir de 1990 Década de 50 / 60 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING

8 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL APENAS PARA PONTUAR... Duas grande linhas de marketing MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS Enfoque em negócios e fins comerciais de produtos e serviços. MARKETING INSTITUCIONAL Enfoque em idéias e imagens, apoio aos públicos e setores de interesse direto e indireto das organizações.

9 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL FICOU MAIS DIFÍCIL ESCOLHER Anos 70Anos 90 Cereais para café da manhã Itens no cardápio do McDonald's1343 Lançamentos de filmes Marcas de água mineral1650 Marcas de refrigerante2087 Modelos de tênis para corrida5285 Modelos de Veículos Tamanhos de tela de TV515 Tipos de lentes de contato136 Tipos de fio dental1264 Tipos de Leite419 Fonte: Diferenciar ou morrer - Jack Trout O CONTEXTO ATUAL DO MARKETING :

10 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL O CONTEXTO ATUAL DO MARKETING: A INCORPORAÇÃO DA ÁREA SOCIAL PELAS ORGANIZAÇÕES. - As novas dimensões empresariais - O estigma do lucro. DIFERENÇAS ENTRE O MARKETING COMERCIAL, MARKETING SOCIAL E MARKETING PARA CAUSAS SOCIAIS. - As novas dimensões do marketing. - Crescente sofisticação dos negócios. - Dificuldade de sustentação da diferenciação. CRESCIMENTO DO TERCEIRO SETOR - ONGS.

11 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CONCEITO DE MARKETING SOCIAL: Criação, implementação e controle de programas para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing Kotler e Roberto Processo de planejamento e execução de atividades e programas que procuram aumentar ou otimizar a aceitabilidade de idéias que visam beneficiar a sociedade, sem visar lucro. Francy Teixeira Marketing Social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem por objetivo atenuar ou eliminar problemas ou carências sociais, principalmente relacionadas com as questões de higiene e saúde Gil Vaz

12 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MARKETING SOCIETAL: É atender as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. Kotler. MARKETING PARA CAUSAS SOCIAS. É uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou uma marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Pringle e Thonpson.

13 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Marketing Societal. Conceito criado por Kotler, como uma orientação, tendo como objetivo o processo de marketing, porém levando em grande conta o bem estar do consumidor e da sociedade. Destaques nessa abordagem: 1. Fast Food – altamente saboroso, mas pouco saudável. 2. Novos ativos em cosméticos – matérias prima obtidas em países do terceiro mundo, ou em desenvolvimento, com projetos auto sustentáveis.

14 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL Essencialmente, concentra-se em convencer terceiros a mudança ou abandono de: comportamento, idéias ou atitudes. Alguns exemplos de campanha. 1- Prevenção a AIDS. 2- Campanha anti-drogas. 3- Dirigir embriagado. 4- Desarmamento. 5- Violência infantil. NÃO VISA LUCRO

15 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL

16 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL nal_home.asp

17 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL

18 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL MARKETING DAS CAUSAS SOCIAIS É planejamento e execução da estratégica de posicionamento pela associação de uma marca, ou organização, com uma questão ou causa social. O objetivo é melhorar a imagem corporativa, diferenciando produtos, aumentando as vendas e a fidelidade dos clientes. Destaques nessa abordagem: 1. Mc Donalds – Mac dia Feliz 2. Petrobrás – Projeto Tamar

19 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL

20 Faculdade Cenecista de Joinville MBA GESTÃO DE NEGÓCIOS MARKETING SOCIAL CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO: Body Shop – A Guerrilheira Estratégias utilizadas Operabilização Resultados


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