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II Fórum Nacional do SPED Gestão do SPED em Grandes Empresas.

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1 II Fórum Nacional do SPED Gestão do SPED em Grandes Empresas

2 1.SPED, confronto entre a Visão Tradicional e Novos Desafios 2.O conflito de papéis: –Área tributária - governança fiscal –Tecnologia da informação - parceria intensa –Áreas de negócio (flexibilidade X controle) 3.Processos e registros 4.Auditoria de obrigações fiscais. Pontos de Atenção: II Fórum Nacional do SPED

3 define A visão tributária vai além do envio de recursos, dados ou informações. A forma como obtemos recursos, gerimos os processos, adquirimos os insumos, definimos os fornecedores e clientes, produzimos produtos e serviços, entre outros, define a obrigação. Analise dos Processos Analise dos Processos Dados Informação II Fórum Nacional do SPED

4 Revisão de Processos Identificar pontos de riscos e de atenção Alinhar processos aos requisitos Melhorias em procedimento Consultoria em: Tributária (previdenciária) Processos de gestão Consultoria em: Tributária (previdenciária) Processos de gestão Registro de documentos Parametrização Controles de processo Ferramenta de Auditoria/integridade Registro de documentos Parametrização Controles de processo Ferramenta de Auditoria/integridade Gerir mudanças Redefinição de procedimentos Monitoramento Gerir mudanças Redefinição de procedimentos Monitoramento Redefinição de fluxos funcionais Proposição de melhorias em sistemas Validação junto às áreas envolvidas Validação Treinamento Medição de resultado Validação Treinamento Medição de resultado II Fórum Nacional do SPED

5 Revisão de Processos Empresa simplesEmpresa complexa II Fórum Nacional do SPED Silos de rigidez, muitos centros de responsabilidades

6 Transparência das informações II Fórum Nacional do SPED 1.A empresa é uma unidade. 2.Construção de uma visão de gestão integrada que perpasse os diversos processos de negócio 3.Ponto de alerta: Todo registro tem uma história, que se define desde o nascimento do negócio a ele associado. Todo registro define a história dos processos subsequentes A história dos registros são traduzidas nas obrigações que prestamos, especialmente no mundo digital. 4.Gestão Tributária deve ser nos processos (matriz de responsabilidade) 5.O controle por meio do monitoramento de indicadores e de regras em sistemas são essenciais para a gestão da melhoria contínua/aderência

7 e- social II Fórum Nacional do SPED

8 Aspectos Operacionais Registro: Aspectos Operacionais Processos de Saída: Soluções de Nota Fiscal Eletrônica – integração com clientes Parametrização de sistemas de formação de preços Adequação do sistema de automação de entregas, alinhado aos novos requisitos; Central de monitoramento de contingência, 24 horas. Integração com a cadeia (clientes) Processos de Entrada Solução de registros de documentos Garantia de recebimento dos arquivos.XML (créditos fiscais) Racionalização dos processos Centralização de atividades – customização e controle Central de monitoramento de registros. Integração com a cadeia (fornecedores) II Fórum Nacional do SPED

9 Visão Fiscal Integrada dos Cadastros Cadastros Gestão da Contratação Análise Fiscal Fiscaliz. Contrato Registro Contrato Gestão dos Registros Análise Doc. Integrid. Inform. Conform legal Gestão da Trib. Preços Análise Legisl. Tribut. e Preços Registro Regras Faturamentos Ordem Venda Emissão da NF Prog. Carreg. Produtos Serviços Clientes Escrita Fiscal Fornecedores Regras Fiscais II Fórum Nacional do SPED

10 Ambiente dos Sistemas Base Corporativa ERP Ambiente dos Processos de Negócio P.1 P.2P.3 P.6 P.4zP.4xP.4y P.3a P.7 P.8 P.3bP.10 P.11 P.09P.3c P.12P.13P.14 KPI Indicador 01 Indicador 03Indicador 02Indicador 04Indicador 05 AmbienteOrganizacional... Corporativa Planej. Jurid. RH Orquestração por BPM e BRM - nível de evento Obrigaçõe s SEFAZ SERPRO RFB Controle pré- transacional II Fórum Nacional do SPED Auditoria de obrigações

11 A adoção da obrigatoriedade do SPED teve forte impacto na gestão fiscal da BR, que não se restringiu à área tributária, mas também às diversas áreas de negócio. Se por um lado trouxe a necessidade de significativos investimentos em sistemas e de mão de obra especializada, também propiciou a centralização de processos e, consequentemente, redução de custos operacionais. Outra consequência foi a integração com fornecedores e clientes, também impactados pela nova obrigação, o que promoveu a melhoria na qualidades das informações e dos documentos fiscais. II Fórum Nacional do SPED

12 Gerência de Administração e Planejamento Tributário Elias da Silva Júnior Tel: ou


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