A apresentação está carregando. Por favor, espere

A apresentação está carregando. Por favor, espere

MANUEL CARLOS PINHEIRO DA GAMA, MSc.

Apresentações semelhantes


Apresentação em tema: "MANUEL CARLOS PINHEIRO DA GAMA, MSc."— Transcrição da apresentação:

1 MANUEL CARLOS PINHEIRO DA GAMA, MSc.
Mestre em Administração pela ESAG – UDESC. Pós-Graduado MBA em Administração Global. Administrador: CRA-SC 8522 Professor Universitário em cursos de graduação da UNIVALI e pós-graduação da UNIVALI, FCJ E UNERJ EMENTA: Evolução do Marketing. Responsabilidade social nos negócios. Fundamentos éticos nas organizações. Pré-condições para a consolidação do Marketing Social. Estratégias Sociais de Marketing. OBJETIVO GERAL: Apresentar estratégias de marketing social no planejamento empresarial, com o objetivo de agregar valor ao negócio e despertar os gestores para a importância da manutenção dos altos padrões éticos nas atividades empresariais.

2 AGENDA DE ATIVIDADES: SEXTA-FEIRA – 30/03 1- Apresentações, discussão e planejamento das atividades a serem desenvolvidas na disciplina. 2- Evolução do Marketing – O Marketing Social, Societal e M. C. S. 3- Estudo de Caso: “A Guerrilheira” SÁBADO – 31/03 – MANHÃ 1- Estratégias de Marketing Social. 2- Estudo de caso: “Marketing Social, uma ferramenta a serviço da mudança que o país reclama ” SÁBADO – 31/03 – TARDE 1- Marketing das Causas Sociais - Responsabilidade social nos negócios. 2- Filme: “Quanto vale ou é por quilo”

3 AGENDA DE ATIVIDADES: SEXTA-FEIRA – 13/04 1-Responsabilidade social das organizações. 2- Os 11 mandamentos da responsabilidade social. SÁBADO – 14/04 – MANHÃ 1-Normas ISO 8000 – Marketing Cultural, Lei Rouanet de incentivo a cultura. 2- Estudo de caso: “Estratégia ganha-ganha-ganha”. SÁBADO – 14/04 – TARDE 1- Voluntariado e Balanço Social 2- Estudo de caso: “A responsabilidade social começa em casa”.

4 ATVIDADE EM GRUPO: Será efetuada através de trabalhos em grupo de 5 parceiros, que desenvolverão uma pesquisa em uma organização, da qual um parceiro do grupo tenha envolvimento profissional. O objetivo é identificar e propor alternativas para os seguintes pontos: 1- Identificar o clima ético e a filosofia empresarial, sob a perspectiva do marketing das causas sociais. 2- Identificar uma atividade relacionada às causas sociais que tenha pertinência com o clima e filosofia organizacional e planejamento de marketing. 3- Desenvolver um plano de M C S para essa organização; ou um plano de direcionamento de Marketing Societal. 4- Analisar a viabilidade e propor se a ação de M C S será desenvolvida pela organização, ou se através da ONG. 5- Identificar uma ONG da cidade ou região, para possível parceria.

5 AVALIAÇÕES: 1- Para efeito de avaliação serão considerados a freqüência dos participantes nas aulas, esta atividade representara 30% da nota. 2- O trabalho em grupo com a pesquisa e proposta do plano representara 70% da nota.

6 REVISÃO DE CONCEITOS: O CONCEITO DE MARKETING. O desenvolvimento econômico brasileiro. O QUE O MARKETING NÃO É. O deboche do marketing

7 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING
Propaganda e venda criativas vencerão as resistências do consumidor Identifique a necessidade e a satisfaça. Preocupação com o bem estar do cliente e do meio ambiente com consumo de produtos ERA DO MARKETING SOCIETAL . MARKETING ERA DAS VENDAS ERA DA PEODUÇÃO A partir de 1990 Década de 50 / 60 A EVOLUÇÃO DO CONCEITO DE MARKETING

8 APENAS PARA PONTUAR... Duas grande linhas de marketing MARKETING DE PRODUTOS E SERVIÇOS Enfoque em negócios e fins comerciais de produtos e serviços. MARKETING INSTITUCIONAL Enfoque em idéias e imagens, apoio aos públicos e setores de interesse direto e indireto das organizações.

9 O CONTEXTO ATUAL DO MARKETING:
FICOU MAIS DIFÍCIL ESCOLHER Anos 70 Anos 90 Cereais para café da manhã 160 340 Itens no cardápio do McDonald's 13 43 Lançamentos de filmes 267 458 Marcas de água mineral 16 50 Marcas de refrigerante 20 87 Modelos de tênis para corrida 5 285 Modelos de Veículos 140 260 Tamanhos de tela de TV 15 Tipos de lentes de contato 1 36 Tipos de fio dental 12 64 Tipos de Leite 4 19 Fonte: Diferenciar ou morrer - Jack Trout

10 O CONTEXTO ATUAL DO MARKETING:
A INCORPORAÇÃO DA ÁREA SOCIAL PELAS ORGANIZAÇÕES. - As novas dimensões empresariais - O estigma do lucro. DIFERENÇAS ENTRE O MARKETING COMERCIAL, MARKETING SOCIAL E MARKETING PARA CAUSAS SOCIAIS. - As novas dimensões do marketing. - Crescente sofisticação dos negócios. - Dificuldade de sustentação da diferenciação. CRESCIMENTO DO TERCEIRO SETOR - ONGS.

11 CONCEITO DE MARKETING SOCIAL:
“Criação, implementação e controle de programas para influenciar a aceitabilidade das idéias sociais e envolvendo considerações relativas ao planejamento de produto, preço, comunicação, distribuição e pesquisa de marketing” Kotler e Roberto “Processo de planejamento e execução de atividades e programas que procuram aumentar ou otimizar a aceitabilidade de idéias que visam beneficiar a sociedade, sem visar lucro”. Francy Teixeira “Marketing Social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem por objetivo atenuar ou eliminar problemas ou carências sociais, principalmente relacionadas com as questões de higiene e saúde” Gil Vaz

12 MARKETING SOCIETAL: É atender as necessidades, os desejos e os interesses dos mercados-alvo e fornecer as satisfações desejadas mais eficaz e eficientemente do que a concorrência, de uma maneira que preserve ou melhore o bem-estar do consumidor e da sociedade. Kotler. MARKETING PARA CAUSAS SOCIAS. É uma ferramenta estratégica de marketing e de posicionamento que associa uma empresa ou uma marca a uma questão ou causa social relevante, em benefício mútuo. Pringle e Thonpson.

13 Marketing Societal. Conceito criado por Kotler, como uma orientação, tendo como objetivo o processo de marketing, porém levando em grande conta o bem estar do consumidor e da sociedade. Destaques nessa abordagem: 1. Fast Food – altamente saboroso, mas pouco saudável. 2. Novos ativos em cosméticos – matérias prima obtidas em países do terceiro mundo, ou em desenvolvimento, com projetos auto sustentáveis.

14 MARKETING SOCIAL Essencialmente, concentra-se em convencer terceiros a mudança ou abandono de: comportamento, idéias ou atitudes. Alguns exemplos de campanha. 1- Prevenção a AIDS. 2- Campanha anti-drogas. 3- Dirigir embriagado. 4- Desarmamento. 5- Violência infantil. NÃO VISA LUCRO

15

16 http://www. mcdonalds. com

17

18 MARKETING DAS CAUSAS SOCIAIS
É planejamento e execução da estratégica de posicionamento pela associação de uma marca, ou organização, com uma questão ou causa social. O objetivo é melhorar a imagem corporativa, diferenciando produtos, aumentando as vendas e a fidelidade dos clientes. Destaques nessa abordagem: 1. Mc Donald’s – Mac dia Feliz 2. Petrobrás – Projeto Tamar

19

20 CASO PARA ESTUDO E REFLEXÃO:
Body Shop – A Guerrilheira Estratégias utilizadas Operabilização Resultados


Carregar ppt "MANUEL CARLOS PINHEIRO DA GAMA, MSc."

Apresentações semelhantes


Anúncios Google