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Gestão do SPED em Grandes Empresas

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Apresentação em tema: "Gestão do SPED em Grandes Empresas"— Transcrição da apresentação:

1 Gestão do SPED em Grandes Empresas
II Fórum Nacional do SPED Gestão do SPED em Grandes Empresas

2 II Fórum Nacional do SPED
Pontos de Atenção: SPED, confronto entre a Visão Tradicional e Novos Desafios O conflito de papéis: Área tributária - governança fiscal Tecnologia da informação - parceria intensa Áreas de negócio (flexibilidade X controle) Processos e registros Auditoria de obrigações fiscais.

3 Analise dos Processos II Fórum Nacional do SPED
Dados Informação A visão tributária vai além do envio de recursos, dados ou informações. A forma como obtemos recursos, gerimos os processos, adquirimos os insumos, definimos os fornecedores e clientes, produzimos produtos e serviços, entre outros, define a obrigação.

4 Revisão de Processos II Fórum Nacional do SPED
Identificar pontos de riscos e de atenção Alinhar processos aos requisitos Melhorias em procedimento Consultoria em: Tributária (previdenciária) Processos de gestão Gerir mudanças Redefinição de procedimentos Monitoramento Registro de documentos Parametrização Controles de processo Ferramenta de Auditoria/integridade Redefinição de fluxos funcionais Proposição de melhorias em sistemas Validação junto às áreas envolvidas Validação Treinamento Medição de resultado

5 Silos de rigidez, muitos centros de responsabilidades
Revisão de Processos II Fórum Nacional do SPED Empresa simples Empresa complexa Silos de rigidez, muitos centros de responsabilidades

6 Transparência das informações
II Fórum Nacional do SPED A empresa é uma unidade. Construção de uma visão de gestão integrada que perpasse os diversos processos de negócio Ponto de alerta: Todo registro tem uma história, que se define desde o nascimento do negócio a ele associado. Todo registro define a história dos processos subsequentes A história dos registros são traduzidas nas obrigações que prestamos, especialmente no mundo digital. Gestão Tributária deve ser nos processos (matriz de responsabilidade) O controle por meio do monitoramento de indicadores e de regras em sistemas são essenciais para a gestão da melhoria contínua/aderência

7 II Fórum Nacional do SPED
e-social

8 Registro: Aspectos Operacionais
II Fórum Nacional do SPED Processos de Saída: Soluções de Nota Fiscal Eletrônica – integração com clientes Parametrização de sistemas de formação de preços Adequação do sistema de automação de entregas, alinhado aos novos requisitos; Central de monitoramento de contingência, 24 horas . Integração com a cadeia (clientes) Processos de Entrada Solução de registros de documentos Garantia de recebimento dos arquivos .XML (créditos fiscais) Racionalização dos processos Centralização de atividades – customização e controle Central de monitoramento de registros. Integração com a cadeia (fornecedores)

9 Visão Fiscal Integrada dos Cadastros
II Fórum Nacional do SPED Visão Fiscal Integrada dos Cadastros Gestão da Contratação Análise Fiscal Fiscaliz. Contrato Registro Gestão dos Registros Doc. Integrid. Inform. Conform legal Cadastros Escrita Fiscal Fornecedores Regras Fiscais Serviços Clientes Produtos Gestão da Trib. Preços Análise Legisl. Tribut. e Preços Registro Regras Faturamentos Ordem Venda Emissão da NF Prog. Carreg.

10 Auditoria de obrigações
II Fórum Nacional do SPED Ambiente Organizacional ... Corporativa Planej. Jurid. RH Ambiente dos Processos de Negócio P.1 P.2 P.3 P.6 P.4z P.4x P.4y P.3a P.7 P.8 P.3b P.10 P.11 P.09 P.3c P.12 P.13 P.14 KPI Indicador 01 Indicador 03 Indicador 02 Indicador 04 Indicador 05 Orquestração por BPM e BRM - nível de evento Ambiente dos Sistemas Controle pré-transacional SEFAZ SERPRO RFB Base Corporativa ERP Obrigações

11 II Fórum Nacional do SPED
A adoção da obrigatoriedade do SPED teve forte impacto na gestão fiscal da BR, que não se restringiu à área tributária, mas também às diversas áreas de negócio. Se por um lado trouxe a necessidade de significativos investimentos em sistemas e de mão de obra especializada, também propiciou a centralização de processos e, consequentemente, redução de custos operacionais. Outra consequência foi a integração com fornecedores e clientes, também impactados pela nova obrigação, o que promoveu a melhoria na qualidades das informações e dos documentos fiscais.

12 E-mail: elias.junior@br.com.br Tel: 21 + 2354-1584 ou 9899-2163
Gerência de Administração e Planejamento Tributário Elias da Silva Júnior Tel: ou


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